A CONTA DO CHÁ EM NATAL - Quintal do Dalai

A CONTA DO CHÁ EM NATAL

  • por em 15 de abril de 2021

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

A autoestima restaurada pelo clássico não viajou inteira para o Rio Grande do Norte e sofremos muito pra ganhar do América de Natal. Incrível que os mesmos 11 jogadores que fizeram partida exemplar contra o Atlético, domingo, não tenham se encontrado ontem, no primeiro tempo. Um jogo morno, com poucos lances decisivos, que segundo Felipe Conceição foi influenciado pelo cansaço e pela viagem longa. Pode ser. Mas as substituições, que de novo demoraram muito, deram nova cara ao time.  Outra vez, destaque para Rômulo que, nos 20 ou 15 minutos finais que sempre lhe são reservados, contribui mais que outros atuando 90.

Precisa ser esclarecido o real estado físico do jogador, que estava parado há nove meses, para que se saibam quais as perspectivas de uma atuação de jogo inteiro.

Agora a Nação Azul espera testes com Stênio e Nonoca, completando-se, o mais rápido possível, o Cruzeiro-raiz que, na minha opinião, já tem assegurados: Fábio, Weverton, Ramon, Cáceres, Adriano, Airton, Sobis, Rômulo.

Quais os outros três você sugere?

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Henrique Rodrigues Nunes sugere coluna extra em dias de jogos como o de domingo, “assim não se perdem a emoção e o calor do momento”.  Mas, meu caro Henrique, a emoção é má conselheira. Aí, não se perderia mesmo aquele clima, porém tudo o mais também seria um bonde sem freio… multiplicando-se as chances de escrever o que não devia. Imagina, já tropeço mesmo em condições normais de tempo e temperatura…

2. Gustavo Bianchetti, graduado em racionalidade e escrita diplomática pelo Instituto Rio Branco, disseca o jogo, sem part pris e sintetiza, lembrando que “Em clássico tudo iguala quando a bola rola. Lá são 11 contra 11 e, geralmente, quem tem mais fome ganha. ”

É isto mesmo. Há inúmeros exemplos de derrotas do favorito.

Depois, com luvas de veludo, toca em ponto sensível às emoções esportivas: segundo os comentaristas de arbitragem, houve dois pênaltis não marcados, um para cada lado. Mas o que seria favorável ao Atlético ocorreu antes, aos 40 minutos do primeiro tempo. Aí, a imaginação voa: marcado o gol, o Cruzeiro seria desestabilizado? Poderia tomar o segundo?

Óbvio que as variantes são muitas, inclusive defesa de Fabio.

Gustavo Bianchetti atinge o ponto com bisturi robotizado:

“Tivemos lances que interfeririam no placar. Para os dois lados, mas em momentos e circunstâncias diferentes do jogo. ”

3. João De Deus Filho, nosso guru da racionalidade, confessando – “Quando o Galo me decepciona, eu ouço Beatles e fica tudo ótimo de novo. ”

Excelente terapia, meu caro João de Deus, mas não seria prudente ir se acostumando também com os Roling Stones e Michael Jackson, pra variar um pouco?

4. Juliano Damien defendendo tese corajosa: não há mais “zebra” no futebol. Prevalecem hoje valorização tática e estratégia, tornando o futebol um tanto quanto “científico” um tanto quanto “jogo de xadrez”.

Juliano, acho que é isto mesmo, mas em parte. Há mais fatores envolvidos. Como explicar, por exemplo, que esse mesmo time que deu nó tático no Atlético, fez aquela exibição horrorosa contra o Coimbra, no primeiro tempo? Os mesmos 11 jogadores!

5. Jamicel, com toda razão, lembrando que domingo pela manhã, quando todos os prognósticos indicavam goleada contra nós, cravou Cruzeiro 2 x 1, inspirado no Imponderável F.C. Abençoada coragem!

6. TV Cruzeiro – as filmagens do pré-jogo contra o Atlético são imperdíveis. Você, que é cruzeirense, tem o dever e o direito de assistir, para conhecer mais uma inacreditável página heroica, imortal. O Universo começa a conspirar a nosso favor, no restaurante da Toca – 2, durante o almoço com convidados especiais: Gomes, Wendel, Leandro Guerreiro e Careca. Para extrema felicidade nossa, cada um conseguiu, com palavras simples, atingir ponto vital. Por exemplo: Gomes recordou o histórico vitorioso do Cruzeiro, razão para se tornar lenda. Leandro Guerreiro, mostrando o escudo da camisa, conclamou: “joguem pelo que está na frente, que o que está atrás vai aparecer. ”

No trajeto para o estádio, a filmagem mostra o interior do ônibus e é de arrepiar: Sóbis e Airton assentados juntos…

No campo, momentos antes do jogo, Fabio reúne os companheiros, abraçados, e não fala, grita, arrancando emoções até do gramado. Suas palavras deram comovente moldura para a coluna de Gustavo Nolasco, ontem, no Estado de Minas. Leitura obrigatória.

A espetacular e histórica reportagem da TV Cruzeiro é valiosa pelo que exibiu e, também, pelo que não apareceu: focou apenas nos verdadeiros heróis, os jogadores e a comissão técnica. A diretoria, com louvável prudência, desta vez não roubou a cena. Parabéns!

7. Augusto, pessimista, não vê progressos no Cruzeiro e acha que o Atlético não irá muito longe. Ambos por ruindade explícita. Meu caro Augusto, desculpe-me, mas vou discordar. O Cruzeiro melhorou e não foi pouco. Enfrentou uma equipe normalmente integrante da lista dos cinco melhores brasileiros, fez marcação alta, anulou as principais jogadas do adversário, ganhou a maioria das divididas e mostrou um entrosamento até então não visto em campo.

8. Teobaldo, atleticano filiado à escola clássica da racionalidade, de João De Deus Filho, cumprimenta os cruzeirenses deste QUINTAL e recebe justo retorno, entre outros, de JCSR e Paulo Dias M Oliveira. Pouca coisa dá mais alegria aqui do que o reconhecimento de que somos adversários. Não inimigos.

9. Fabricio, Paulo Fialho e Daniel Alves Guimarães enfocando com propriedade o promissor momento de nosso time. Acho que, finalmente, estamos encontrando o caminho.

10. Galo Doido New York, nocauteado domingo à tarde, manteve 48 horas de ensurdecedor e preocupante silêncio. Reanimado, reapareceu neste QUINTAL, ainda longe de suas condições ideais: frases desconexas, misturando cachorro morto com Mãe Dinah, bêbado e o Papa João Paulo II.

Calma. Isto passa.

Sabendo a causa, a gente nem fica muito preocupado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Machado

Fábio, Weverton, Ramon, Cáceres, Adriano, Airton, Sobis, Rômulo… e Mateus Pereira! Ontem ele estava mal e o reserva era Ruschel, ou seja, ruim com ele, muito pior sem ele. Em relação ao Airton, ainda precisa ser melhor orientado e buscar mais o fundo, dar passes pra trás com qualidade, já que tem velocidade e habilidade pra chegar com a bola até lá.

JCSR

Bom dia! Como disse ontem mesmo valeu pela classificação e pelo prêmio em dinheiro. O 1º tempo foi difícil acompanhar. Não gostei do Marcinho (sonolento) e Aírton e Bruno Jose com muitos erros. Rômulo tem que ser titular desse time assim que tiver condições físicas ideais. Outra coisa que não entendo é a insistência com Jádson. Não é implicância, apenas avaliação de produção.

Rei Melo

Sr Dalai, eu sempre critiquei o grupo de jogadores, e ainda acho que muitos lá nem futebol sabem jogar. Jadson , leo , henrique , claudinho, mas como são protegidos do david e não sei como ainda ficam lá. Mas já começam a aparecer alguns bons jogadores que podem crescer muito se continuarem jogando. Adriano , matheus, o zagueiro. Eu acho que deveria dar uma oportunidade ao marco Antônio, antes do pessoal querer ficar livre dele, lembrando que se tem gente para ajudar tem tb um tanto para atrapalhar a começar pelo David e seus capangas e grande parte dos 400 passa fome.
E pelo amor de Deus….nunca escalar leo , henrique e Jadosn … fazendo isso ja melhora muito.
de 2019 basta o Fabio… è nítido que do grupo de 2019, os jogadores se uniram para botar o time onde esta, ou seja a saída desses já muda o ambiente…apesar da insistência de muitos.
Pelo menos vontade e disposição para atacar o time esta tendo, e parece que o tal manobol ja sumir de vez do clube… enquanto isso la no lado paraguaio de BH o cucabol , com seu chutão pra frente
e com o palhaço grande verde e bobo exigindo jogar as coisas parecem não encaixar… coitados da até dó kkkk

Galo Doido New York

Sugestões para a próxima coluna:

David vence Golias.

Ibis mineiro vence poderoso Atlético.

Tamanho não é documento.

Zebra foge do zoológico e aparece no Mineirao.

Mãe Dinah confirma: Faltam 99 anos para o FALIDAO DO BARRO PRETO ganhar outro RURALITO

Continuem comemorando a vitória de Domingo…Será a única alegria para o LPL (lado pobre da lagoa) este ano…

Em tempo: desculpem, pode comemorar o #trinab

Dcap

Boa tarde Cabulosos!

Acredito que os jogadores sentiram um pouco a parte física no jogo de ontem, pois correram muito no domingo e ainda teve a longa viagem até Natal. De toda forma, é notório que o time está encorpando taticamente, mas ainda assim precisamos de 3 jogadores para serem titulares (um lateral direito, um camisa 10 – que seja o Guzman – e um atacante de beirada). Vou entrar na onda também, os meus titulares são: Fábio, Mateus Pereira, Ramon, Weverton, Adriano ( joga muito), Romulo, Sobis e Airton.

Deixo a pergunta novamente: CADÊ O LUCAS VENTURA (NONOCA) PELO AMOR DE DEUS. Neres e Jadson ninguém merece.

Jamicel

Boa noite, Dalai!

Não consigo apontar três jogadores que seriam titulares absolutos, além daqueles citados por você. Portanto, a base vem mostrando bons frutos (Matheus Pereira, Thiago, Adriano, Ewerton…), ou seja, Nonoca, Stênio e Marco Antônio devem ser testados e talvez sejam os outros três desejados.

Como é bom ver nossa base brilhando de novo!

Cruzeiro, mais que nunca, sempre!

Rei Melo

Sr Dalai.. Lendo as noticias vinda do Cruzeiro após os dois últimos jogos as coisas la dento começaram a pipocar de novo.
O Tal Gaúcho….mais um vagabundo protegido da facção Criminosa que os conselheiros colocaram na direção do clube agora quer receber , além de roubar, agora quer receber o que não conseguiu levar….mas pelo visto ainda frequenta o clube como outros que ainda recebem para ficar la tumultuando. sempre protegido por grande parte dos 400 seres mais inúteis e sem vergonha da terra.
E apareceu mais um do grupinho da quadrilha do Kone marginal, do dede podre e companhia .
O tal EgidI.. que além de ser ruim demais é mal caráter como todos do grupo de 2109…TODOS.
POR ISSO ACREDITO ENQUANTO TIVER ALGUM DESTES VERMES LA DENTRO QUE PARTICIPARAM DO TIME, DA DIRETORIA. NADA VAI MUDAR.
ELEMENTOS COMO ESTES ATAPALHAM TUDO… COM CERTEZA POR TRAS DESTES CONTRATOS TEM DEDOS DE GENTE LA DE DENTRO ORIENTANDO…
o TIME TENTA RESPIRAR E LA DE DENTRO TEM GENTE QUERENDO DERRUBAR..
OU SEJA O CLUBE ´NÃO TEM COMANDO E SIM 400 INUTEIS QUE FUDERAM E CONTNUAM A FUDER O CLUBE PROTEGENDO EX JOGADRES E BANDIDOS INTERNOS.
NUMA BOA ESA GAUCHO TINHA QUE TOMAR UMA …….. BEM DADA…

Eduardo galão da massa

Bom dia senhores!

O que eu mais gosto do Dalai é que ele é um sujeito que sempre enxerga o copo meio cheio.
Viu evolução, entrosamento, enfim… mas até entendo, porque a pessoa precisa se apegar a alguma coisa né. Senão vira desespero.

E até mesmo, por objetivo desta coluna, se só falar mau, chega uma hora que a galera não vem aqui ler absolutamente nada. Imagina, pandemia, lockdown, aumento absurdo dos preços, desemprego, situação política do nosso país indo de mau a pior.. Essa coluna precisa ser um sopro de esperança e de positividade nos corações já combalidos das raposinhas.

Com a diretoria iludindo os colegas leitores ainda, se enchem de esperança, falando em DNA, história.. até no discurso inflamado do Fábio (que não demora aposentar) e do Rafael Sóbis (só o cruzeiro que não) estão se apegando.. estão comemorando até discurso agora, vejam isso.

Mas a parte engraçada mesmo, foi ver a alegria dos meus amigos comemorando vitória no clássico. Pra quem, há pouquíssimo tempo, zoava dizendo que o Galo comemora vitória em clássico e que o Rural não vale nada… a explosão de felicidade por uma vitória magra num clássico que pouco valeu, foi bem acentuada, certo?

Mas é como diria um amigo meu, mago, bruxo, um desses extraterrestes da bola, que fazem mágica…

–> Quando tá valendo… tá valendo…

ps.: Com as contratações atuais, a conta tá aumentando hein… investimentos sendo feitos pra quem não tá pagando salário???