DOMINGO É UM CACHORRO ESCONDIDO EMBAIXO DA CAMA - Quintal do Dalai

DOMINGO É UM CACHORRO ESCONDIDO EMBAIXO DA CAMA

  • por em 7 de abril de 2025

Lucas Bubols / Cruzeiro / Flickr

(Por Fernando Rocha)

A frase do poeta gaúcho Mário Quintana serve bem pra ilustrar o desencanto cruzeirense. Uma partida entre Inter e Cruzeiro é sempre um encontro de muita expectativa e muito equilíbrio.

Há vinte anos esse confronto não terminava com um placar de três gols de diferença. Mas a grande diferença do jogo de ontem foi um golpe baixo da arbitragem que liquidou com esquema tático cruzeirense. Marcelo de Lima Henrique, árbitro de campo e Daiane Muniz no VAR anularam corretamente o que seria o primeiro gol do cruzeiro por volta dos sete minutos.

Pouco tempo depois os dois árbitros iriam protagonizar uma cena de almanaque quando se fala da incompetência da arbitragem Brasileira. Particularmente não acho que seja alguma perseguição orquestrada contra um time de investimento milionário como o nosso. Acho que é falta de perícia e atenção. Ou seja: é incompetência mesmo.

Vamos aguardar o diálogo entre o Marcelo de Lima Henrique no campo e Daiane Muniz na cabine do VAR. O que teriam dito sobre o lance que causou a expulsão do nosso zagueiro? Por que o lance não foi conferido pelo árbitro ? Por que só os dois não tiveram dúvida? Será que não era importante rever o lance no detalhe e observar que talvez nem tenha sido falta? Sobram perguntas mas para os dois não havia dúvida.

A expulsão de Jonathan Jesus abriu caminho para a festa colorada que comemorava os 56 anos do estádio Beira Rio. Poderia ser um jogo mais equilibrado. Era pra ser um teste de fogo para a equipe de Leonardo Jardim que ainda não tem uma característica bem definida. A derrota de ontem nas circunstâncias em que aconteceu dificulta uma análise mais ampla do trabalho feito até aqui. Mas não impede algumas reflexões e muitas perguntas ainda sem respostas já que nem o técnico nem os jogadores deram entrevistas depois do jogo.

É a sexta partida do português e tomamos gol em todas elas. A nossa zaga é um ponto muito sensível em uma temporada tão longa. Fabrício Bruno se desdobra como pode mas o que fazer quando temos Gamarra em campo? Depois da expulsão a escolha por desfalcar o meio campo e não ataque abriu caminho pro Inter dominar a partida e construir o placar. Com a lesão de João Marcelo ficamos muito prejudicados mas não seria hora de alguém da base pra ajudar? Gostaria de ver o jovem Bruno Alves ter uma chance.

Temos agora uma semana curta pra resolver problemas. Quarta feira já tem jogo no mineirão pela sul-americana contra o Mushuc Runa do Equador e depois tem o São Paulo no Morumbi. A vida corre depressa. Não há muito mais o que falar.

Eu pessoalmente depois do segundo gol já estava pensando em desligar a televisão e ir dormir tal qual a frase de Mário Quintana mas fui convocado pelo titular desse QUINTAL pra assumir a crônica desta segunda por questões técnicas. Claro que eu reclamei, mas pedido de pai se atende com o coração.

Aqui no domingo frio de São Paulo, esperava um resultado muito melhor. Mas tenho também a esperança azul de dias melhores. Tem muita água ainda pra passar debaixo dessa ponte.

Pra terminar um aviso que o BATE PAPO vai ser publicado pelo titular do quintal na próxima quinta-feira. Me despeço da forma que comecei com o auxílio luxuoso do gaúcho Mário Quintana.

GARIMPO

“A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª feira…
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente…
e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.”

(Mario Quintana)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fala Sério!

BBBom dia, bbbruzeirenses!!!

E eu antes de mais nada, já vou logo desejando uma bbboa SEGUNDA para vocês!!!

E vou começar com um conselho para o amigo virtual Dalai: não leve futebol muito a sério! Ele é ótimo como diversão, para zoação e alegria. Mas se começar a fazer mal, melhor dar um tempo mesmo.

E eu gostei do tom do Fernando Rocha. Ele tem dúvidas. E porque tem dúvidas, questiona as ‘certezas’ do árbitro e do VAR. Bem ao contrário do Pedrinho e do Mattos que só têm certezas. E por isso mesmo despejam impropérios sobre a arbitragem.

Não sei se os árbitros tinham tanta certeza assim. Ocorre que a eles cabe uma decisão. E se o lance é ‘polêmico’, polêmica será qualquer decisão. Alguém sempre vai ficar insatisfeito.

Ah, mas por que então não foi ao VAR? Na ânsia da crítica libertadora, o argumento costuma ser raso e, em geral, direcionado erradamente. O árbitro não foi ao VAR porque não foi chamado. E não foi chamado porque o protocolo assim determina. O VAR, pelo protocolo, não se presta a uma reinterpretação da jogada. A uma segunda opinião. Se detectado erro de fato, o árbitro é chamado para rever sua decisão. Se é questão de interpretação, vale a decisão de campo. Mesmo que o árbitro do VAR tenha outra opinião. Simples assim.

Ocorre que os críticos do VAR reclamavam de sua invasão ao jogo, da sua constante tentativa de mudar decisão do campo. Reclamavam do tempo que se demora para decidir. Então o protocolo veio para atender aos que reclamam do VAR. Que agora reclamam porque o VAR não é acionado. Ou seja, não tem solução.

Mas o árbitro tem que tomar uma decisão. E são sim muitas perguntas. Por que um jogador que entra sozinho na área vai simular uma falta (fora da área) ao invés de concluir a jogada? Para cavar uma falta (não um pênalti)? Para cavar uma expulsão? Então por que, se queria cavar, ainda assim tenta continuar na jogada? Mesmo caído tenta concluir? Será que as duas mãos do adversário nas suas costas o desequilibraram? Será? Sim, as dúvidas são muitas. E a decisão do árbitro, qualquer uma, seria contestada por um lado ou outro. Mas uma coisa me chamou a atenção. O time inteiro do BBBruzeiro reclamou. Todos menos um. O Jonathas assistia a tudo sem nenhuma reação de inconformismo. Muitas dúvidas. Menos do árbitro, do VAR e do Jonathas. Esses tinham certeza do que aconteceu.

Mas agora chega, né? Vamos Falar Sério!

Tudo que aconteceu foi culpa da Federação Gaúcha de Futebol. Do Var de Curitiba. Do árbitro caseiro. Todos, provavelmente comprados pela FMF só para ajudar o Galo… ops…

E, noves fora, eu acho que foi uma derrota injusta. O time vinha bem. Até os 20 minutos de jogo já tinha passado umas três vezes do meio de campo! Aí vem esse árbitro da FMF, ops, da FGF, esse VAR que se não for de Curitiba, deveria ser, e estragam tudo. Só por causa de uma empurradinha de nada nas costas do cara que ia fazer o gol? Queria o quê? Que deixasse fazer o gol? Que absurdo! Vamos pedir árbitros de fora! Que venham árbitros europeus!

Bom, como eu disse antes aqui, na semana passada fui ‘obrigado’ a assistir ao jogo do BBBruzeiro contra o último colocado do campeonato argentino pela Sula. Gostei do que vi. Tanto que repeti a dose ontem. Porque se o Galo vem decepcionando, o BBBruzeiro, esse não decepciona nunca! Era alegria na certa.

E agora vamos falar do tal ‘investimento milionário’ do BBBruzeiro. Gostei do desempenho do GabiSóDePênalti. Fiquei particularmente impressionado com seu domínio de bola, precisão nos passes e finalização. Não entendi porque saiu. Estava muito bem.

Outro também que foi muito bem foi o Gamarra fake. Grandes jogadas, mas a marcação dele no último gol do Inter foi bacana demais. Jogador que tem futuro. Precisa deixar jogar mais.

Dudu, o escoteiro, um jogador bonzinho como sempre. Menino bem comportado. William oscila pouco. Sempre mal. O Marlon, infelizmente entrou tarde e não deu tempo para uma entregadazinha básica. Uma pena. Mas por falar em entrega, fundamento que o Léo Garden vem treinando, e o Cássio, hein? Duas bolas debaixo dele. O Garden deve estar orgulhoso!

Mas o fato é que se no 11×11 o Inter já estava sobrando, no 11×10 então o time deitou! Literalmente! Fez gol até deitado! Mas aí o árbitro disse que já era humilhação demais e anulou o gol. O segundo tempo foi um jogo-treino legal. O Inter tirou o pé, já pensando no próximo jogo, e o BBBruzeiro escapou de uma goleada histórica.

Mas o BBBruzeiro é um time de sorte. Tinha caixa para perder de 3, 4 ou mais no 11×11. Sobraria só humilhação. Mas aí o árbitro aplica corretamente a regra e o time que com 11 já é muito ruim, fica com dez. Pronto! A desculpa veio de bandeja! A explicação para a derrota já estava pronta! A dupla Pedrinho & Mattos passou a ter uma justificativa para o resultado que não passava pela ruindade do time.

Igualzinho no campeonato mineiro. Não era porque o time era muito ruim. Era porque ‘forças poderosas’ vindas da FMF não deixavam os pobres coitados vencerem. Alguém quer apostar que o Mattos vai lá na CBF fazer o mesmo teatrinho que fez na FMF?

Enquanto a torcida continuar comprando essa ideia tola de ‘injustiça’ os trapalhões estarão a salvo. E quando não tiver colando mais, sempre tem um treinador para levar a culpa. Porque o elenco é ótimo. Está cheio de crack, trazidos a preço de ouro. Só o GabiSemGol ganha $3 milhões por mês. E o treinador ainda tira o pobre coitado que assim não consegue mesmo fazer gol. Culpa de quem? Do Garden! Pronto! E assim, vão engambelando a torcida vaidosa.

Pois eu continuo achando que precisa encorpar esse elenco. Outros $500 milhões e dava para trazer outro Gabi, outro escoteiro, outro Gamarra, outro Willians, mais um Wallace, além de outro Matheus Pereira para receber sem jogar. Tem tudo para dar serto!!!!

Mas tem que investir. Alô Pedrinho! Alô Mattos! Parem com esse chororô que já tá ficando feio e vão às compras! Tá cheio de jogador de grife sem contrato ou encostado por aí! Só procurar que acha! E o Mattos é especialista nisso! Vamos logo porque o Garden ainda não descobriu a fórmula de fazer água virar vinho. E esse vinagre aí tá difícil de engolir!

Por mais Gabis, por mais escoteiros, por mais Gamarras!! Queremos alegria! Abre a carteira, Pedrinho! Vai trabalhar, Mattos!!!

Paulo Rocha

Engraçado, vc é Cruzeirense? Pq não fala do jogo daquele galinho sem esporas? Medo de alguém retrucar sa barbaridades da arbitragem que tanto ajudaram seu timinho contra o São Paulo? Não entendendo esses galináceos, só falam do Cruzeiro. Tá certo! Não tem mesmo que falar desse galinho sem esporas. Nada de novo no front, não é mesmo? Bom dia…

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

Calma, torcedor!

Marcos Mineiro

Senhor Fernando, na verdade, ontem foi um dia propício às reflexões. E não só no futebol. Mas, por enquanto, fico por aqui. Marcelo Lima Henrique, desde 2013, vem prejudicando o Cruzeiro em todos os jogos em que atua. Aliás, não é só ele. Há muito mais coisas entre o céu e a terra, que nossa vã filosofia não consegue explicar: no jogo do Palmeiras, um pênalti tirado da cartola; no jogo do Mineirão, uma expulsão do atacante do São Paulo foi uma vergonha! Ah! mais houve outra, também! alguémm poderá dizer. Mas foi apenas no último minuto…. Mas, quanto ao Cruzeiro, enquanto nossos dirigentes continuarem a ficar apenas falando, reclamando e mandando cartinhas inócuas, essas coisas continuarão como sempre. Há que vetar definitivamdente juízes desonestos, ainda que com o risco de não termos quem arbitre os jogos. Essas coisas não acontecem com o Flamengo, Palmeiras, Atlético. Em Minas, Cruzeiro e América estão sempre vendo isso acontecer. Com os juízes não acontecerá nada: com o Cruzeiro, o prejuízo é real e irrecuperável. Entre os comentários que virão, certamente serei, como sempre, ironizado e criticado: e então há que perguntar: POR QUE NO BRASIL, HOJE, É TÃO DIFÍCIL SER HONESTO? Na verdade,, não temos um grande time e uma gestão competente mas, poderíamos, pelo menos, cultivar um pouco o respeito, a ética e os bons princípios morais.

Augusto

E prepara que em 2026 tem mais.
Chora, mas não vou ligar.
Bozo nunca mais!

MarcelinhoMineiro

Chora bebê!!! Afinal, hoje é SEGUNDA!!!

Paulo Rocha

Esse segunda me lembra 2006…kkkkkk

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

Calma, torcedor, você está descontrolado!

Barriga dágua

O que dizer do Gol do Gremio contra o Galo, em que o atacante levanta demais o pé, no inicio da jogada ? Foi sem querer ? Mas sem querer também é falta…..
Acha que só vcs são vítimas ?????????

MarcelinhoMineiro

Kkkkkkk, e o chororô??
Aqui se faz, aqui se paga!!!
Chora, não vou ligar……..
Alguém avisa ao dono da mercearia que tem um cachorro escondido no quarto. Kkkkkkkkkkkkk

Guilherme Diniz
ivan Junior

“BBBom dia!!!”
Pessoa educada cumprimentando um sofredor do CSA/MG

“VAI TOMAR NO CU!!!”
Sofredor do CSA/MG imitando o véio desbocado do You Tube

ivan Junior

Meus palpites para a via crucis do time do mercadinho dado na semana passada:

Dia 6 – Internacional, em Porto Alegre – DERROTA – Palpite acertado.

Dia 9 – Mushuc Runa – EQU – Mineirão – EMPATE

Dia 13 – São Paulo – Morumbi – DERROTA

Dia 17 – Bahia – Mineirão – DERROTA

Dia 20 – Bragantino – em Bragança – DERROTA

Dia 24 – Palestino – Chile – DERROTA

Dia 27 – Vasco – em Uberlândia – DERROTA

“PERDEU!!”
Meme utilizado para candidatos derrotados sendo muito usado para o CSA/MG desde 2019

Paulo Rocha

Não vai colocar os resultados do seu timinho sem esporas? Tá com medo? Até agora ganharam quantos? Que eu saiba já são 4 jogos sem vitória, com duas derrotas. Aliás, se não é o arbitro, de novo, protegendo o Lyanco, seria pau na certa contra o SP, não é mesmo?

ROBERTO CARDOSO DE SOUSA

Assim não dá! Alguém, por favor, traga o rivotril para mim… quer dizer, pra ele.