RESPEITEM ESTE DIA! - Quintal do Dalai

 RESPEITEM ESTE DIA!

  • por em 2 de janeiro de 2023

2 de janeiro de 1921. Há exatos 102 anos, nascia em Belo Horizonte um Clube de futebol condenado a brilhar. No batismo, Palestra Itália. Depois, troca forçada de nome e símbolo, pela tragédia da Segunda Guerra Mundial. Foi quando a inspiração divina costurou a nova camisa com um pedaço do céu. Dessa raríssima conspiração do Universo, surgiu a camisa mais bonita do mundo.

Sob este manto, dirigentes capazes formaram equipes geniais, viciadas em títulos e troféus. Na década de 60, dividindo com a era de ouro de Pelé no Santos, o Cruzeiro foi reconhecido como um dos três maiores times do mundo. Nas Américas, “La Bestia”, nos campos nacionais atração festejada como circo no interior: sucesso de bilheteria e de apresentação.

A sorte de ter bons condutores garantiu a hegemonia em Minas e um punhado de títulos espetaculares por décadas. Dentre eles, tetra campeão brasileiro, hexa campeão da Copa do Brasil, bi campeão da Libertadores e, por duas vezes, vice campeão do mundo. Era como uma corrida de revezamento com bastão entregue sempre em vantagem ao sucessor. Foi assim até uns anos atrás, quando se avizinhava o centenário. Malditos cupins corroeram a estrutura do Clube, retirando-o da Primeira Divisão. Tantos foram os delitos “hediondos” cometidos que só uma queda para a B, era pouca punição. E o Imponderável F.C., como castigo, mandou uma pandemia mundial que segurou o time por mais dois anos seguidos na divisão de baixo. Vergonha nunca sofrida por qualquer outro grande brasileiro. Assim, o cruzeirense habituou-se a grandes glorias e grandes tragédias. Nada conosco é pequeno, usual, comum. É tudo ou nada. É pico de montanha ou profundeza de caverna. O sofrimento ensina mais que a glória. Na dor, estamos reaprendendo. Vamos ressurgir.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Um abraço em você que reservou um tempinho pra visitar e participar deste QUINTAL ecumênico. Apoiando ou marretando. Obrigado, amigo.

Sob as bençãos de Deus, saúde, paz, sucesso, alegria, junto às pessoas que lhe são caras. São os meus votos ex-cordi.

E receba um abraço de machucar o peito.

2. Paulo Augusto, sem dó nem piedade, crava sua previsão de Ano Novo para o Atlético:

“… Não existe almoço grátis e o mundo está girando. Quero ver quando divulgarem o balanço de 2022, sem Shopping, com estádio penhorado e discurso de contenção por responsabilidade”.

Paulo, você tem razão. Os atleticanos acham que o bolso dos 4 Rs não tem fundo. Mas tem.

3. João de Deus Filho, nosso Guru da Racionalidade, abusou do Almaviva na Ceia de Natal e cometeu rara imprudência: naquele estado em que chamamos urubu de meu louro, entrou no Bate Papo no Quintal e passou a fazer comparações entre o 9×2 e o 6×1:

“… seria o mesmo que tentar comparar Pelé com Messi nos dias atuais. O futebol que se jogava nos anos 60 e 70 era totalmente diferente do que se pratica hoje, principalmente pela condição física dos atletas (…) Então eu digo ao sr. Dalai que os 2 resultados têm valor e importância iguais. Não é a sua avaliação que dá peso aos jogos. Vamos ser honestos na avaliação.”

Desta vez, o meu caro Guru viajou na maionese no embalo daquele bom chileno. É mesmo abissal a diferença técnica, fisiológica e de material como bola, chuteiras e uniformes, de 1927 para 2011. Mas isto não tem nada a ver com a comparação que realmente importa: um jogo era de festa entre compadres, valia mais pra tirar do América o título de melhor ataque. O outro era de vida ou morte.

4. Pelé – Nos tempos de infanto-juvenil (hoje sub 12 e etc), o blogueiro jogava em times da Vila Canadá (atrás do Hospital Belo Horizonte), modéstia à parte dominando o meio de campo com a camisa 5. Na ponta direita um moleque endiabrado, driblador, magrinho, chamado Raul. O tempo passou. Em lamentável injustiça, o fenomenal camisa 5 não foi reconhecido em nenhuma “peneira”. Com o magricela Raul foi diferente. Cresceu, encorpou-se, mudou de posição, tornando-se o zagueirão Raul Fernandes, que brilhou no Cruzeiro e no Atlético. Ouvi dele esta história sobre Pelé: era um amistoso contra o Santos, ele marcando o gênio como carrapato, corpo a corpo porque predominava a tese de que era “suicídio” deixar Pelé dominar a bola. Raul notou desde logo que Pelé mancava, com extrema dificuldade pra andar. Ele passou a reclamar de ter vindo jogar naquele amistoso, que não acrescentava nada e interrompia o seu tratamento na fisioterapia do Santos, onde usava muletas, etc, etc. Mal podia firmar a perna direita, etc, etc, etc… Raul, humano, sem perceber relaxou a vigilância… De repente, um lançamento em profundidade… como um foguete Pelé partiu com larga vantagem em direção à bola, dominou, avançou e fez o gol da vitória.

5. Piores de 2022 A turma de esporte da Radio Itatiaia elegeu informalmente, quinta-feira, as piores contratações de Cruzeiro e Atlético no ano passado. Grande concorrência de um lado e do outro. Dos nossos, ganhou a dupla Chay e Pedro Castro que havia brilhado no Botafogo e decepcionou aqui. No Atlético, Junior Alonso, Fabio Gomes e Cuca venceram fácil.

6. Augusto abre texto em alto estilo, coisa pra virar quadro na parede:

“Pessoal querido deste espaço:

Que 2023 nos faça calçar as sandálias da humildade e não querer ser mais do que somos, e que enxerguemos a realidade para todo o sempre. Amém!”

Depois avacalha tudo, pega as mesmas bandeiras, rotas e esgarçadas do grupo kamikaze atleticano, os 9 x 2, o TrinaB, e começa a pincelar o quadro alucinógeno do “sucesso” do Atlético e do “fracasso” do Cruzeiro. Meu caro Augusto, apague sua mensagem após o Amém e terá nota 10!

7. Roberto Grintaci estreia no QUINTAL, bisturi na mão, pra cutucar nervo de dente exposto de atleticano:

“Eu admiro muito a resiliência atleticana. Passamos três anos na B pareceu três séculos. Imagino os coitados, 50 anos sem título!”

Talvez um uppercut de Mike Tyson doesse menos.

8. JCSR, crudelíssimo, joga a pá de cal na “resiliência” atleticana:

“Estava vendo há pouco uma relação dos maiores campeões do Brasil, regionais e nacionais. Vejam que interessante:

ESTADUAL: ABC/RN, Bahia, Payssandu;

BRASILEIRÃO: Palmeiras, Santos, Flamengo;

COPA DO BRASIL: Cruzeiro, Grêmio, Flamengo;

LIBERTADORES: São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Grêmio.

E então, meus caros amigos atleticanos, vão tomar esta pancada de Réveillon aqui mesmo ou querem que embrulhe?

9. Paulo Augusto/2 – volta pra colocar ordem na casa, porque atleticanos estavam organizando passeata na Savassi pra comemorar o não retorno de Romero:

“… acredita que estamos preocupados com Romero? Quando vi leilão surgindo, a primeira coisa que pensei foi: Esquece… É hora de reestruturar a casa e não ficar entrando em leilão. Também, Pero não é lá essas coisas e precisamos no momento é sanear as contas. Visão a longo prazo.”

O nome disto é maturidade. Bom saber que as pessoas que hoje conduzem o Cruzeiro pensam assim. No lado oposto está o que o Grêmio faz com Luizito Soares. Posso até queimar a língua, mas achei uma insanidade.

10. Paulo Medeiros lança uma boa ideia, considerando-se que sem qualquer contestação, Pelé é considerado no mundo inteiro o maior jogador de futebol de todos os tempos: que se aposente no Brasil a camisa 10. Eu apoio. Já o xará Paulo Augusto discorda porque seria “um esquecimento do Rei”. Tema para debates.

11. Ainda Pelé – Nossa eliminação na Copa do Catar rendeu boa piada envolvendo o Rei. No Hospital Albert Einstein, foi perguntado quanto seria um jogo entre a seleção de 70 e a Croácia que acabara de eliminar o Brasil.

– 2 x 1 para o Brasil, respondeu um cauteloso Pelé;

– Só isto? Como assim, com aquele timaço que a gente tinha em 70?

– Sim, mas já perdemos 3 deles e eu mesmo, neste estado, nem sei se aguentaria os dois tempos…

GARIMPO

“Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola. Até a bola do jogo pedia autógrafo a Pelé”.

(Armando Nogueira)

“Após o quinto gol, eu queria era aplaudi-lo”.

(Sigge Parling – zagueiro sueco encarregado de marcar Pelé na final da Copa de 58)

“Quando quero me sentir orgulhoso e importante, falo que joguei com Pelé.”

(Tostão)

“Espero que quando eu for para o céu, Deus me receba da mesma forma que todo mundo me recebe aqui.”

(Pelé, homenageado ao completar 80 anos).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
41 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Teobaldo

Pelé… quatro letras foram juntadas adjetivou-se para perfeição. Dizer mais o que?

Marcelo

A inveja de Dalai e demais simpatizantes “mariienses “ em relação aos 4Rs é de dar dó!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sofre mariada, sofre!

Augusto

Só as Codornas de Minas em seus delírios mais profundos acha que cruzeirense tem inveja dos pateticanos!

NADA PODE SER MENOR!

Marcelo

Gabyzinha mamadeira

Augusto

Meu prezado Dalai, Feliz 2023 com muita paz e saúde pra você e família.
Mas uma coisa não consegui entender uma parte de seu texto de hoje :
“A sorte de ter bons condutores garantiu a hegemonia em Minas ”
É mesmo ? a hegemonia em Minas é do CSA?
Não sabia……
Os números mais uma vez te desmentem : Quem tem mais títulos rurais ? Quem tem mais vitórias no confronto direto?
Já entendi, você queria dizer hegemonia em Minas em relação ao América.
Tá perdoado!

Eduardo Silva

Isto devia se chamar Quintal do GAGÁ kkk

Augusto

Fake com o toba ensanguentado!

ANTÔNIO CAMPOS DOS SANTOS

Aniversário das smurfets e esse senhor gagá só fala do Galo kkkkkkkk, o paixão recolhida. kkkkk

Augusto

O blog é de esportes e a Franga passa recibo de magoado?

Gagá está o toba dessa galinha fake!

GaloNaCabeca

“Respeitem este dia!”
No dia comemorativo da fundação do clube, o cruzeirense se dirige aos outros, Nós, do Galo, claro… Vivem em função de nós. Não têm vida própria. Não têm alma. Têm títulos. Seis copas do brasil, quatro brasileiros, duas libertas… kkkkk
No dia 25 de março qualquer Atleticano irá se expressar mais ou menos assim: “Hoje é o Dia Eterno. Feriado cósmico. ”
Será uma conversa entre nós, uma fala de um preto para um branco, de um branco para um preto.
A diferença é abissal.

Augusto

Franga assinando recibo em blog de cruzeirense mostra o quanto é pequeno!

Cisca mais que jogamos milho:

Prrruuu tii tiii tiiii

Dudu come Merda

É Augusto, é Eduardo Silva, é Paulo Augusto, é Gabixa, é tanto Fake que já perdi a conta kkkk Mas não deixa de ser um comedor de merda esquizofrênico kkkkk Daqui a pouco o demente começa a trocar ideia com ele mesmo kkkk a fim de mostrar que suas opiniões idiotas tem valor kkkkkk Maria sendo Maria, Coprófago sendo Coprófago kkkkk

Augusto

O blog é de esportes, fala sobre o Cruzeiro e essa franga animal só sabe escrever isso?

Muda ondiwxo, animal!

Nem sabe escrever esse animal e fica se passando por engraçado?

Todo dia chamando atenção de homem, franguinha cadela!

Dudu come Merda

Mudar o que? Desculpe professor, mas esta palavra que você digitou não existe em meu dicionário kkkkkkkkk come merda tá engasgando nas palavras.

Eduardo Silva

Augusto, meu orifício circular corrugado localizado na parte ínfero-lombar da região glútea está queimando, me contaram que vc já teve este problema é resolveu facilmente. Me de a receita por favor!!!!

Marcelo

Gabyzinha mamadeira

Eduardo Silva

Parabéns ao maior freguês de Minas!

Augusto

Franga fake!

Parabéns a sua mãe que te pariu, quero dizer, te cagou!

A cadela de sua mãe tá na zona e você aqui defecando pelo toba!

Eduardo Silva

Melhor defecar pelo TOBA do que pela boca kkkk NO meu TOBA só sai, no seu….hummmm!!!!!!!

David

Vila Canadá é no Brasil?

João de Deus Filho

Boa noite a todos.
Em primeiro lugar, parabenizar o aniversariante do dia.
Que teve o privilégio de comemorar seu centenário na segunda divisão.
Mas, não podemos deixar de reconhecer o seu valor.
Valor esse que já foi comentado pelo sr. Dalai e eu não discordo das glórias que ele se gaba.
Porém a vida tem ciclos e o ciclo atual do Cruzeiro não tem nada a ver com esse período de glórias.
E eu acredito que as próximas gerações não terão a felicidade de ver o time conquistar títulos como fazia no passado.
Já o ciclo do Galo também mudou e não custa nada lembrar que estamos no início do nosso ciclo de conquistas. 2021 foi vitorioso e 2022 “ SÓ” vieram 2 títulos, o que, convenhamos é muito pouco.
Porém estamos nos preparando prá trazer mais alegrias pro torcedor atleticano.
Quanto aos comentários do Paulo Augusto, não deve nem ser levado a sério. Ele tá é zoando.
Eu só informaria a ele que gostaria de saber qual estádio está penhorado?
E também lembraria a ele que a nossa SAF está prá ser fechada e, prá quem se vendeu por 400 dinheiros (ou milhões, se preferir) vc talvez vá se surpreender com o valor que vai ser divulgado da SAF do Galo. A negociação deve ser fechada em fevereiro, e os valores devem girar por volta de 1 bilhão, por 50,1% do clube.
Um detalhe muito interessante: diferente do Cruzeiro que entrou naquela negociação de suas dívidas e que devem ser pagas à partir desse início de ano, sem poder atrasar, porque as punições serão pesadas, o Galo pretende pagar toda a dívida com o valor recebido da SAF e ficar sem dever nada a ninguém. Possivelmente só não será pago o valor devido ao Profut, que já está negociado, a longo prazo e com juros baixos.
Quanto ao Shopping, não faz falta nenhuma. Nenhum atleticano torce pro Shopping. E, se perdemos um patrimônio valioso, estamos concluindo outro que valerá mais de 1 bilhão, na sua inauguração. Tá ruim não.
E esse patrimônio pode entrar na SAF. Mas, aí, os valores mudariam prá 2 bilhões. E se quiserem o melhor CT das Américas, 2,3 bilhões.
Mas, é isso aí. O decorrer do ano vai mostrar o que cada torcida pode esperar de seu time.
Uns vão lutar por títulos. Outros vão brigar prá não cair de novo.
Aproveito prá desejar ao sr Dalai e a todos os torcedores de Minas, que o ano de 2023 seja um ano de paz.
O futebol é prá nos trazer alegria e distração, nos fazer rir, chorar.
O Galo precisa do Cruzeiro, precisa do América.
Que as brigas (no bom sentido) fiquem apenas dentro das 4 linhas.
Um abraço a todos.

Eduardo Silva

PRONTO!

Será que temos um vidente, tarólogo, cigano, especulador ou somente mais um magoado patético aqui no blog?

As previsões do Cruzeiro:

.as próximas gerações não irão comemorar mais titulos;
.vai brigar para não cair de novo;

As previsões das Codornas de Minas:

.estão no início do ciclo de conquistas… (depois de mais de 110 anos???);
.a SAF do Asa vai ser fechada em fevereiro por 1 bi….(SE o Kallil deixar!);
.vai pagar todas as suas dívidas…(sei…);
.O shopping não faz falta…(sempre encheram a boca pra falar que o shopping era a redenção financeira do clube!);
.ESTAMOS construindo um estádio que valerá 1 bi e o melhor CT das Américas…(Eu conto ou alguém conta?)

Mas v6oc1e representa bem essa torcida, acha que o clube tem alguma importância e grandeza, tem uma inveja e mágoa danada do Cruzeiro, um amor platônico pelo Flamengo, mania de perseguição pelos árbitros, cbf, Globo, Nasa, SLU e o mundo inteiro conspira pelo fracasso desse grande e invejaso clube de Vespasiano!

Resumindo: come angu e arrota peru a vida inteira!

Volte sempre ao blog cruzeirense para nos divertir com suas lorotas.

Feliz ano novo!

Eduardo Silva

*invejado.

Fábio Sousa

“Existe um GRANDE clube na cidade, que mora dentro do meu CORAÇÃO.
CRUZEIRO, CRUZEIRO QUERIDO”…

Eduardo Silva

A parte que mais amo no nosso hino é a parte da viadagem, ops a parte da vaidade. Eu vivo cheio de vaidade, tô até o rabo lotado de vaidade!

Augusto

A mãe do fake tá na zona trabalhando e a franguinha tá aqui com a cloaca ardendo.

Pai não tem porque puta nem sabe quem é o pai de seus filhos.

Eduardo Silva

Maria como conhece minha história! Mamãe era dadeira na guaicurus, papai virou viado devido a decepção quando descobriu a situação de mamãe. Eu torço pro crucru pq segui a viadagem de papai e time fresco por aqui só tem um. Somos todos Marias vaidosas, vai crucru!

Eduardo Silva

Acho que este Augusto não é o Dudu não, o Dudu come Caca e’ culto, este Augusto e’ Analfa, ninguém entende o que ele escreve kkkkkk Maria Analfa kkkk

Augusto

Já foi pra escola aprender a escrever, Fake ?
E para de falar bobagem porque esse espaço, gentilmente cedido pelo Dalai, é preto e branco e nós aceitamos analfabetos, mas boca suja, não.
E por último : Perdeu, Mané!
Mudou de nome e ficou três anos na série B.
Tá com raivinha? Faz o seis com a mão que passa, porque fazer o nove é muito mais difícil.

GaloNaCabeca

Tem um cruzeirense trabalhando neste jornal que de tão otário termina nos divertindo. Ele precisa introduzir assuntocdocseu clube a todo custo, custe o que custar. Um dia desses elencou os títulos do csa das Minas em anos de copa do mundo. E foi capaz de escrever que o crucru foi campeão do Estado em 2010… Hj ele simplesmente anunciou que a tríplice coroa e outras taças do guaximim fazem aniversário em 2023… Todas as taças fazem aniversário em 23, cabecinha. Todas as taças e acontecimentos. O TrinaB vai fazer aniversário todo. Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o cruzeirense no mundo… Obrigado, Mingau!

GaloNaCabeca

*Todo ano

Paulin Bolha

Galo na Cabeça e um consolo atolado no toba.

Eduardo Silva

Falando em toba, o meu continua pegando fogo. Alguém pode me ajudar?????

Eduardo Silva

Atola no meu toba Paulin, seu lindo! Eu gostummmmm! E muito vai crucru te amo desgraça!

Paulin Bolha

E a venda do Shopping Diamond foi CANCELADA! Desistiram…

A Multiplan desistiu de comprar o resto do shopping e agora as Codornas de Minas tem que mudar o discurso de novo, novamente.

Cada semana uma “novidade” na casa das frangas de Vespasiano.

Os come angu cada dia tem que dar uma desculpa diferente aqui no blog dos cruzeirenses, vamos esperar os INtendidos cobtar3m mais lorotas!

https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/jorge-nicola/2023/01/03/se-interna-jorge-nicola,3985204/o-que-mecenas-do-atletico-diz-sobre-recuo-da-multiplan-na-venda-do-diamond.shtml

Paulin Bolha

Contarem *

David

Mania de “imponderável ” ah nemmmm

Eduardo Silva

Só o Mauro Silva como representante dos campeões mundiais no velório do Pelé, vergonha, onde estava Ronaldo Fenômeno? Para não ter ido ao velório certamente tinha compromisso importantíssimo com os travecos.

Paulin Bolha

Tava com sua mãe na zona. Haha

Paulin Bolha

A franga sonha com o “fenômeno” ????

Franga cadela! Haha

Eduardo Silva

E eu continuo com o BOGA ardendo, Paulin vc pode me ajudar?????