VAMOS APRENDER DE NOVO? - Quintal do Dalai

VAMOS APRENDER DE NOVO?

  • por em 11 de dezembro de 2022

Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

Primeiro, não é o fim do mundo! Futebol é a coisa mais importante dentre as coisas sem importância. Quem nasceu há menos de 20 anos ainda não viu o Brasil ser campeão e era grande a chance este ano no Catar. Time renovado, bom de bola.   Fomos eliminados pela seleção vice-campeã, até agora invicta. O empate surgiu no final do segundo tempo, com o primeiro chute efetivo que a Croácia deu a gol.  O Brasil jogava bem.  Tite e os jogadores brasileiros apresentaram bom trabalho. Lamentável apenas que depois de uma disputa política que dividiu o País, estávamos de novo conectando os brasileiros num interesse comum e apaixonante, fazendo voltar as ruas pintadas de verde e amarelo, como não víamos nas últimas Copas. 

Não deu certo. Falhamos. Agora os manjadíssimos engenheiros de obra pronta, profetas de guerra acabada, vão apontar falhas e falhas. 90% de presunção, 10% de razão. O blogueiro só tinha uma crítica: o primeiro e o último pênalti a serem batidos são especialíssimos. Como medalhas de ouro a serem conferidas a quem bate e acerta. Quando vi que a Croácia iria começar a série e converteu o primeiro, sendo que Rodrygo foi o escolhido pelo Brasil, comentei com amigos: uma temeridade! Tem só 21 anos e acabou de entrar em campo. O craque mais qualificado e experiente deve começar batendo, porque se for deixado por último pode não ter oportunidade. Foi o caso de Neymar. Pensava assim até, à tarde, na disputa de pênaltis entre Holanda e Argentina. Os holandeses deram início às cobranças e elegem quem pra começar? Van Dijk, só o melhor zagueiro do mundo. Qualificado, líder, experiente. Pensei, isto é que o Brasil deveria fazer… O zagueirão logo jogou minha teoria no lixo, perdendo a cobrança e começando a entregar a classificação para os argentinos…

Persisto, porém, com a convicção de que pênalti não é loteria. A imensidão da área a ser defendida pelo goleiro tem regiões favoráveis a ele e outras inalcançáveis. A grosso modo, se dividirmos essa área do gol em três faixas horizontais, formando três grandes retângulos, temos que nos dois primeiros, quando acertam o lado os goleiros fazem a festa, porque pulam caindo. No último, superior, sem precisar de força e não chutando no centro, pois o goleiro às vezes permanece parado, é gol. A força, desnecessária, às vezes resulta num chutão sem rumo, como Harry Kane fez na sua última cobrança de pênalti, matando a reação inglesa contra a França. Roberto Baggio já havia experimentado essa loucura e consagrou nosso tetra.

BATE PAPO NO QUINTAL

1.  Amanhã não estaremos lá – Duas equipes começam a decidir o final da Copa do Mundo 2022, amanhã, no Catar às 16h:  Argentina x Croácia.  Quarta-feira teremos Marrocos x França

Com justiça, o Brasil era um dos favoritos, pelo trabalho que vinha sendo feito e em especial a renovação com jovens craques. Detalhes e uma lamentável desatenção nos últimos cinco minutos de jogo, acabaram nos eliminando.

Marrocos terá a franca torcida do blogueiro por três razões:  1) É a primeira nação africana chegando à semifinal de um campeonato mundial; 2) Casablanca, onde se passa o antológico filme com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman é uma cidade de Marrocos; 3) A cidade sedia o famoso clube de futebol Raja Casablanca, de carinhosa lembrança. 

2. Casablanca – Meus detratores de plantão devem me acusar de plagio porque estou fazendo menção a este filme inesquecível, sendo que Ruy Castro escreveu sobre ele, ontem, na Folha de São Paulo. Posso jurar pela felicidade de Manuel Panhame que já havia escrito o Bate-Papo um dia antes. Sou fã de carteirinha do filme, dos atores e, acima de tudo, da música: As time goes bye – uma das três mais bonitas do mundo!

3. Jorge, confundindo este QUINTAL com Casa de Mãe Joana, ameaça tirar seu time de campo. Que é isso, companheiro! Cadê aviso prévio de um ano? Quer multa e maldições em cima de você? Trate de desfazer as malas, engula uma drágea de magnésia bisurada pra ajudar a digerir certos textos e conforme-se: vai ter de nos aguentar!

Brincadeiras à parte, Jorge aborda tema sensível que é a convivência literária entre pessoas tão diferentes no quesito bom gosto. Termos chulos, literalmente mal cheirosos, absolutamente inapropriados ao contexto, usados como linguajar comum por pessoas que, certamente, fazem deles temas de seu dia-a-dia. Por isso a espantosa naturalidade no emprego deles já que, escrevendo ou falando, refletimos inconscientemente o arsenal armazenado dentro de nós mesmos ali construído pelos nossos pais, professores e amigos. Assim, expomos o que temos na cabeça, no coração, na alma. Quando, no teclado, escolhemos letras pra formar palavras, estamos em verdade pincelando o auto-retrato.

4. Um gênio chamado Neymar – Nas Copas anteriores, quando nos desclassificamos por detalhes inimagináveis (não vale a pena relembrá-los, seria crueldade demais), ficamos com aquele gosto amargo de cabo de guarda-chuva molhado. Horrível. O mesmo de agora.  Mas novamente um detalhe incrível engasga a nossa alma e potencializa nosso banzo:  filmagens do jogo contra a Croácia, cinco minutos antes do encerramento, mostram um Neymar ansioso, gesticulando, apelando para os companheiros não subirem para o ataque pois o jogo já estava terminando. “Vamos segurar no meio, gente, ficar por aqui…” Nesse momento, cinco jogadores brasileiros estavam do lado da Croácia que, no nosso campo, tramava mortal contra-ataque.  A leitura do jogo faz a diferença para os gênios. Todos enxergam. Poucos assimilam.

No caso, uma cegueira quase coletiva impediu que nosso time, naqueles minutinhos finais, se aglomerasse da intermediária pra trás, tumultuando as jogadas do contrárias. A situação é refletida, no popular, com o apelo: “bola pro mato que o jogo é de campeonato”!

Antes, o gol brasileiro revelou outra genialidade de Neymar. Naquela fração de segundo, decisiva, em que ele e o goleiro se aproximam da bola, Neymar faz movimento sutil com o corpo suficiente pra enganar o adversário conseguindo assim posição de vantagem pra marcar. Coisa de gênio.

5. Manuel Panhame é um perigo! – Maquiavelicamente, comendo pelas beiradas, o historiador construiu um alentado texto em seu último comentário, onde lança alguns “bois de piranha” enquanto vai tecendo uma tese absurda, até ontem ignorada pelo resto dos mortais, ipsis literis:

“Para qualquer povo razoavelmente esclarecido, aquele episodio de 2011 representaria a vergonha das vergonhas, escapar da segundona graças a determinação do patrocinador comum…”

Na época, o BMG, de Ricardo Guimarães, patrocinava Cruzeiro e Atlético. Panhame está lançando, em primeiríssima mão, 11 anos depois, a tese de que por orientação do empresário os atleticanos “entregaram” o jogo, salvando o Cruzeiro da queda para Série B.

Não fosse Panhame membro vitalício da PCQ – Prateleira de Cima do QUINTAL – sua manifestação teria a mesma importância de um canivete sem cabo que perdeu a lâmina. Como não é este o caso, será ele formalmente notificado pra responder a duas perguntas. Se a primeira for negativa, fica sem efeito a segunda:

1. O senhor confirma este texto?

2. Em sendo verdadeira a intervenção do patrocinador, o placar precisava ser de 6 x 1?

6. Eduardo Silva – Na ressaca da derrota, lambendo as feridas tal como 200 milhões de co-irmãos, consegue inspiração para uma excelente ideia que fica plantada como sementinha, na esperança de que brote e cresça: A FIFA mudar as regras do futebol, colocando um scouting durante as partidas. E explica:

“Em caso de empate ao invés de prorrogação e pênaltis, valeria esse critério pra declarar o vencedor, tipo no MMA. Se a partida terminar empatada, vence quem tiver:

a) maior número de ataques;

b) maior tempo de posse de bola;

c) maior número de bolas na trave;

d) maior número de escanteios;

e) menor número de cartões.”

Óbvio, é uma ideia, sujeita a chuvas e trovoadas. Deve e pode ser aperfeiçoada. Mas creio que vale todo esforço pra retirar a decisão final de cobrança de pênaltis, num momento em que os atletas estão esgotados, longe de suas condições ideais. Fica tudo entregue à imprevisível fisiologia.

GARIMPO

“A Bíblia é o único livro que você lê na companhia do autor.”

(Da sabedoria popular)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Dalai,
Quando se trata de prepotência, o CSA e a seleção podem sair de mãos dadas.
Toda Copa, a turma já entra se achando, comendo carne de ouro, arrotando peru e no fim toma na cabeça (pra não rimar, que fica deselegante).
Humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, mas parece que a turma não aprende nunca.
Em 2009, um time comum também achou que uma Copa já estava ganha, pois a decisão era no Mineirão, com todos os simpatizantes presentes, foguetes,festa, faixa “Desde de 1921 na Primeira Divisão (,falando nela, vocês já descobriram onde enfiaram a danada?), enfim tudo pronto pra alegria total..
Mas a vida é assim : se quiser ganhar, ESTUDIANTES o adversário.
Abraço

JCSR

Então meu caro : é prá “rajar” de rir !!!!

Teobaldo

“Brincadeiras à parte, Jorge aborda tema sensível que é a convivência literária entre pessoas tão diferentes no quesito bom gosto. Termos chulos, literalmente mal cheirosos, absolutamente inapropriados ao contexto, usados como linguajar comum por pessoas que, certamente, fazem deles temas de seu dia-a-dia. Por isso a espantosa naturalidade no emprego deles já que, escrevendo ou falando, refletimos inconscientemente o arsenal armazenado dentro de nós mesmos ali construído pelos nossos pais, professores e amigos. Assim, expomos o que temos na cabeça, no coração, na alma. Quando, no teclado, escolhemos letras pra formar palavras, estamos em verdade pincelando o auto-retrato”.

Síntese perfeita, caro Galai; inócua, mas perfeita… ou perfeita, mas inócua. Deixo aqui, novamente, uma frase de Nélson Rodrigues já prestigiada no Garimpo: “Os idiotas vão tomar conta do mundo. Não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”

Abraços!

Manuel Panhame

Estou achando muito difícil responder ao desafio proposto. Vai contra a natureza simplória deste que vos fala escrevendo. Um historiador fingir que acredita na dúvida de Deus Estudiantes de história. Manuel Panhame não consegue. Me desculpem. Não. Não é um pedido de desculpas por não conseguir. É pelo trocadilho. Acho que vcs, azulinos, ainda não estão plenamente recuperados do DIA OITO… Mas, prosseguindo, e para nao fugir da instigacao, vamos aos fatos, fatos de fato conhecidos à exaustão aqui nestas Minas Gerais pertencentes ao Clube Atlético Mineiro: quando o entao presidente do nosso Clube, vociferante, tomou completo conhecimento da pragmática imposicao do Patrocinador, ele, presidente, um confesso desejoso de ver aniquilada em pedacinhos azulinhos a azulinamafiadalamapreta, mastigou ruidosamente pregos e arames farpados, digeriu azedumes e amargores, vomitou improperios, tudo debaixo dos formidaveis estrondos… Por fim, acalmado, hidratado, extravazou tudo na ironia, liberando jogadores e comissao tecnica das atividafes serias que seriam habituais. Em conseqüência, a semana que antecedeu a derradeira rodada, vital para uns, o Galo ja livre de qualquer precisao real após golear por 4×0 o Botafogo, seria entre nós e foi de suaves bate-bolas descongestionantes, os treinamentos então excepcionalmente providos
de churrascos, tira-gostos, cerveja gelada e presença feminina… À simplória pergunta do porque tinha de ser de seis, efetuada na época pelo senadorbionicoproprietariodehelicoptero a um repórter e repetida nesta edição do Quintal, Manuel Panhame responde dizendo o óbvio, ou seja, que as condições anormais preliminares conduziram ao exagero. Evidente que o “combinado” se transformou em acidente, compreensível de modo facil pelos que possuem mais de seis neurônios… Para completar, apenas quero fazer registrado que o jovem e promissor goleiro Renan Ribeiro, na modesta opinião deste historiador, não merecia ter sofrido as consequências que sofreu por ter feito parte de tão problemático episódio capitalista.

Manuel Panhame

Nao quis nem escrevi Deus Estudiantes. Quem fez isso foi o teclado detentor de vida propria. Manuel Panhame tentou escrever “seus Estudiantes”…

Eduardo Silva

Quer dizer que fizeram um planejamento de churrascos, tira-gostos, cerveja gelada e presença feminina, para os jogadores PERDERAM a partida para o seu maior rival, que poderia ser rebaixado para a série B nessa partida??? kkk

É sério isso? NINGUÉM no mundo com no mínimo meio neurônio acreditaria nessa EStória da carochinha! Nem os muitos atreticanos que conheço falariam tamanha bobagem!

Faz o seguinte, pede o Sr. Dalai para apagar esse seu post e muda de assunto, faz de conta que esse tema não foi mencionado e fala da venda do ASA de Vespasiano, fala dos calotes, da briga dos conselheiros, da falta da mesada, da saída de jogadores, da venda da Arena antes de ser concluída, tem muita coisa para ser falado sobre o Átomo de Minas.

É cada lorota…kkk

Eduardo Silva

Sr. Dalai, boa tarde,

Alguns comentários:

1) Chega a ser patético alguns comentários a respeito da saída do seleção Brasileira da Copa. Na corrida para apontar culpados, achar um bumbum pra aplicar uma injeção, falaram até que os jogadores que pintaram o cabelo foi errado porque tirou o foco das partidas. Falaram muito das dancinhas que isso seria outra coisa que prejudicou a campanha e das famílias que estiveram nos momentos de folga doS jogadores. E são comentários de pessoal antigo de mídia, de ex-jogadores, não é de juvenis de blogs esportivos tentando mostrar algum costume e conhecimento de futebol, de esporte;

2) O Neto da Band por exemplo, ficou aos BERROS, xingando o Tite, uma verdadeira falta de educação. O cara fica gritando o programa inteiro como se falar mais alto sua opinião seria mais importante e não seria contestada. O Casagrande coitado, escreve textos atacando os jogadores, falando que são despolitizados, que não ficam junto a torcida, uma lacração sem fim. O cara gosta de apontar seus dedos a quem pensa DIFERENTE dele… É a “democracia corintiana” onde é tudo muito bacana, desde que vc pense igual a “turma”. Um sem noção! O Sócrates coitado, que morreu devido ao alcoolismo e de tanto que fumava, deve tá bravo tbém em seu sarcófago. Esse pessoal gosta de destilar seu ódio do bem!

3) Do Tite então, desceram a lenha! Mas quando ele levou o time de forma tranquila nas eliminatórias, foi só elogios. Na convocação a única critica foi do Daniel Alves, não havendo muitas ou nenhuma ressalva ao trabalho, agora falam que faltou liderança, que foi mal planejado, ser pedreiro de obra pronta é mamão com açucar demais!

4) As minhas propostas de mudar as regras das partidas seria tbém importante porque cada vez mais qualquer time tá mais preparado fisicamente, ou seja, os caras batem o jogo inteiro e depois ganham nos penaltis. É premiado o anti-jogo e quem procura se defender e não atacar o adversário, ai vem os INtendidos dizer que o técnico deu um nó tático no outro. Dois jogadores saíram da copa e vão passar por cirurgias, Gabriel Jesus e Alex Telles, fora o Neymar que poderia tbém ter ficado fora da copa, o tornozelo ficou do tamanho de uma jaca de tão inchado;

5. A própria arbitragem vem mudando ao longo do tempo, porque um time vai revezando nas faltas ao mesmo jogador adversário e chega uma hora que o juiz dá o cartão pelo “conjunto da obra”, ou seja pela quantidade de faltas de forma simultânea. Tudo tem que ir se moldando aos novos tempos.

E minhas fontes estão me falando que o Lucas Romero vem ai para o MAIOR DE MINAS… Sei não, viu? SE, eu disse SE o planejamento desse ano for igual no ano que vem, em 2023, podem esperar coisas boas a CHINA AZUL.

Tô avisando!

Dudu come merda

Kkkk o come merda tem coragem de chamar alguém de analfa kkkkk …”SE, eu disse SE o planejamento desse ano for igual no ano que vem, em 2023”. Volta para escola Analfa esquizofrênico kkkkk

Eduardo Silva

Para escola eu não sei, mas devo levar alguém na justiça! Kkkkkkk Eu sou muito MOBRAL mesmo, reconheço.

Eduardo Silva

Sr. Dalai, notícias da noite:

E a black Friday está a todo vapor do lado negro da lagoa. Anunciaram hoje a saída do Guga e do Keno para o Fluminense, Nacho para o River.

Guga para quem não sabe é aquele lateral do Mineiro, mas aparecia em vídeos na internet torcendo para o Flamengo…kkkk Como é aquele lema mesmo? Entra jogador e sai torcedor? Do outro time… kkk

A Massa tem uma rivalidade platônica com o Mengão Cabuloso e o clube paga um jogador pra o cara torcer para outro time? Hein? NUNCA vi isso na minha vida! A China Azul com certeza não ia aceitar uma pouca vergonha dessas… Mas “a massa” nunca achou ruim…

O Nacho Rodrigues todos sabemos, os mecenas prometeram pagar o jogador junto ao River Plate, NÃO pagaram e agora estão devolvendo por falta de pagamento e bloqueio da FIFA, o famoso transfeban que impede o clube de contratar jogadores enquanto não quitar o calote, a mesada acabou e o jogador também não quer mais ficar, triste fim para um cara que veio com status de crack da bola.

E o Diretor de Futebol já deu a letra, falando que só vão trazer jogador em fim de contrato, custo zero, porque não tem dinheiro, os mecenas estão vendendo a Massa Falida junto com a futura Arena Rabicó de Zebra, briga judicial de conselheiros de grosso calibre, o galinheiro tá queimando, só vai sair frango frito dessa bagunça.

É isso!

Enquanto isso, os come-angu preocupados com o Cruzerão Cabuloso!

Tá ruim? Tá… mas pode piorar!

Augusto

Acho pior do que isso tudo é jogador se referir ao CSA como “essa merda”.
Riascos falou verdade, mas não precisava…todo mundo sabe que é merda mesmo.
Tá aí a série B três anos seguidos pra provar isso.
E sobre seu comentário lá em cima, só temos a dizer : perdeu, Mané.

Paulin Bolha

Grande comentário, que não diz nada, só bobeiras de uma pessoa que não tem informação!
Como diria um velho ditado quem desdenha quer comprar, inveja é mato!

Dudu come merda

O come caca ta querendo um emprego na coluna do Dalai kkkk não tem nada de novo pra dizer aí regurgita o que comeu kkk como diz uma banda “ o cara nasce mane, cresce mane e vai pro saco mane kkkk”

Cruzeiro Sim!

Dalai, o quintal (tornou-se) é um esgoto a céu aberto. Tem certeza que você foi presidente do Cruzeiro? Vc gerencia este blog? Pessoas de bem o deixam ou o evitam. Vc desprestigia os visitantes e valoriza indecentes.
Já propagou bullyings como se fosse algo absolutamente normal. Paparica sujeitos de ??? moral. Dá atenção “… que antecedeu a derradeira rodada, vital para uns, o Galo já livre de qualquer precisao … foi de suaves bate-bolas descongestionantes, os treinamentos então excepcionalmente providos … de churrascos, tira-gostos, cerveja gelada e presença feminina…”. Que asco: “presença feminina” na boca deste cidadão da Prateleira de Cima. Dalai, que vergonha. Eu repito, vc acha que este cidadão que cita “presença feminina” com este conteúdo semântico merece sua desmesurada atenção???
Vc está tão precisado assim de atenção e dinheiro?? Diga lá: Cruzeiro sim eu não tenho filhas, logo nem sei do que você está falando. Diga também: não leia!
Concordo. E pensar que você foi presidente do Cruzeiro. Vejo onde presidentes habitaram.

Teobaldo

Concordo com sua indignação.

Abraços!

Eduardo Silva

Sr. Dalai, boa noite,

Um episódio que os torcedores menores de minas sempre citam foi o caso do Riascos que xingou o clube após uma derrota de 2a0 numa partida contra o Fluminense no Rio de Janeiro em 2016.

Revendo as notícias sobre esse fato vimos o que o jogador falou:

“Não está normal, não estou feliz por tudo isso que está acontecendo. Temos que procurar uma solução, não podem tirar minha felicidade para vir jogar nesta merda aqui”

Depois o jogador soltou uma nota falando:

“Sobre minhas declarações para a Rádio Itatiaia após a partida contra o Fluminense, gostaria de esclarecer o seguinte: Em nenhum momento tive a intenção de atingir a instituição ou meus companheiros de time. Na verdade, eu fiz referência à minha situação dentro da equipe.

Não venho conseguindo ter uma sequência. Tenho entrado faltando pouco tempo nos jogos. Vejo a equipe com dificuldades para conseguir os resultados e não consigo dar minha contribuição. É claro que não me sinto feliz com isso, mas admito que não deveria ter me expressado dessa maneira, ainda no calor da partida.”

E qual a atitude que a diretoria do Cruzeiro teve com o jogador? Foi DEMITIDO, separado da delegação imediatamente e voltou em outro voo para BH.

o Riascos veio para o Cruzeiro, jogou algumas partidas, não convenceu, foi emprestado ao Vasco, depois voltou e também ficava na reserva, ou seja, um cabeça cozida com pouco futebol e tomou o devido corretivo!

Uma coisa que observo é que o Cruzeiro nunca deu mole para malandro! O Edmundo errou um penalti contra o Vasco e após a partida já foi desligado. O Luxemburgo uma vez mandou o Perrela tomar naquele lugar e ao chegar em BH foi desligado, chorando, pedindo desculpas e implorando para continuar.

Então o clube sempre resolveu rápido essas situações ao contrário do ASA de Vespasiano que jogadores como Neto, Renato Gaucho, André Bebezão, Guga, Jô, Tardelli, Guga e muitos outros fizeram chacotas com o clube e ficaram por isso mesmo.

A torcida também sempre foi frouxa, deixando jogadores malandros fazerem corpo mole no clube, essa é a DIFERENÇA para o Maior de Minas.

Só pra contextualizar mesmo, para os que não conhecem a história verdadeira de fatos acontecidos e ficam contando mentiras e distorcendo os fatos reais!

Sobre esses jogadores que citei, SE alguém quiser eu conto como fizeram chacota do Átomo de Minas.

Obrigado, dinada!

Dudu come merda

De merda vc entende kkkkkk

Eduardo Silva
David

As Time Goes By & white Christmas

David

Vai Marrocos

Teobaldo

O sonho acabou: Wellington Rato fechou com o São Paulo!!!

David

Afinal (semi) vimos jogo de copa do mundo: tbem torcia como o senhor! Estava errado

Eduardo Silva

E relembrando a briga no galinheiro, reportagem do Portal GE da Globo:

Alexandre Kalil devolve honrarias do Atlético-MG e ratifica que irá à Justiça contra eleições do Conselho

Por Fred Ribeiro e Rodrigo Fonseca — Belo Horizonte

O ex-presidente ainda disse que irá entrar com ação na Justiça para denunciar crimes de “falsidade ideológica” e “formação de quadrilha” no Conselho Deliberativo.

OBS: Engraçado que ele não provocou o judiciário?

Mas alguém sabe se apagaram o incêndio no clube das Codornas de Minas?

Eduardo Silva

E nem entrou na justiça né MOBRAL? Kkkkkkkkkkk

Dudu come merda

Este come merda não tem o que dizer aí fica requentando notícia velha do Galo kkk o CSA cheio de novidades em páginas policiais e o manezao com notícia velha kkk Dalai arruma uma boquinha aí para o coprofago, o cara já está com abstinência kkkkkkk

David

Sr. Blogueiro, sou curioso: quais as outras 2 músicas (suponho ser jovem guarda)