A PARTIR DE HOJE: 4 DIAS SÓ PARA TREINOS - Quintal do Dalai

A PARTIR DE HOJE: 4 DIAS SÓ PARA TREINOS

  • por em 21 de abril de 2021

Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

Que tal, além de “azeitar” esse novo time em formação, o Cruzeiro começar a dar show à parte em jogadas ensaiadas de escanteio e faltas?

Como todo mundo sabe, em campos que são pastos, como o do Pouso Alegre, ou encarando retrancas, essas jogadas fazem a diferença entre vitória e derrota. Domingo tivemos muitos escanteios, desperdiçamos bisonhamente quase todos eles batendo na cabeça da defesa contrária, a exceção de um, cobrado por Sobis rolando a bola na entrada da área para Rômulo, que chutou fraco. Porque não tentamos outras jogadas? Tempo, bola, campo, disposição e necessidade, teremos demais nesta semana, a partir de hoje.

Equipes bem treinadas mostram esse trabalho em campo, na hora de cobrar um escanteio ou uma falta nas proximidades da área.

Ora possibilitam um cabeceio para trás, desarticulando a defesa, ora atravessando o campo, para um companheiro livre que articula jogada surpreendente (óbvio que muito bem ensaiada!).

Times mal treinados, estamos cansados de ver e sentir nos matando de raiva. O exemplo mais gritante: no escanteio, grandões da defesa atravessam o campo e se posicionam na área adversária. O “gênio” escalado para bater manda a bola rasteira, no pé de um zagueiro, armando contra-ataque, ou comprida e alta, saindo para a lateral oposta.

Isto, repetido 10 vezes em um jogo em que estamos perdendo para adversário da Série C ou D, dá vontade de se internar pra sempre numa ilha deserta, com alto-falante cativo em música de sertanejo universitário, intercalado por funk e coluna do QUINTAL. Difícil haver, hoje, suplício maior, segundo meus próprios familiares.

Felipe Conceição que, felizmente, começa a acertar no comando técnico, terá a partir de hoje 4 dias para mexer as novas peças do tabuleiro: Rômulo, Stênio, Marco Antônio e possivelmente Nonoca. Não perca tempo nem a coragem de experimentar.

Só não gaste vela com mau defunto.

Domingo, às 16h, contra o Patrocinense, no Mineirão, vamos conferir, contando quantas faltas e escanteios foram bem batidos.

Surpreenda-nos, positivamente, por favor.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. José Fernando Saraiva discorda do blogueiro: o gol do Pouso Alegre não foi um descuido da defesa do Cruzeiro. Por 3 ou 4 vezes antes, o adversário havia tentado lançamentos longos contra a nossa defesa, aberta. Tem razão, José Fernando. Imperdoável que, ante a insistência dessa venenosa jogada, não tenhamos preparado um antídoto.

Mas me dê também um pouquinho de razão: a jogada do gol surgiu de uma roubada de bola no meio de campo, no nosso lado esquerdo, quando a expectativa era de um novo ataque cruzeirense, com a defesa avançando. A meu ver – sujeito a opiniões contrárias, que respeitarei – o estado do gramado contribuiu 90% para essa roubada de bola.

2. Sem Paciência surpreende os 50 mil acompanhantes deste Blog (relevem-me a imodéstia!) e afirma que jamais se admitiria fiscalizar nem mediar o cumprimento da aposta. O Inferno de Dante vira História dos Três Porquinhos ante a cena imaginada por Sem Paciência presenciando a execução da aposta.

Tá bem. Aceitamos que tire da reta o seu…digamos…olhar fiscalizador. Mas dê notícias ao QUINTAL, como mero “observador” de apostas alheias, lógico que à prudente distância.

3. Piter Alves, revisitando a História:

“Achei que só eu tinha visto que o “fanático atleticano” Marcelo Oliveira tinha entregado o título da Copa do Brasil…”

Piter, você não está sozinho. Nunca esqueci a cena: Cruzeiro vencendo por 1 x 0, jogo equilibrado, mas sem darmos chance ao Atlético. Começa o segundo tempo. Cuca chama Guilherme, que entra e começa a mudar o panorama do meio de campo, com cruzamentos milimétricos para a área onde Prato estava até então sem ver a cor da bola. Quem passou a não ver a cor da bola foi nosso zagueiro Paulo André que, impassível, assistiu Prato, de cabeça, empatar e virar o jogo, em dois cruzamentos de Guilherme. A beira do campo, “nosso” técnico fazia olhar de paisagem.

Devemos muito a Marcelo Oliveira, um profissional eficiente, de caráter. Mas vinha mostrando nos últimos jogos que seu prazo de validade estava se extinguindo. Na partida que decidia a Copa do Brasil, com a entrada de Guilherme, no segundo tempo, bastava, a meu ver, chamar um de nossos volantes e determinar a ele: esqueça o jogo, cole no Guilherme!

Isto nos custou o hepta campeonato da Copa do Brasil!

4. Gol do Saci – atleticanos, com insistência, perguntando ao blogueiro onde estava o Saci Pererê quando era redigida a coluna, domingo, publicada segunda. O Saci estava ajudando o árbitro Eronei Cândido Alves a “garfar” o Boa.

5. Beth Makennel Makennel, direta ao ponto e com toda razão:

“o Ruralito é só para se preparar mesmo! Vergonha é ver a roubalheira das arbitragens. Tudo contra o Cruzeiro e a favor do time do MRV. Ontem, mais uma vez, foram terrivelmente favorecidos por um pênalti inexistente aos 44 minutos do segundo tempo. ”

6. Gleison Flávio confirmando que viu o mesmo jogo que eu vi, em Pouso Alegre. Muito diferente daquele Cruzeiro sonolento em que o jogador no meio do campo recebia a bola, dominava, virava as costas para o nosso ataque e atrasava para a defesa. Mesmo estando perdendo e mesmo estando nos acréscimos!

Agora estamos com um time determinado, jogando pra frente. Tem ainda muito a melhorar. Nesta semana que será só para treinamentos, quem sabe damos mais um passo pra frente? Tomara que Felipe Conceição faça o que fez no último jogo: não gaste vela com mau defunto.

7. O favorecimento ao Atlético, pela arbitragem, com a marcação de pênalti inexistente contra o Boa, aos 44 minutos do segundo tempo, suscita algumas questões:

a) se a jogada fosse na área do Atlético o pênalti seria marcado?

b) tem alguma lógica os condôminos atleticanos deste QUINTAL se defenderem voltando a falar na história contada por Benecy, na “compra” de juiz em jogo amistoso, que não houve, envolvendo o treinador Ênio Andrade e o goleiro Vitor, que nunca atuaram juntos?

c) essa “apelação” tem a ver com o encanto com a Milionária Selegalo-2 se desmanchando a olhos vistos?

8. Hamilton Matias, corajoso, prevendo a queda do Cruzeiro (mais, ainda?) quer ver comentários do QUINTAL, “daqui uns 4 ou 6 meses talvez” … “porque a verdade sempre prevalece e o melhor time também…”

Desculpe-me, Hamilton, quem está apostando centenas de milhões num time que já deveria nivelar-se com os melhores da Champions League, mas que só venceu o lanterna do campeonato mineiro com a ajuda de juiz, não é o Cruzeiro.

9. Fabricio enxerga o copo meio vazio e puxa a orelha do blogueiro por romantizar a derrota”. Para ele, “esse time do Cruzeiro não tem futuro e vai permanecer na série B”. Meu caro Fabricio, me permita discordar. Estou vendo progresso no time.

10. Rogério Borges, na mesma linha de Fabricio, acha o time do Cruzeiro “fraquíssimo”, duvidando que suba para a Série A. Rogério, compare um vídeo de jogos de um mês antes com o de domingo, mesmo que naquele campo horrível. Você verá que estamos melhorando.

11. Galo Doido New York apresentando sensível evolução na articulação de ideias. Nos exercícios de ontem disse o período corretamente, só trocando de posições Cruzeiro com Atlético: Como se sabe, o pensamento original é: “O Cruzeiro pode até nos surpreender de vez em quando, mas o Atlético nunca nos decepciona”.

12. Luiz Antônio Lopes, colocando ordem na casa, chama os atleticanos à reflexão:

“… vocês estão reformulando há 113 anos e não conseguem um time confiável!! Além do “RURAL” o que vocês ganharam nos últimos 50 anos, além de 1 Copa do Brasil, 1 Libertadores e Rurais???

Estão apontando o dedo para vocês mesmo!!!”

Desculpem-me os caros condôminos atleticanos deste QUINTAL mas, desde a saída de Sampaoli, nuvens escuras são frequentes em Vespasiano. Tem alguma coisa que não afina com as dezenas de milhões de reais queimadas todo mês em salários.

A frase de Luiz Antônio Lopes é profética:

Estão apontando o dedo para vocês mesmo!

13. Gleison Flavio-2 vai direto ao ponto:

Dalai, onde está o short branco de nosso uniforme?

Não sei, mas gostaria de saber. E mais, onde está a coroa dourada, tão significativa?

Símbolos assim, marcantes para milhões de torcedores, não podem ser tirados só porque dois ou três “sábios”, recém-chegados, se reúnem e decidem vulgarmente como se escolhessem entre espaguete ou bacalhau ao forno. Lamentável.

14. Dcap, sacudindo a poeira e dando a volta por cima após o tropeço em Pouso Alegre, pergunta por Nonoca. Todos queremos saber. Teremos a partir de hoje 4 dias seguidos de treinos, chance excelente para ele reaparecer. Dcap, indiretamente, concorda que estamos começando a esboçar um time de futebol.

Meu caro, não tenho “infinitos contatos” e nem estou “próximo de tudo no Cruzeiro”. Já estive, mas agora sinto-me feliz com meu lugar na arquibancada. E como zelador deste QUINTAL.

15. Gustavo Bianchetti, “surpreso” com o “número elevado de azuis graduados em comentaristas de arbitragem”. Por favor, Gustavo, alguma dúvida sobre a mão grande? Naquelas circunstâncias, a marcação do pênalti foi tão escandalosa como assalto a banco, em pleno expediente. Quem consegue conter a repercussão?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo Bianchetti

Bom dia, Dalai!!

1 – Obrigado pelas citações dos meus comentários e dos demais. Isso mostra que você não é só um “escrevinhador”, acompanha o desenrolar das suas colunas.
2 – Quanto ao suposto pênalti: houve falta, ponto. A discussão deveria ser se foi fora ou dentro da grande área, o que só o VAR poderia definir. Do jeito que estão fazendo este alarde, parece que foi o lance mais escandaloso do futebol em toda a sua história.
3 – Vc tomou seu “Gadernal” hoje?? Que confusão que vc arrumou com o jogo da Copa do Brasil. Essa traulitada doeu, hein! O jogo que o Guilherme “Bunda Grande” e o Prato acabaram com vcs foi uma simples semifinal do campeonato Mineiro. Nas finais da Copa do Brasil vcs nem sonharam em fazer cócegas no Galão da Massa.
4 – O Gusman não quis trocar o ENVIGADO pelo ENDIVIDADO!!! Era suicídio futebolístico.
5 – Poderemos chamar o Gusman de Bnelka???!!

Sem Paciência

Boa! Eu também estava lendo e entendendo nada.. rs Ganhamos os dois jogos da Copa da Brasil de 2.014: 2 x 0 e 1 x 0 na sequência. O Dalai falando que eles estavam vencendo e eu pensando: como assim??? rs Pessoal muito mal agradecido esse povo azul: Marcelo deu um Bicampeonato do Brasileirão e eles falando mal do excelente trabalho dele.

Sem Paciência

Fala, Dalai!
Bom dia, Cara!

Os clubes movimentam centenas de milhões de euros por ano na compra e venda de jogadores por quê?

Porque são os artistas da bola. Apesar de se poder ensinar várias técnicas, há um componente que não pode ser aprendido: o talento. Achava o domínio de bola do Maradona incrível, mas a intimidade do Ronaldinho Gaúcho com a bola ainda estava num nível muito acima! A capacidade de recebê-la, dominá-la praticamente com o corpo todo e lançá-la onde queria impressiona.

Pelos talentosos se paga mais. Mais ainda se forem profissionais entendedores que o instrumento de trabalho é o próprio corpo e o tratarem como tal, mantendo-o em boas condições com cotidiana manutenção. Talvez o melhor exemplo seja o Cristiano Ronaldo, muito talentoso, extremamente técnico e absurdamente profissional. De outro lado, Garrincha com um talento único, até pelas pernas tortas, e muito pouco profissional no gerenciamento da carreira. Morreu pobre e abandonado pelas amizades só das boas horas.

As digressões acima preparam para o argumento que quero defender: sem bons jogadores, não se faz um bom time. E os do lado celeste da Lagoa são medícres, nada além disso. O time reserva do Galão Querido tem atletas bem mais talentosos. E ainda não deu “liga”. Imagine com jogadores medianos. Por melhor que o técnico seja, não consegue tirar água de pedra. Assim, a descontar o “Imponderável”, tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.

João De Deus Filho

Eu lí e relí o texto e não conseguí encontrar nenhuma citação ao novo reforço do time, o Gusmán,
O jogador, que vem pra garantir o acesso à série A, está deixando esperançosos os torcedores azuis.
E estranhamente, o Dalai não o cita em sua coluna.
Deve haver algum motivo.
Seria porque o estamos chamando de Bnelka???
Rsrsrsrs, a situação anda estranha mesmo pros lados azuis. Tudo anda dando errado.
E bastou uma vitória no clássico pra que ficassem assanhados. Acharam que já tinham o time pra garantir o acesso.
Aí, me vem um Saci Pererê e joga um balde de água fria na torcida azul.
O Fábio é o único goleiro do mundo que já tomou um gol que ele não viu (só pela tv ), E agora me toma um gol de um Saci.
Já entrou prá história.
Um abraço a todos.

Galo Doido New York

O blogueiro sentiu o baque… Ja esta confundindo alhos com bugalhos…Esta atordoado até hoje com a perda da Copa do Brasil para o GALAO DA MASSA…Mas, nem tudo esta perdido, compartilho de suas decepções com relação ao que estamos assistindo hoje em dia…

Confesso que o isolamento em uma ilha deserta ouvindo sertanejo e funk, é melhor do que ver jogos de times brasileiros…A troca de passes entre os zagueiros, o goleiro e o pessoal do meio de campo sem a menor efetividade, com certeza ja causou muito infarto, tanto no LPL (lado pobre da logoa) como no LML (lado milionário de Lourdes)…

Vi o Hyoran chutar a um passo do lado esquerdo da pequena área em que a bola nem saiu pela linha de fundo…Errar o gol, ou o goleiro defender tudo bem, mas mandar a bola para a lateral direita, tem que ser muito ruim mesmo…Como disse o Mario Henrique Caixa: ” O Hyoram deve treinar muito bem, mas no jogo!!!! “.Este é o nível dos que estão em campo.

Sem torcida e com os microfones captando o som ambiente, ouvir o FELIPAO GENERICO gritar para o time dos perebas para girar a bola na intermediarea, e depois berrar ao quatro ventos, ” BOA, BOA, BOA “, deve estar matando de raiva muitos crizeirenses a cada jogo…

Morando em NY ha 25 anos, no início nao havia canais brasileiros nem streaming, era obrigado a assistir jogos do campeonato mexicano…Confesso que depois do terceiro jogo, desisti, ou
então deixaria de gostar de futebol, tamanha era a diferença técnica…Com todo respeito aos mexicanos, nossos times estão se nivelando ao nível deles, VERGONHA!!!!!

Espero que o nível suba, pelo menos no LML (lado milionário de Lourdes) ja que no LPL (lado pobre da lagoa) a tendência é so piorar.

Mãe Dinah manda recomendações ao CRIZEIRENSES:

FALTAM 99 ANOS PARA O FALIDAO DO BARRO PRETO GANHAR OUTRO RURALITO

Antonio Tonidandel

O time melhorou, mas, o meio-de-campo é bem fraco. Mateus, Rômulo e Claudinho merecem uma sequência. Marcinho e Mateus Barbosa ainda sem mérito pra titularidade. Na ponta-esquerda prefiro o Felipe (ex-América), é mais completo q os concorrentes.

Dcap

O Mateus que vc disse que merece sequência seria o Neris? Se sim, acredito que vc não viu as exibições dele…Horrorosooo..

J Fernando

Mateus Neris não é horroroso não, que isso?
Deu um passe milimétrico PARA TRÁS, para um jogador do Pouso Alegre, que por pouco não fez o gol.
(ironic)

Dcap

Nem me fale…enquanto isso Nonoca nem relacionado é..adoraria muito descobrir esses segredos do futebol..ano passado foi um exemplo desses segredos: tínhamos dois laterais esquerdos péssimos que revezavam (Giovani e João Lucas) de repente apareceu Mateus Pereira que dá um banho de futebol neles. Vai entender.

Dcap

Boa tarde Cabulosos!

Realmente temos finalmente alguns dias para dar mais entrosamento e treinar fundamentos como passes, finalização, domínio, etc….os jogadores estão precisando aperfeiçoar, e muito.

Não podemos esquecer de continuar cobrando a diretoria por contratações, pois para a série B precisaremos de pelo menos mais 3 titulares. Infelizmente o Guzmán deu pra trás, mas vamos em busca de outro 10.

ZAGA: Weverton e Ramon.

LATERAIS: Mateus Pereira e TEM QUE CONTRATAR O DIREITO (Caceres bom reserva).

MEIO: Adriano, Rômulo (que achado) e TEM QUE CONTRATAR O 10 pelo amor de Deus.

ATAQUE: Sobis, Airton e TEM QUE CONTRATAR MAIS UM DE BEIRADA (pra mim este está no Flamengo, o Michael).

Gustavo Bianchetti

O 10 é o Gusman!!! Chega semana que vem!!