EDIFÍCIO BALANÇA MAS NÃO CAI - Quintal do Dalai

EDIFÍCIO BALANÇA MAS NÃO CAI

  • por em 7 de abril de 2021

Reprodução / Globo Comunicações e Participações S.A.

Nos anos 60, ficou famoso um genial programa da Globo, com esse nome, focando a área interna de um imenso condomínio popular em que empregadas domésticas e patroas conversavam aos gritos, livremente, com moradoras de andares superiores ou inferiores, muitas vezes revelando fofocas de outros vizinhos. Todo mundo escutava. Não demorava e os ofendidos revidavam, armando-se costumeiro barraco, um berreiro infernal em que o alvo era xingar e desmoralizar ao máximo.

Meio século depois, o inesquecível programa, sorrateiramente, instala-se em nossos celulares, com áudios e vídeos de alcance mundial. Vivemos num condomínio imenso, literalmente habitado por todos os moradores da Terra conectados à Internet, cuja senha de ingresso é o nosso e-mail, Instagram, YouTube, WhatsApp. Clicamos e num átimo passamos a ocupar, por exemplo, a sacada interna do apartamento 1.123.436. De onde os demais condôminos podem nos ver e ouvir. Se você reclamar da demora do delivery, todos os bilhões de não destinatários da mensagem terão fácil acesso a ela, podem até criticar o seu gosto culinário, caso queiram. Nem mesmo línguas diferentes são problema, porque temos tradutor instantâneo. Não mais haverá Torre de Babel.

Toda esta conversa pra pardal mudar de galho destina-se a tornar mais palatável meu lamento pela forma com que estamos tratando o caso Cacá. Como se a gente precisasse de mais problemas, estamos conseguindo transformar grão de areia num tsunami. Aceitamos discutir o problema na área interna do “Edifício Balança Mas não Cai” e, agora, estamos sob o julgamento de um imenso júri popular. Sem resolver ou minorar o problema.

Mensagens lançadas num grupo social, em sua maioria, jogam para a arquibancada. Almeja-se “ficar bem na foto” (se possível desmoralizando o opositor). Bolas para o debate honesto, consciente, da questão.

Temas de interesse público, de uma torcida ou classe social, quando envolvem comportamento de pessoa, juízos de valores subjetivos, devem ser debatidos com discrição pelo comandante e, posteriormente, comunicados ao público por meio de nota oficial, quando ajustadas internamente as pendências e aparadas as arestas.

A autoridade de um líder, o respeito natural, espontâneo, que deve despertar e estimular, sempre se apequenam com bate boca no “Balança mas não cai”.

BATE PAPO NO QUINTAL 

1. Temos encontro marcado, nesta tarde. Sabemos local (Independência), horário (17h30) e adversário (Coimbra). Só não sabemos quem estará conosco, grudado no coração: esperança, confiança, angústia, decepção? Vamos ver de novo aquele time horroroso, que não sabe trocar três passes em sequência, nem chutar a gol com um mínimo de eficiência? Ou estará em campo o esboço de entrosamento, agora mais nítido, que pudemos identificar em alguns flashes de Sóbis e Rômulo? E as mudanças? Sabemos que na zaga é obrigatória, pela suspensão de Manoel.  Tomara que Weverton, apesar de seus 18 anos, ou por causa deles, entre e tome conta do pedaço. Se está na seleção brasileira da base, não é por acaso. Que em outros setores haja também coragem de mudar: Stênio, Marco Antônio e Nonoca estão pedindo passagem.

2. Beth Makennel Makennel, a expectativa é que o nosso técnico Felipe Conceição tenha lido seus comentários na última coluna. A conferir no jogo desta tarde.

3. Marcelo, lúcio soares e JCSR valorizam este QUINTAL com análise objetiva, fria, técnica de nosso time. Uma incógnita. Do jogo de hoje   quais lições ou expectativas vamos tirar? A sabedoria popular ensina: não se deve gastar vela com mal defunto.

4. Jamicel conseguindo ver evolução no nosso. Que o jogo de hoje te consagre como o melhor comentarista azul deste QUINTAL

5. Rei Melo representando a grande turma que vê o copo meio vazio, está pessimista.  E explica suas razões. Gostaria, mas não consigo dizer que está equivocado. Como a esperança é a última que morre, peço que você me ajude a aplaudir Jamicel caso o Cruzeiro consiga, finalmente, jogar futebol hoje à tarde.

6. Galo Doido New York e Sem Paciência exercitando a diversão favorita, que é zoar os cruzeirenses. Aproveitam nossa fase horrível para descontarem um pouquinho do tanto que sofreram nas nossas mãos nestas últimas décadas. A gente batia forte, confesso.  E eles não esquecem. É a vida. Mas a roda gira!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sem Paciência

Fala, Dalai!
Bom dia, Cara!

A coluna de hoje pode ser chamada de “Como Passar um Bom Pano!”.
.
Esse acesso universal à Internet é ruim pra quem tem o que esconder ou quem acha que mentir com segurança é instrumento de convencimento. Hoje são desmascarados por vídeos e documentos. Por exemplo, os famosos do “Fique em Casa” (e Morra de Fome!) que estão sempre na rua: Felipe Neto no futebol, Doria em Miami, Luciano Hulk no Caribe…

Novos tempos, Dalai! Acredito, Tempos Melhores!

A sua reclamação é porque um jogador QUE NÃO FOI PAGO reclamou na Rede. Se o Falidão Caloteiro tivesse pago tudo e corretamente, não haveria o quê reclamar. E não é certo dizer:

“Temas de interesse público, de uma torcida ou classe social, quando envolvem comportamento de pessoa, juízos de valores subjetivos, devem ser debatidos com discrição pelo comandante e, posteriormente, comunicados ao público por meio de nota oficial, quando ajustadas internamente as pendências e aparadas as arestas.”

Se são temas de INTERESSE PÚBLICO, EU QUERO SABER TUDO. Não a versão veiculada na nota oficial. Essa época de mentiras montadas está acabando. Viva a Liberdade de Expressão! Viva a Imprensa Livre!

Se a Imprensa MINEIRA fosse menos “companheira” com os dirigentes do Falidão Caloteiro, talvez as coisas não tivessem acontecido como ocorreram. Os documentos das ilegalidades tiveram que ir pro RJ pra ser divulgados!

Nas palavras do respeitadíssimo Juiz da Suprema Corte Americana, Louis Brandeis (1856-1941): “A luz do sol é o melhor detergente.”! ! !

peppeu

Exato! Cadê os nomes? Cadê a assunção de uma posição firme e contundente contra esta turma que sequestrou o time? Ah, vamos esperar o momento certo… uhummm
Brincadeiras à parte, amigo galista, é inacreditável a postura de torcida e dirigentes/conselheiros sérios (imagino que haja algum) face ao agravamento da situação do Bruzeiro.
Parece que o único que faz algum posicionamento é o Pastorzinho. Os demais se calam.
Veja a organização da pelada pelo Boi Lambeu em semana de fase roxa e morte de torcedor símbolo; depois fotos em Escarpas com Deivid e outros puxa sacos… e nada pega, o cara é liso.

Bernard Assis

A “libertadores” do cabuloso será domingo contra “aquele que não se pode dizer o nome”. Partir pra cima, fazer gol logo no início e ser feliz, ou ter aquela tremedeira e sofrer um ano.

Eduardo galão da massa

kkkkkkkkkkk
a tremedeira ja começou a tempos….

Renato

O Cacá poderia ter saido do clube como o Ederson(que foi para Corinthians) saiu, indo a justiça. Mas ele preferiu esperar a negociação que o clube buscava desesperadamente. O negócio foi fechado e o que o presidente Sergio Rodrigues faz? – Deixa de pagar o que foi combinado e ainda tenta desmentir o Cacá numa rede social do clube. Essa atitude do presidente mostra bem o nível das pessoas que tem comandado o clube nos últimos anos. O SSR tem se mostrado bem parecido com o Gilvan, parace que ele é chegado num calote. A diferença é que o Sergio sabe se expressar, o Gilvan, não. O SSR sabe que ele vai ter muitos problemas se o clube não subir para a Série A esse ano. O Wagner Pires, por exemplo, hoje tem de viver recluso, caso contrário ele sempre vira alvo de torcedores. Estaria SSR preparado para isso? Viver em eterna quarentena? E nem adianta reclamar, o futebol é isso aí. Quando se ganha é tudo maravilhoso mas quando se perde, a história muda! Ele quis ser presidente a todo custo. Agora a responsabilidade é 100% dele.

Teobaldo

Existem problemas piores: Balança, mas não sobe!!!

Jamicel

Boa tarde, Falai!

Obrigado pelas menções!

Vamos triunfar hoje!

Jamicel

Boa tarde, Dalai!!!

Vamos triunfar hoje!

Obrigado pelas menções honrosas sempre feitas!

Sou um fã do debate aqui realizado!

mario

uai, caiu! e nao sobe mais!

JCSR

Acredito hoje num time um pouco mais entrosado e com mais força no meio, principalmente se Rômulo entrar jogando. Seria importante ver o time jogando com mais vontade, como a equipe do bi-campeonato brasileiro 2013/14. Sei lá, às vezes o time passa a impressão que não tem a vontade de ganhar que deveria.

Eduardo galão da massa

Amigo Dalai…
Bom dia cara!

Na verdade, balançou e caiu…
Caiu e não sobe mais, nunca mais.

Quando ao tema, Caca, teria sido mais feliz se tivesse feito tal qual Rafael.
Foi ajudar e se estrepou, infelizmente.

Hoje, vendo o incrível jogo contra o fortíssimo Coimbra, fiquei imaginando sua coluna de amanhã. Palavras de otimismo, previsões mágicas de um ano em que vai dar certo, evoluções percebidas…
Enfim…

Que venha domingo, o único jogo do ano.

Abraço meu caro.

Renato Junior Pereira

Será que sobe?

João De Deus Filho

Bom dia.
A situação do Cruzeiro é por demais complicada e eu não sei se existe alguma saída prá resolver tudo.
Mas, fico pensando que, o atual presidente ao se candidatar ao cargo sabia de todos os pepinos que teria prá resolver.
E não me parece que está agindo da forma mais correta. Esse negócio de empurrar com a barriga não sei se é a melhor solução.
Um exemplo, o embroglio do Fred com o Galo, cujo valor era de 10 milhões está sendo empurrado com a barriga e a dívida já beira os 20 milhões. Dobrou em 4 anos. E no fim, ele vai ter que pagar. E aí, a briga passa a ser dele com o Cruzeiro, que deu aval ao documento que ele assinou, concordando com os termos do contrato.
Sei que situação é muito complicada, mas parece que a cada dia só piora.
Vejo o que está sendo feito no Galo. Tivemos a sorte de aparecer um torcedor que tem condições de ajudar e o está fazendo.
E apesar de vc dizer que não existe almoço de graça, te convido a ouvir a entrevista que o mesmo deu prá rádio Bandeirantes ou então a que ele deu pro Jorge Nicola. Talvez o nosso almoço não saia de graça, mas pode ser que saia pelo mesmo preço do almoço do restaurante popular da PBH.
Mas, o almoço apenas não resolveria os problemas do Galo.
Então formou-se um grupo que ditou normas de gerenciamento e contenções de gastos prá equilibrar as finanças do clube, visando tornar o Galo superavitário.
E eu não duvido que eles conseguirão, haja visto que são empresários vencedores e que sabem tudo sobre gestão de uma empresa. Acho que disso ninguém duvida, né?
E todo mundo sabe que ninguém injetaria 400 milhões num clube que não desse retorno.
Mas, voltando ao moribundo, fico pensando se entre os tais ‘9 milhões’ não existe ninguém em condições de ajudar. Na verdade, talvez esse número seja muito menor do que andam espalhando ou então a diferença da paixão do atleticano prove que realmente desse lado exista apenas simpatizantes.
Não precisaria ser um único torcedor abastado. Se uns 15 ou 20 com boa condição se unissem, talvez a morte do paciente que já está entubado poderia ser evitada.
Sou torcedor rival, estou adorando a situação atual, mas não desejo o fechamento do clube. Precisamos dos azuis prá ter quem zoar.
E Minas precisa de clubes fortes (assim desejo o mesmo pro Coelho) prá sermos respeitados lá fora.
Ah. Fundamental, no caso do Galo, vai ser a mudança do estatuto. Não adianta nada o Menin ajudar agora, aliviar as dívidas ou até mesmo quitá-las como é a intenção e daqui a pouco entrar um Itair Machado lá prá presidir daqui a alguns anos.
Temos um projeto prá 5 anos.
Espero que a coluna e o clube-moribundo estejam vivos até lá, prá que eu possa vir a esse espaço dizer que o almoço, além de gratuito, foi muito delicioso.
Um grande abraço.

Galo Doido New York

Sr. blogueiro, o prédio desabou ha muito tempo…So não vê os negacionistas como o dono deste quintal…Reproduzo abaixo parte da coluna do Tostão no jornal Estado de São Paulo da última Terça-feira.

” Alguns jogadores mais conhecidos, que ja atuaram na primeira divisão, sem acrescentar nada em campo, ganham como se estivessem em um time grande da primeira divisão. ”

Com a autoridade de quem conhece tudo, tanto dentro como fora das quatro linhas, quem sou eu para duvidar de um ídolo do FALIDAO AZUL.

SE O Tostão CRAVA QUE O LPL (Lado pobre da lagoa) E PEQUENO, QUE NINGUEM DUVIDE