JÁ TEMOS UM TIME? - Quintal do Dalai

JÁ TEMOS UM TIME?

  • por em 27 de abril de 2021

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Pode ser que ainda não, mas acho que encontramos o caminho e isto já é vantagem. Esse rumo a ser seguido passa obrigatoriamente pela base que jogou domingo, óbvio que entrando Sobis. Falta ainda sermos apresentados a Marco Antônio, nesta fase, e o encaixe de Stenio no lado direito, mantendo-se Airton na esquerda. A verdade é que com Rômulo parece que as coisas ficam menos difíceis.

A evolução dá sinais, também, em forma de escanteios e faltas bem batidos. É o mínimo que a Nação Azul esperava, assim como as trocas de passes pra frente, positivas, mantendo o adversário o máximo possível em seu campo.

Em razão do parcial desmanche que sofreu, o Patrocinense não pôde oferecer a resistência que seria de esperar em outras condições, mas, ainda assim foi um bom teste.

Agora é burilar algumas peças para melhor encaixe, treinar, treinar e treinar. Com Pottker continuando a nos surpreender.

E enfrentar o América.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. JAMICEL – Sempre gostei de escrever, embora, para tristeza dos raros leitores deste QUINTAL, nunca aprendi realmente. O que sei, e tenho orgulho disto, é reconhecer como ninguém duas coisas: pinga boa e texto bem escrito. Da pinga, conforme o momento, basta um gole, já sei qualidade da cana e quando foi colhida. Do texto, nos primeiros períodos, identifico um injustiçado da Academia Brasileira de Letras. Embora muitos condôminos estejam em estágio probatório para indicação à Academia, a coluna anterior trouxe um texto que é passaporte direto para a Champions da Literatura, onde já estiveram Fernando Pessoa, Machado de Assis, Eça de Queiroz e Guimarães Rosa. Jamicel estava ausente há algum tempo, deste QUINTAL, e agora podemos imaginar que se entregava por certo à meditação budista, lapidando frase por frase da obra prima que se consumaria ontem. Em dez linhas, sintetiza um compêndio sociológico sobre a relação secular de amor e ódio entre cruzeirenses e atleticanos.

Ruflem os tambores! Ecoem os clarins!

Abram alas para a escultura filosófica do futebol mineiro, talhada com o bisturi de um mestre da escrita:

“Lembro-me dos áureos anos 90, nos quais um personagem muito conhecido da criançada vivia em um mundo paralelo, numa realidade que só existia na nem tão pequena cabeça do personagem.

 Assim é o atleticano: reverte a lógica, a matemática, a coerência e a coesão do discurso; não adianta. Podem comprar um time, construírem um estádio. Na catarse freudiana, condenam aquilo que já foram, mas nunca serão aquilo que desejam ser, ou seja, o multicampeão CRUZEIRO! ”

In claris cessat interpretatio.

2. Antonio Tonidandel, magistrado aposentado, que se notabilizou pela retidão de caráter, joga luz nas sombras que envolvem altas transações da cúpula atleticana. Torcemos para que, sem muita demora, doendo em quem doer, tudo se esclareça tanto no Atlético quanto no Cruzeiro. A sabedoria antiga definia situações assim, com frase lapidar: ”debaixo deste angu tem carne”.

3. Ulisses querendo tocar terror em cima da gente:

“Te pergunto, se não passarem pelo América, como ficam? ”

Depende de como seria esse “não passar”. Creio que entre os três da Capital, hoje, vencer, podendo perder, ou perder podendo vencer, é questão de circunstância. A rivalidade anula a supremacia de elenco, e vimos isto no último clássico.

Desculpe-me, Ulisses, mas posso lhe devolver a pergunta?

“Se não passarem pelo Tombense, como ficam? ”

4. Galo Doido New York, membro da famosa Academia Dorense de Letras, radicado há mais de 20 anos nos Estados Unidos, apesar de suas múltiplas atividades, encontrou, lá de longe, um jeitinho de “secar” o Cruzeiro contra o Patrocinense. Ainda bem que nesta época o fuso horário cai de duas para uma hora a menos, em Nova York e Galo Doido não teve problemas para domingo de manhã acompanhar jogada por jogada. Concluiu que “Dos 4 gols, 3 foram falhas individuais…”

Como deve ter torcido pela nossa desclassificação!

Assim como tivemos um colírio para os olhos, vendo o edificante diálogo Hulk-Cuca, prometendo novos capítulos emocionantes.

A razão é fácil de encontrar: como cruzeirense, depois de vitória de nosso time, o que nos dá maior prazer no futebol é derrota do Atlético. E vice-versa. Isto é atávico.

Claro, há almas puras, de um lado e de outro, torcendo também para o adversário em nome de Minas Gerais, mas são a exceção da regra. No geral, prevalece o nosso DNA das cavernas.

Tentei mil vezes imiscuir-me no sublime bloco da exceção, mas soava como nota de 3.

5. Dcap, Erasmo Silva e JCSR aliviados com a exibição do Cruzeiro contra o Patrocinense. Todos com pés no chão, considerando a circunstancial fragilidade do adversário, mas vendo progressos sensíveis no entrosamento e no desempenho de alguns jogadores como Adriano, Pottker, Stênio. E uma unanimidade: Rômulo.

6. Xô, baixo astral! É impressão minha ou, de fato, os condôminos atleticanos estão mesmo de orelha murcha? Calma, amigos. Como disse outro dia, tirando o motorista e o trocador, tudo é passageiro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
guioday rodrigues

Marias se iludem muito fácil. Domingo era o jogo da vida para evitar mais um vexame, por sorte pegaram o 10º do Estadual, que só não foi pior que os rebaixados. Agora ja se acham o melhor time de minas. Até o Potker, que 90% da torcida nem queria ouvir o nome, virou bom jogador. kkkkkkkkkkk Viram evolução. Quero ver quando começarem a perder. Ganhando e enganado, tudo é festa. Logo começa a SÉRIE B e as fases mais pesadas da Copa do Brasil. Acho que la não vai ter uns “Patrocineses da vida”

Bruno Filipe

Pode torcer a vontade contra, ganhar do galo foi até fácil, diferença grande de elenco e o Cruzeiro ainda assim engoliu o galo taticamente, não vê evolução no futebol do Cruzeiro porq não quer, quando subirmos vc verá, no mais um abraço de consolação porque esse timinho do galo de milhões não tem entrosamento nenhum, não adianta, a história do minúsculo de minas é ser sombra do Cruzeiro até na pior fase do Cabuloso kkkkkk.

Luiz Antonio Lopes Barcelos

guiodayrodrigues, sim teremos Patrocinenses pela frente, mas,torço muito mais, para encontrarmos Frangas pela frente

Sem Paciência

Normalmente as marias gostam é de um GALO (pinto grande) atrás delas… KKKKK

ANTUNES CARLOS

Não dá para tirar nenhuma conclusão depois de uma vitória sobre o “fortíssimo” Patrocinense. Se pegar qualquer time da Série A a realidade vem a tona. Tem que comprar pelo menos 4 reforços, (reforços e não encostos), para almejar alguma coisa em 2.021. Campeonato mineiro não vale nada, não dá vaga para nada, não serve de parâmetro para nada.

Galo Doido New York

Como gato escaldado tem medo de agua fria e ja queimei a língua uma vez, vou aguardar o desempenho do LPL (lado pobre da lagoa) contra os times da Premier League… Não é segredo pra ninguem que os times da La Liga estão deixando a desejar, visto a partida do último Domingo do Real Madrid do Alto Paranaiba contra o FALIDAO DO BARRO PRETO.

Domingo teremos o QUEBRADAO DE SANTA EFIGENIA contra o City de Belo Horizonte…Se o Benecy Queiroz deixar a mala preta em casa, sem o APITO AMIGO, eu aposto no City com folga.

Acredito também nas previsões de Mãe Dinah, afinal de contas, faltam 99 anos para os crizeirenses comemorarem outro ruralito.

Rei Melo

Dalai realmente algumas peças melhoram muito o time.( Romulo, Adriano, o Zagueiro da base , ainda espero ver o Marco Antônio ter mais chances. Não podemos é iludir como alguns paraguaios, que sempre são campeões da rodada e no fim ficam choramingando pelo caminho culpando ate a CIA, KGB .. o Ruralito é nivelado por baixo, sem valor algum , mas serve apara apontar erros e acertos e agora o que vier é lucro,, O ideal é focar na B e na CB.

JCSR

Concordo com você! O time precisa ainda de ajustes e também mais 2 ou 3 reforços não apenas para compor grupo e sim para serem titulares. É o que espero.

lucio soares

meu caro Dalai, não sei, como você, se ja temos um time. Mas realmente houve uma evolução e isso é nítido. Mas também é nítido que nossos extremas estão deixando a desejar e não vencem um único duelo com os laterais adversários. A parte ofensiva ainda precisa melhorar bem mais. Notório tambem a falta de um outro meia, ja que o Romulo (que qualificou demais o time) não é esse meia. O meio de campo ideal seria ADRIANO, ROMULO e ALGUÉM a ser contratado, ja que Marcinho e Claudinho não deram conta do recado. Ah, a propósito li que alguem comentou sobre “apito amigo” e lembro aqui que CIDINHA BOLA NOSSA não era cruzeirense e sim atleticano. É sempre daquele lado da lagoa que vemos apito amigo em MINAS. Prova disso sao os títulos que o atletico tem em Minas e quantos ele tem a nível nacional e internacional.

JCSR

Além do Cidinho “Bola Nossa” não se esqueça também do saudoso Joaquim “Cocó “. Talvez os 2 maiores “artilheiros ” da história do rival.

Teobaldo

Já temos um time? Sim! E vão subir com os pés nas costas! Podem ficar tranquilos que a camisa é pesada! As outras equipes já estão desesperadas, pois vão brigar por três vagas apenas! Então, até 2022 que o início da temporada está perto!

Renato Junior Pereira

Me empresta o espaço do quintal aqui só pra mim dizer Fora Cuca !!!!!!!!!!

Jamicel

Caro Dalai,

muito obrigado pela consideração!

Vou me ater, hoje, mas manifestar aquilo que mais importa:

Pelo CRUZEIRO, tudo!

Marcelo

Boa noite Dalai. Sobre a pergunta no título da coluna, digo que sim, temos um time. Um time sucinto como seu texto de hoje, mas temos. Basta saber se será suficiente para a série B, o confronto com o América será um bom teste.
Você havia dito que não se posicionaria sobre o caso Guzmán porque faltam informações ainda desconhecidas sobre tal episódio. Entendo, mas confesso a minha curiosidade em saber sobre a postura amadora de quem fez aquele anúncio com camisa do time e tudo, sem o jogador ter realizado ao menos exames médicos.

O que você faria na presidência com o marketing do clube depois desse fiasco? Talvez essa palavra “marketing” explique tudo, afinal, vivemos tempos tão estranhos que me lembrei de um pensamento brilhante de um autor que prefiro deixar desconhecido nessas minhas aventuras para me tornar menos ignorante: No mundo atual, sobra semiótica e falta semântica.
De fato, deve ser o que explica tamanho amadorismo, na ânsia de ganhar likes nas redes sociais, fazem um anúncio daquele num negócio ainda cheio de lacunas contratuais. Contraditoriamente, talvez esses registros com o jogador possam embasar o clube numa futura ação por quebra de um acordo firmado. Tempos malucos.

Rei Melo

Sr Dalai somente mais um comentário…. foi dado a noticia da saída de mais um dos rebaixados de 2019.. mas parece que esse encosto ainda quer ficar… pelo amor de Deus gente.. jogadores de 2019 so tendem a atrapalhar. Primeiro pela passividade que estes que insistem em ficar, tiveram com a quadrilha do kone e Companhia e depois pela deficiência técnica.. Se já não eram lá grande coisa imagina agora.. estão querendo ficar para atrapalhar.
Leo adios.. Cabral adios, Henrique nunca mais,.. Jadson refugo pelo amor de Deus vaza.. e que levem junto David o amigo do amigo e principalmente 400 inúteis. Estes sim os responsáveis por jogarem o clube onde esta e manterem la dentro elementos sem vergonha que nem cadeia quer perto, e que ficam no clube protegidos por estes mesmos 400 seres que não tem respeito, nem vergonha na cara e que so servem para proteger bandidos .. Verdadeiros Sangue sugas.. e tudo praticamente bem sucedido .. ou seja gente sem escrúpulos.. Com certeza o maior junta junta de inúteis e sem vergonha da face da terra esta lá no tal conselho do Cruzeiro. kkk os caras elegeram um estelionatário e um analfabeto kkkk vc confia em gente assim? Fala serio.. So gente sem vergonha e safada.
Assim mantendo esse pessoal e os tais refugos de 2019 a barca tende novamente a afundar sendo que já esta complicado, difícil e constantemente sabotado por este pessoal.

Sem Paciência

2. Antonio Tonidandel, magistrado aposentado, que se notabilizou pela retidão de caráter, joga luz nas sombras que envolvem altas transações da cúpula atleticana. Torcemos para que, sem muita demora, doendo em quem doer, tudo se esclareça tanto no Atlético quanto no Cruzeiro. A sabedoria antiga definia situações assim, com frase lapidar: ”debaixo deste angu tem carne”.”

Fala muito! ! ! Cadê as provas??? Juiz que julga sem provas, com base em achismo, o quê é???

Se é tão clarividente, por quê não apontou ANTES as roubalheiras no próprio time???

Aproveita e se manifesta sobre o Bennecy, réu confesso!