PAIXÃO & LÓGICA - Quintal do Dalai

PAIXÃO & LÓGICA

  • por em 27 de outubro de 2020

Bruno Haddad/Cruzeiro/Flickr

Nunca se dão as mãos.  Onde uma está, a outra passa longe. Os comentários que explodiram neste QUINTAL ontem em torno do jogo contra o Náutico comprovam que a paixão pode alimentar a alma, fortalecer o coração, mas embaça a visão. Fabio foi crucificado pelo gol que tomou, apesar das defesas salvadoras, “impossíveis”, tanto no jogo de domingo, como em anteriores.

Pelas circunstâncias, acho discutível a conclusão de que houve falha de nosso goleiro. Além de muito forte, a bola passou entre as pernas de um jogador e entrou roçando a trave direita. Muitos jogadores na frente de Fabio.

São Thomaz de Aquino proclamava que virtus in médio – a virtude está no meio. É a questão da balança de dois pratos ou da conta bancária, com débito e crédito. O que pesa mais: acertos ou erros?

Não é justo julgar alguém só por uns ou por outros. Na média, quem prevalece? Quando nos vestimos com a toga do julgador, a fim de condenar ou absolver estas ponderações são obrigatórias para falarmos coisas que mereçam ser ouvidas. Como alguém já lembrou aqui mesmo, falar todo mundo fala. Até papagaio. Mas um mínimo de coerência é necessário para não se cometerem injustiças gritantes. Fabio pode ter falhado em um ou dois gols, nos últimos 10 jogos. Mas em 90% de intervenções decisivas, salvou o Cruzeiro. Inclusive pegando pênalti que mudaria o resultado da partida.

Outra visão que a paixão embaça é sobre o rendimento do time. Ainda estamos muito longe do ideal, mas chegamos mais perto. O próprio Flavio, que nos brindou ontem com uma funda radiografia do Cruzeiro de hoje, apesar de apontar problemas gravíssimos, reconheceu “o time um pouco mais agrupado”. Rei Melo também viu melhorias significativas. É isto mesmo. Um sinal de princípio de ordem.

Hoje retomamos os treinamentos. Sexta-feira, às 21h30, encarando o Paraná, no Mineirão, primeiro jogo em casa, sob a nova era Felipão. Alguma coisa está me dizendo que faremos, finalmente, uma ótima partida. Na coluna de sábado terei o prazer de lembrar esta afirmação.  Um time que começa a ter cara de Cruzeiro.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Destaquei a primazia do Cruzeiro em ter jogos domingo, no horário nobre, mesmo na Série B e ocupando zona de rebaixamento. Fui criticado por muitos, entre eles Davi, José Antônio e André Luiz argumentando que não se trata de privilégio e sim falta de opções, sendo que outros Clubes da série B também têm jogos transmitidos aos domingos, pela Globo. Apurei o assunto e posso informar: É deferência, sim, exclusiva ao Cruzeiro. Nunca antes um time da Série B teve jogo às 16h de domingo. Desculpem-me, mas estes são fatos.

2. Descrevendo o nosso gol contra o Náutico, numa jogada de apenas quatro passes, iniciada com a rápida reposição de Fabio, cometi o pecado de omitir a participação do Machado.  Fui corrigido, neste QUINTAL e em quase todos os 30 grupos sociais de que tenho a honra de participar. Aqui. Geraldo e André Luiz não economizaram bordoadas.

A jogada foi especial, valendo até como eloquente argumento de que o time está mesmo melhorando. As reposições de nossa defesa raramente passavam da intermediária, num vai-e-vem que consumia boa parte dos 90 minutos de jogo e toda a nossa paciência. Desta vez, contra o Náutico, perdendo por 1 x 0, faltando poucos minutos para o apito final, Fabio, com as mãos, manda a bola para o Machado que, à la Gerson, como acentua Geraldo, estica para Patrick Brey, na esquerda. Ele cruza e Airton, de raspão, manda para as redes. Golaço.

Gerson, como sabemos, era conhecido como o Canhotinha de Ouro, pelos passes aprofundados, 30, 50 metros, sempre certeiros. Brilhou no Fluminense, Flamengo, Botafogo, São Paulo e Seleção de l970.

3. Finalmente, cancelada a eleição de conselheiros natos marcada para 5 de novembro. Um absurdo a menos na ficha da atual Mesa do Conselho Deliberativo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charlei Roger

Fábio falhou sim, Dalaí você é bem inteligente, estude sobre memória muscular, todo goleiro se mantém mais tempo na ativa devido a essa memória, mas de fato perde velocidade e explosão, o que se deve questionar é a se vale pagar o preço ou não, e não buscar pelo em ovo para defender o indefensável… O grande erro foi não fazer um jogo de despedida para ele no início do ano, e deixar o Rafael efetivado como o principal!!!

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Me permito discordar. Fábio é o maior goleiro da história do Cruzeiro, com todo respeito ao Raul, Dida e Gomes. E ainda é um dos 3 melhores goleiros atuando no Brasil. Jogar atrás de laterais como Rafael Luiz, Giovani, e jogadores como Jadsom Silva(que não marca ninguém, só sabe fazer faltas bobas e violentas), não é fácil. Tem que ser milagreiro e o Fábio é, mas não dá pra jogar por 11.
Fábio, o melhor goleiro do Brasil, muito acima do judas Rafael.

Afonso Lemos

Essa é a SUA opinião e eu respeito.

André Luís

Bom dia, Dalai.
Fabio já salvou inúmeras vezes, concordo plenamente. Mas ele falha há mtos anos, desde a Copa do Brasil, contra o Paulista em 2005 e vários outros lances como na final da Libertadores em 2009. Fez milagres em pontos corridos, mas nada de excepcional pra quem tá ali pra fazer essa função. Fábio é ídolo, mas não é e nunca foi fora de série.
Desculpa pelos comentários acalorados, não irão acontecer novamente.
Mas, parabéns pelo comentário sobre o Machado, apesar de que, também não tem futebol pra vestir a camisa do Cruzeiro. Mas é o que temos. Quando vejo o Everton Ribeiro, comendo a bola no Flamengo, lembro que temos Régis e Maurício no elenco. Que tristeza. Abraço.

Neuber Lúcio Soares

Bom Dia, grande Dalai. Seus comentários sobre atuações de Fábio são oportunos e pertinentes. Ele muito mais nos tem salvado do que, em poucas vezes deixado de fazê-lo. Continua o melhor do Brasil.

geraldo

Hoje e na tranquilidade, quanto ao time, melhorou um pouco o posicionamento e o time esta mais agrupado, mas como sabemos falta muito. nao podemos jogar com Marquinhos Gabriel e Arthur Kaike abrindo pelas pontas, porque sao muito lentos. Uma coisa muito irritante era a saida de bola do adversario, Adiantava-mos dois jogadores que postavam-se ex a 20 metros dos laterais adversario. esse lateral recebia a bola e nosso atacante saia de sua posiçao de inercia e ia pra cima do lateral, o lateral tocava para o zagueiro, so entao o outro atacante encostava e a bola era tocada de volta para o lateral e o nosso atacante que deveria estar marcando ja tinha retornado para sua posiçao de inercia, sem marcar ninguem. os tecnicos que tinha=mos eram muito idiotas. Se o Parana postar na defesa as famosas duas linhas de 4 ou 5, vamos ter dificuldades, nao sabemos jogar com os adversarios na defesa, se eles se abrirem melhora pra nos. vamos aguardar. Machado nao e grande coisa, ainda. mas tem lugar nesse time e abertos nas pontas Welinton e Airton, estamos melhor, so de estar livre daquelas 3 imundices, ja esta bom demais.os que entraram no lugar deles sao menos ruins que eles e sao novos com valor para venda.

Galo Doido New York

Me parece que finalmente a unanimidade prevaleceu e os tais 9 milhoes ha mais de uma semana nao se referem a rapozinha como gigante ou melhor do seculo. A ficha demorou mais caiu, o luto com o morto vivo sera longo.

Afonso Lemos

E quando é que franga entende de futebol? Futebol foi uma coisa que não deu certo no seu clube. Tentem outra modalidade.

Galo Doido New York

Um amigo ingles esta sugerindo um esporte muito popular por la. A Casa a raposa. Mas quando mostrei o GALAO DA MASSA na briga pelo titulo do brasileirao e a rapozinha na briga pra sair do segundo rebaixamento seguido, ele perguntou do que o imbecil do Afonso Lemos ta falando. As marias so sabem choramingar.

Afonso Lemos

Acho que você está deatualizado, o Galão de pinga já está em 5º, 6º, 7º, 8º, 12º lugar, sei lá, já era, o jegue paraguaio já cansou e parou pra comer capim e beber água orna. kkkkk Outra, inglês entende de que? Inglês é igual franga, nunca ganham nada, são uns “participantes” de copas do mundo igual à franga “participante” de campeonatos brasileiros.

Afonso Lemos

Quanto ao Fábio – Nosso goleiro é o mais bem pago do futebol brasileiro. Ganha mais de 600 mil por mês e obrigatoriamente tem de ser o melhor goleiro do Brasil. Está longe disso.
Fábio tem posado de vítima dizendo que quem bagunçou o ambiente foi embora e quem sua a camisa pelo clube ficou. Bom, eu acho que se na época ele ficou calado, não denunciou nem tentou corrigir nada ele deve continuar calado, mudo.
Ainda assim teve o topete de dizer “ficamos porque temos compromissos com o Cruzeiro e ainda recebendo qualquer valor”. O goleiro está ficando por 20% a 25% do que ganhava mas esqueceu de dizer na entrevista que vai receber tudo depois, quando o Cruzeiro melhorar o financeiro. Assunto assinado, documentado.
O atleta sempre fez ótimos contratos com o Cruzeiro até chegar a ser o mais bem pago do futebol brasileiro. Não é tão santo assim, gosta de grana e não o reprovo mas tem que dar a contrapartida, coisa que não tem acontecido há pelo menos 5 anos.

Quanto ao time: Não tem jogado nada. Vi quase todos os jogos do Cruzeiro e peloamordeDeus, eu não estou acostumado a torcer pra América ou franga. Sou Cruzeiro e me acostumei a ver futebol bonito, vistoso, de raça, de categoria e isso não tem acontecido.
Por último, acho sim que ele falhou no gol do Náutico.

Rei Melo

Cancelaram a eleição dos 70 comparas que iriam infestar o clube.. Pelo menos esse tal Pedrosa que além de safado é mentiroso, se fudeu dessa vez. Quanto ao time continuo teimando que com ex jogadores e os que o tal David encostou aqui não vinga. Falta dar sumiço no Sasá e no Marquinhos Gabriel e aposentar o lutador de sumô leo . ai sim vai começar a ter como montar um time. Deixa o Fabio lá .. Ele é mosca morta, e ainda é um pouco confiável . agora esse resto.. Esta na hora de Marco Antônio, Zé Eduardo, Adriano, … Chega dos rebaixados.. Chega de refugos de David…

Anônimo
romulo

Quanto à globo passar os jogos do micróbio azul aos domingos, a lógica econômica é bastante simples. A globo antecipou as cotas de televisão de 2020, 2021 e 2022, relativas à série A, ao zerim. Como há uma perspectiva otimista do time continuar na série B e outra perspectiva pessimista do time cair para a série C e falir, a globo está tentando transmitir o máximo possível de jogos em horários de melhor faturamento para abater o máximo possível do q já adiantou para, numa eventual falência do clube, reduzir ao mínimo possível o tamanho do prejuízo q levará. Lembrando q adiantou cota relativa à série A e o micróbio azul está “pagando” a emissora com jogos da série B, q valem mto menos em termos de cota. De qualquer modo a globo está levando um calote de um time q já virou verbo cujo significado é ser pródigo, ser caloteiro e ser desonesto. Simples assim.
https://www.qualeagiria.com.br/giria/cruzeirar/

Luiz Antonio Lopes Barcelos

O Galão perto do titulo