PARABÉNS PRA VOCÊ, CRUZEIRO! - Quintal do Dalai

PARABÉNS PRA VOCÊ, CRUZEIRO!

  • por em 1 de janeiro de 2024

Vinnicius Silva/Cruzeiro/Flickr

O Clube das “páginas heroicas, imortais,” vai soprar amanhã 103 velinhas num bolo de aniversário!

Anos atrás, cumpria-se no 2 de janeiro emocionante ritual azul: Missa na quadra interna ou no salão de festas do Barro Preto, celebrante obrigatoriamente cruzeirense. Em seguida coquetel com o presidente anunciando a grande contratação do ano. Dava vontade de sair dali e ir direto para o aeroporto… 

Esse cenário foi se descolorindo nos últimos tempos, principalmente quanto a contratações de impacto. A última que me lembro foi a de Thiago Neves, anunciada por Gilvan Pinho Tavares.

Circunstâncias me colocaram na presidência do Cruzeiro no final  de dezembro de 2019. Como já revelei aqui, na Missa do dia 2 de janeiro de 2020, na Igreja de São Sebastião, a primeira celebrada pós queda para a Série B e descoberta do tsunami interno. Ainda vivendo o luto pela perda de Salomé.  Nervos, corações, medos, esperanças tudo  estampado na cara de cada torcedor, inclusive na minha. Foi assim que, surpreso, me dirigi ao púlpito, chamado pelo celebrante para a mensagem final. Senti-me como alguém, no navio afundando, escalado pra animar a tripulação.

Pena não terem gravado pois até hoje não sei o que disse, mas deu certo. Penso assim, porque eu e Sarinha, minha mulher,  tivemos de sair da Igreja pelos fundos escapando de um grupo de torcedores que pretendia me levar nos ombros até a sede da Guajajaras… Imagino que deve ter sido pelas promessas feitas, pelos sonhos pincelados. É que, nas primeiras duas semanas dirigindo o Clube, em reuniões full time havíamos traçado com o criativo Marketing do Cruzeiro uma forma emocionante de disputa da Série B, marcando a História e dando exemplo de solidariedade, pois iriam ser beneficiados asilos e orfanatos das cidades em que o time iria atuar. Tudo esquematizado em contas-permuta. Tudo preparado. Tudo previsto, menos a pandemia do COVID que, uma semana depois, por dois anos trancou o mundo em casa, jogando o planejamento no lixo.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Tsunami – Desculpem-me voltar a um assunto tão desgastante para a memória cruzeirense. Mas sempre há uns desavisados que, falando sobre a nossa permanência por três anos na Série B, lembram que a Pandemia do Covid atingiu o mundo todo, não apenas o Cruzeiro. Tá certo. Quem atingiu só o Cruzeiro foi o tsunami que arrasou seus cofres. Estava no chão, saqueado, exangue, quando veio a pandemia. Entenderam agora a diferença?

2. Galo Doido New York –pós férias sabáticas, retorna ao QUINTAL. Cauteloso pelo festival de fakes, identifica-se logo com as suas conhecidas digitais: Conselho de Sábios da Grande Dores do Indaiá, Mãe Dinah e IFFHS. Pra quem não se recorda, este último é o Instituto especializado em história e estatística de futebol, alemão, reconhecido pela FIFA, e que apontou o Cruzeiro como O MELHOR CLUBE BRASILEIRO DO SÉCULO XX! Este espinho continua atravessado nas gargantas atleticanas até hoje, apesar das tentativas em desqualificar o Instituto.

Meu caro Galo Doido, não se preocupe porque este ingrato tema morre aqui. Não será reavivado.

Quanto ao ranking que colocou o América à frente do Cruzeiro, fico imaginando sua alegria ao passear no Central Park festejando com amigos. Só não se esqueça de que a roda gira. E parece que aumentou a velocidade.

3. Romulo encara o jantar de Natal, exagera no “Romanee-Conti” e entra no QUINTAL escorregando outra vez na maionese:

“… ao menos o do Atlético tinha 6 times: no do Cruzeiro, salvo engano, o time jogou contra 3 ou 4 equipes pra se sagrar campeão. Fala sério, chamar campeonato brasileiro um torneio de mata, mata onde o time que ganhou jogou contra 3 ou 4 times? Agora conta a do papagaio…”

Meu caro Romulo não é seguro deixar uma mesa de vinhos e ir direto para o computador… Imagine só, você que queria igualar títulos de 1937 e 1966 porque ambos foram comunicados por fax, agora quer comparar quantidade de participantes… Por favor, o “titulo” recebido pelo Atlético originou-se de torneio disputado inclusive com as Forças Armadas… Poderia até incluir mais participantes, os Bombeiros, Policia Civil e os Salva-vidas, por exemplo.

Conte você, agora, a piada do papagaio…

4. Bruno também dá sua escorregadinha:

“Não consigo entender. Os cruzeirenses, e nestes incluo o lado azul da família do Dalai, não vão parar de espernear com o reconhecimento do título de 1937 do Atlético. Aceita que dói menos.”

Meu caro Bruno, quem grita são os que não se conformam com este absurdo cometido pelo afastado presidente da CBF. Até então, nenhuma diretoria do órgão máximo de futebol teve coragem de cometer uma barbaridade dessa.

5. JCSR, por certo representando a grande maioria dos que circulam neste minifúndio, apresenta sugestão:

“… um controle maior do que é publicado para que este espaço seja usado de forma correta e respeitosa, caso contrário continuará servindo apenas para discussões bestas, com palavreado chulo…”

É o nosso propósito, JCSR. Um adulto narcisista, apenas um, que se recusa a sair do uniforme de grupo escolar, não pode bagunçar tudo.

6. Ivan Ângelo – Em sua excelente coluna, sábado, na Folha, Álvaro Costa e Silva lamenta que o recente livro de Ivan Ângelo – “Vida ao Vivo” – não tenha constado da lista dos 10 Mais de 2023.  Dá uma pincelada no enredo, que é fascinante, e encerra assim: “As listas o esqueceram, mas quem conhece o riscado, não. “Saiu livro novo do Ivan Ângelo, cuja relevância só não é maior que sua modéstia e mineiridade,” tuitou Marçal Aquino.”

Nos anos 60 tive a honra de conviver com Ivan Ângelo na redação do Diário da Tarde, extinto órgão dos Diários Associados. Admirei de perto seu valor como profissional e pessoa, sua modéstia e sua mineiridade.

7. Ednaldo pede música no Fantástico – Após ter “descoberto” (quase cem anos depois) o “título” do Atlético como campeão brasileiro de 1937; ter tentado golpe pra permanecer no comando da CBF, o que lhe custou o afastamento, Ednaldo viu completada a chamada TMH“Trilogia de Mancadas Homéricas’ com o anúncio, sexta-feira, da renovação do contrato de Carlo Lancelotti com o Real Madrid. Imediatamente, recebeu telefonema de Tadeu Schmidt, da Globo, comunicando-lhe o direito de escolher música no Fantástico. E fez sua escolha: De Erasmo Carlos, Pega na Mentira!

8. Moralização, já! – A propósito da CBF, merece atenção manifesto lançado por 8 Federações (a Mineira por enquanto está fora) e 30 Clubes das Séries A e B (Sem o Flamengo, mas com Cruzeiro, Atlético e América). Os signatários dão apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF, rompendo assim a sucessão de conchavos que sempre antecede a escolha do novo dirigente.

9. BCO – Com uma série de fakes, o Bobo da Corte Oficial volta a atacar, desenvolto, sem qualquer constrangimento, fingindo desconhecer que não engana ninguém. Suas digitais, pelo excesso de idiotice, pululam na primeira frase de qualquer fake escolhido. A propósito, pra evitar novas e enfadonhas dissertações, renovo o lembrete: o que importa menos é o nome ou codinome ou fake de quem posta mensagem no Bate Papo. Aufere-se valor pelo que está escrito, não por quem escreveu. Agora, pelo menos este ponto vc entendeu?

10. 2024 – Hoje, primeiro dia do novo ano. Para cruzeirenses, atleticanos, americanos, torcedores em geral, os votos são de saúde, paz, alegria e sucesso (no futebol, só os cruzeirenses). Impossível corrigir erros e descaminhos passados, mas podemos realinhar os próximos passos. O que fazer e por onde ir hoje depende de nós. Que, abençoados, sempre possamos tomar a direção certa.

Abração do blogueiro.

11. Permitam-me um abraço especial aos motoristas de táxi e aplicativos. Sempre respeitei especialmente esses profissionais que aprendi a admirar pois meu pai era um deles.  Sr. Waldemar tinha o que se chamava “carro de praça” e deixou-me uma herança de caráter e dignidade que não tem preço. Desde que assumi o Cruzeiro, pós batalha pra afastar a diretoria corrupta, com o franco e decisivo apoio da torcida, surpreendo-me ao pegar um táxi ou um carro de aplicativos e ser reconhecido pelo motorista, seguindo-se pedidos de fotos, autógrafos e palavras que são transfusão de coragem e esperança. Aconteceu de novo sábado,  após almoço na Taberna do Baltazar, na Serra, onde Sarinha e eu encaramos um divino Bacalhau à Lagareira, regado por excelente tinto do Douro. Encerrado, pedimos um Uber, que chega momentos depois. Na direção, Junior só esperou que a gente entrasse e fechasse a porta.  Emocionado, afirmou que me reconhecia e, a partir daí passou a descrever, com detalhes,  a odisseia que enfrentei pra retirar o Cruzeiro das mãos de quem o destruía. Seguiram-se fotos e filmagens. Deixou-me cartão do “Transporte Executivo Transfer” e muito mais: deixou um ex-presidente convencido mais uma vez de que valeu a pena. Obrigado, Junior, pelo meu melhor presente de Papai Noel.

GARIMPO

“Um expert é um homem que já parou de pensar. Pra que pensar, se ele é um expert?”

(Frank Lloyd Wright)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
51 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jamicel

Feliz Ano Novo!

Um 2024 de conquistas, principalmente para o Cruzeiro!

Manuel Panhame

Parabéns pra você, Cruzeiro!, Manuel Panhame entrando para saudar o aniversariante do dia e mais ainda os Quintalinos e Quintaleiras de plantão neste festivo dia comemorativo de Ano Novo. E este historiador que sempre vos fala escrevendo pretende inovar enviando aos ouvidos uma dupla de presentes em forma de música, ao invés de desejos ruins ao adversário… E assim sendo, se valerá de dois poderosos exemplares da música clássica do século XX, o primeiro ofertado ao Cruzeiro, aniversariante e dono do espaço onde estamos, em seguida a oferta vindo para o Atlético, dono do mundo onde se encontra o espaço onde estamos. Eis então o Cruzeiro sendo presenteado com “A Viagem Ao Centro da Terra”, obra composta pelo Rick Wakeman em 1975, e o Atlético ganhando de presente a peça “Nous Sommes Du Soleil”, produção do Yes no Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1973. Quem tem ouvidos está ouvindo…
Pausa agora para um instante de risada. Preciso rir. kkkkkkkkkkk… Iniciar um novo ano rindo ao ponto de produzir lágrimas no olhos não tem preço!
Essa história de música clássica do século XX me remeteu à marmota do século, aquela encomenda desastrosa e desastrada… O Maior Clube Brasileiro do Século XX que nunca conseguiu até a presente data ser o Maior CAMpeão do Estado que o adotou. O Maior Clube do Século XX uma agremiação que só conseguiu ser CAMpeão Brasileiro, por fax e via normal, no século XXI. O Maior Clube Brasileiro do Século XX léguas-luz distante de um título mundial vivendo, sobrevivendo e convivendo num país cheio deles… Meu Deus! Costumo, como agora, ficar privado da condição de rir. O Ridículo tem nome e endereço, e a região da Lama Preta Belorizontina se orgulha sobremodo.
Mas Manuel Panhame, filósofo e historiador, não entrou aqui hoje, dia festivo de confraternização para fazer chacota. Não. Ele entrou para esculhambar.

Outra inovação. Manuel Panhame iniciou Dois Mil e Maria impossível: vou prosseguir num segundo texto. Ou meu computador ou mecanismos do blog estão contra mim. Mas Manuel Panhame é ardiloso…

Manuel Panhame

“Esculhambar, Panhame?”
Sim. Não convém esquecer que minha pessoa é um historiador formador de opinião, nós, historiadores __ falo especificamente de mim e Osvald Spengler __ o que mais detestamos no mundo sendo as adulterações da verdade histórica, mais ainda quando elas deturpam a História do nosso Clube de alma e coração. Outra particularidade de Manuel Panhame que minha pessoa, neste dia festivo, torna pública neste Quintal que nos abriga, Tetras das mais diferentes tendências, é esta minha mania de me fazer sucinto e pouco inclinado à repetição e vagar benéficos ao bom e sólido entendimento, em momentos como este, em que me encontro contaminado de raiva. Sucinto e rápido nas exposições, segurem-se, vamos lá…
CAMpeão dos CAMpões de 36 é o verdadeiro nome do vencddor de um tiorneio que só poderia ser disputado nos primeiros meses de 37. Se fosse Campeão dos Campeões de 37 teria por força que ter o Siderúrgica representando estas Minas Gerais de Guará e Nicola. O Brasileiro que caiu nas mãos do São Paulo e teve um vice campeão invicto terminou por necessidades da época no mês de março de 1978. O SP é o oficial campeão de 77. O de 78 é o Guarani. CQD
Por que apenas a região sudeste? Ora, porque era a única profissionalizada naqueles tempos, o profissionalismo no futebol ainda engatinhando.
Agora o ponto nevrálgico dessa questão que envolve, não compreendo porque, até mesmo os cruzeirenses, àqueles tempos ainda nomeados pelo seu terceiro apodo: FORAM PARTICIPANT4ES TÃO APENAS O CAMPEÃO DAS MINAS, CUJO NOME NÃO QUERO POR NÃO PRECISAR REPTIR, O CAMPEÃO DO ES, RIO BRANCO, O CAMPEÃO DO RIO, O FLUMINENSE E A PORTUGUESA, A MAIOR PORTUGUESA DA HISTÓRIA, BI CAMPEÃ DE SP. Essa história de Campeão fluminense e Liga da Marinha, (campeã de onde?) para quem o inventor da matéria publicada na wikipédia nomeou inclusive o técnico, um certo descendente de húngaros cujo nome faço questão de não citar, é uma adulteração digna de cadeia e degredo. O Atlético, CAMpeão, adoraria ter jogado contra tais adversários. Acontece simplesmente que não jogou. Eles não existiam na disputa. O Atlético jogou duas vezes contra o FU (0x6 e 4×1), duas contra o RB (1×1 e 5×1) e duas contra a Lusa (5×0 e 2×3). Matéria na wikipedia são produzidas por gente, gente que muitas vezes mete o nariz onde não é chamada, apenas pela impossibilidade de se manter afastado do centro do mundo conhecido, o CLUBE ATÉTICO MINEIRO. Provas insofismáveis são a palavra de Manuel Panhame e a GALOPÉDIA. Entrem lá, confiram a CAMpanha do CAMpeonato dos CAMpeões de 36, disputado por motivos óbvios em princípios de 37.
A parte metafísica da contenda eu vou deixar para a terceira parte. Até então fatos objetivos. Lá vamos entrar na subjetividade. Comparar os títulos de 36 e o de 66, ambos remetidos por fax…

joão de deus filho

Bom dia/boa tarde/boa noite.
2024 chegou.
Que seja um ano bom prá todo mundo (claro que não desejo que seja bom em termos de futebol pros azuis).
Que não haja ódio, rancor, violência, nada de negativo.
Todos nós iniciamos o ano sonhando.
No caso do atleticano, com grandes conquistas.
No caso dos azuis, com a permanência por mais um ano na elite do futebol (títulos, o sonho azul é tirá-los dos cartórios).
O sr. Dalai começa sua coluna relembrando tempos áureos pro seu time.
Eu já falei aqui que essas memórias é que vão ficar, na cabeça dos torcedores mais antigos.
Os mais novos, por exemplo, aqueles que tem menos de 30 anos e nunca viram o clube comemorar uma conquista internacional, vão ter mais dificuldade de sorrir. Afinal, são 9 anos sem 1 Brasileirão, 5 anos sem Copa do Brasil e 4 anos sem pelo menos 1 Mineiro. Por enquanto. A cada virada de ano esses números irão aumentar.
Mas, o torcedor azul, que jurava que nunca iria comemorar título de série B, já tem saudades de 2022, quando vibrou como nunca com essa conquista.
Tô falando mentira, sr Dalai????
E amanhã é dia de comemorar 103 anos.
Parabéns ao CSA-MG que um dia foi grande, mas que hoje, depois de celebrar o centenário na segunda divisão, tenta se igualar ao América em Minas Gerais. Ou talvez o Athletic de SJDR.
Vai ser uma briga boa.
E eu aguardo ainda o sr. Dalai me passar informações sobre o estilo de jogo do novo técnico. Afinal, ele parece ser a única pessoa nesse continente que possui essas informações.

E que falta faz o futebol nesse período não é verdade?
Que chegue logo o campeonato mineiro.
E que aqueles cornetas que vivem abusando desse espaço democrático com palavrões, sem nenhum respeito um pelo outro, encontrem algo mais saudável prá fazer em suas vidas.
Mais amor e menos ódio nos corações.
Paz, prá todas as torcidas.
Um feliz 2024 a todos.

Observando Franga Burra

Olha aí o Galai sendo chacota de mais um Pateticano magoado e mentiroso. O cara acha que dragões existiram, embora extintos igual o Cruzeiro e o cérebro de galinha dele. O homem depois de certa idade podia tomar vergonha na cara e parar de ser mentiroso, mas aqui tudo pode, quintal da putaria.

Gelvane de Melo Cardoso

Bom dia Dr. Dalai!!!! Feliz ano novo em azul e branco!!! Quanto a CBF passou da hora de passar um pente fino.

Manuel Panhame

Comparar um título de CAMPEÃO DOS CAMPEÕES DO BRASIL e o de vencedor de um torneio do qual participou um certo Americano de Campos dos Goytacazes é o mesmo que tentar equiparação entre o brilho do sol e o de um machado bem amolado. O nome já diz tudo e mais um pouco: CAMPEÃO DOS CAMPEÕES.
O título de 66 vem demonstrar de forma segura e insofismável aquilo que Manuel Panhame registrou ao longo das páginas registradas do Quintal dos Atleticanos: que o cruzeirimdalamapreta, outrora conhecido como Yale, Ypiranga, Palestra e Cruzeiro Esporte Clube, e ultimamente até mesmo por CSA-MG, nomenclatura que Manuel Panhame reluta em adotar, em respeito ao original alagoano, confessadamente ofendido, sempre foi COADJUVANTE, até mesmo e principalmente quando vencia…
A maior grandeza daquele título repousa no fato de a final ter sido disputada contra o maior time do mundo da época, j´´a claramente em decadência, e em ano notadamente aziago para o Rei Pele… Nietzsche repetidas vezes nos advertiu contra aqueles que “se honram ao escolher”, aconselhando seus leitores a se tornarem aqueles que “honram ao escolher”.
Tenho a certeza de que estou sendo claro a todo aquele que é afalbetizado desde tenra idade.
O GALO, nos diz o hino, é CAMPEÃO DOS CAMPEÕES. A Máfia azulada não cansa de se orgulhar de ter vencido o Santos de Pelé.
Quem tem ouvidos foi capaz de ler e bem entender.
Por derradeiro, dois assuntos: um abraço forte, fraterno em todos do Quintal, todos tetras, as tendências os pontos variantes, em especial nos Anfitriões, Rocha Avô, Esposa, Filhos e Netos… e o outro assunto um conselho: delenda Panhame!

Marcelo

Quantas linhas para dizer tantas baboseiras…kkkkkkkkk, caro galista…

Manuel Panhame

Se tivessem sido poucas as baboseiras, teriam sido igualmente poucas as linhas, correto, Marcelo? Uma questão de lógica.

Marcelo

Prezado Panhame, na verdade quem fez o questionamento foi o FAKE, agora sendo chamado carinhosamente de BCO. Eduardo Silva o bobo da corte Oficial.
O cara nasceu um manezão, continua um amanezão, e vai com certeza morrer um manezão zé ruela.

Manuel Panhame

Claro que eu já tinha percebido, MARCELO! Uma pena, historiador promissor, de nome elegante, preferir o sub mundo da comunicação clandestina… O Cruzeiro, no dia do seu aniversário, gostaria de contar com a participação sadia e respeitosa do Eduardo Silva, ele defendendo as cores azulinas com conhecimento de causa e irreverência. Seria benvindo, enfrentado e vencido, naturalmente. Mas com galhardia… Eia, Eduardo Silva, apresente_se, rapaz! É Ano Novo.

Gelvane de Melo Cardoso

Parabéns para esse gigante que mora dentro do nosso coração!!! Cruzeiro Esporte Clube!!! Gratidão por tudo o que vivi nesse mundo em azul e branco desde 1968.
A minha primeira vez no Mineirão foi em 1988, contra o Internacional de Porto Alegre. Quantas emoções vivi desde então. Viagens, amizades e muito mais. Gratidão aos ídolos que honraram o nosso manto azul e branco.
Se pudesse voltar no tempo, queria estar no ano de 1921 e dar um abraço nos idealizadores desse gigante que mora dentro do nosso coração.
Por fim, vou escalar a minha seleção Geração Azul, Paulo César Borges, Balú, Adilson e Célio Lúcio, Nonato., Ademir, Douglas, Ricardinho, Alex, Marcelo Ramos e Roberto Gaúcho.
Técnico: Ênio Andrade. Ser Cruzeiro é bom demais uai.

Fábio Sousa

Bom dia !
O primeiro jogo que vi do nosso Cruzeirão também foi em 1988.
Cruzeiro 3 x 0 Rio Branco de Andradas.
Eu e meu saudoso pai.
Foi um dia inesquecível.

Marcelo

Conjugou o verbo errado…….

Observando a franga burra

RETROSPECTIVA 2023 DO BANGU DE VESPASIANO OU ÁTOMO MINEIRO OU EL PEQUETITO BORRADOR OU ASA DE VESPASIANO:

FEVEREIRO: Após pênalti polêmico em Atlético-MG 1 x 0 Athletic, Federação Mineira afasta árbitro
Comissão de Arbitragem entendeu decisão como erro determinante para o resultado da partida, e afastou o árbitro Paulo Cesar Zanovelli por tempo indeterminado.

FEVEREIRO: Com a vitória nesse jogo o Átomo vai a final do Rural e é campeão, digamos assim, roubado, falando no popular mesmo.

FEVEREIRO: Clube vende camisas Manto da Massa e não entrega aos sofredores que ameaçam entrar com ações no PROCON.

ABRIL: Técnico Coudet detona diretoria do ASA de Vespasiano e quer ir embora do clube.

ABRIL: Clube inaugura nova arena com dívidas de 440 milhões, com vários problemas de pontos cegos, acessibilidade, falta de internet, serviços de bares não funcionam, um caos.

MAIO: El Pequetito Borrador foi eliminado da Copa do Brasil de 2023, assim como em 2022, sem alcançar a meta esportiva-financeira no torneio traçada no planejamento. O time perdeu para o Corinthians por 2 a 0 em São Paulo, após vencer a ida das oitavas de final por 2 a 0.

JUNHO: ASA demite técnico Coudet que saiu falando mal do elenco, do clube, da diretoria.

AGOSTO: O grande sonho do Atlético-MG para 2022 foi adiado. Após ser desclassificado na Copa do Brasil em julho, o Galo também está fora da disputa da Copa Libertadores. Não conseguiu superar o Palmeiras nas quartas de final – foi eliminado na disputa de pênaltis.

AGOSTO: A CBF aceitou o pedido do ASA e oficializou, nesta sexta-feira (25), o Torneio dos Campeões de 1937 como o primeiro Campeonato Brasileiro da história. Jornalistas atreticanos como Fred Melo Paiva colocaram em dúvida comoos 4R$s con$seguiram esse “título” jogando contra time da marinha.

AGOSTO: Asa faz o primeiro jogo oficial na Arena Zebra Cega contra o santos com gramado soltando a grama e torcedores reclamando de pontos cegos.

SETEMBRO: Diretor fala que vai trocar o gramado da Arena e despesas são maior que as receitas em vários jogos da Arena Zebra Cega.

OUTUBRO: Átomo toma virada do Coritiba e perde para o último colocado do BR na Arena Zebra Cega, mais uma vergonha.

OUTUBRO: CRUZEIRO vence o PEQUETITO BORRADOR no primeiro jogo na Arena Cu de Zebra por 1a0. Diretoria tirou portas de banheiro, espelhos, colocou tapumes, tirou parte do hino nacional, um vexame total para o país inteiro. TREMERAM como sempre!

NOVEMBRO: SAF é aprovada e conselheiros vendem para eles mesmos o clube. Segundo o jornalista Fred Melo paiva o negócio é obscuro e nebuloso.

DEZEMBRO: Torcida das galinhas gritam eu acredito mas mesmo assim time perde de 4a1 para o Bahia que estava na zona de rebaixamento.

DEZEMBRO: Alexandre Kallil ex-presidente questiona a dívida astronômica da nova arena do clube.

DEZEMBRO: Jogadoras do time feminino do ASA reclamam de falta de condições para jogar futebol no clube de Vespasiano, muitas delas já foram embora, quase foram rebaixadas no BR da categoria.

DEZEMBRO: Clube quer ir a FIFA pedir pelo amor de Deus para jogar o mundial sem ganhar a Libertadores.

Esses são os FATOS verdadeiros ocorridos em 2023 que as pequenas aves não citam porque tem vergonha do próprio clube e acham que são grandes e tem alguma importância no cenário esportivo, mas é só aqui nesse blog infestado de frangas que elas cacarejam esse monte de mentiras e tentam reescrever a história do futebol.

2024 tem mais…

Eduardo Massa de Mendonça

Prezado, “observando a franga burra”, acho que você tem muita paciência para anotar acontecimentos rotineiros da franga burra…basta lembrar sempre que se são frangas é por conta da falta de raciocínio, então só pode ser burra mesmo… Ah! Mas aí dirão “que têm coração”, é o que resta, mas continuam não tendo inteligência emocional, no mínimo…

Observando Franga Burra

Boa! Haha Mas aqui no blog do Galai as frangas vivem em um mundo paralelo, acham que torcem para um clube grande mas não passam de um Bangu com grife, com todo respeito ao tradicional clube do Rio.

Marcelo

E você que sonhava com Ewerton Ribeiro???
Já foi a viúva do Anelka, fez de tudo para engravidar dele.
Kkkkkkk

Dudu Coprofágico

VAZA BCO!!!! vagabunda de porta de quartel, comedor de dejetos.

Observando Franga Burra

Esse o fake que escreve como Marcelo, Augusto e outros nomes aqui, mas para o Galai são a encarnação do Fernando Pessoa, nenhum Cruzeirense pode comentar no blog que ela fica nervosa. Calma franga boca imunda!

Dudu Coprofágico

Só você que não pode boca suja, vagabundo os outros CSAzenses são educados. Enquanto você estiver aqui, e é tão fácil identificá-lo kkkk serei o seu TERROR seu verme comedor de caca.
Eduardo Silva BBB, o Beócio BCO.

Observando Franga Burra

Sentiu entrar tudo no toba, franga boca de latrina.

Rei Melo

Parabéns ao Cruzeiro… quanto ao seu texto vale relembrar que não foi a torcida que colocou um estelionatário, um cachaceiro e um analfabeto safado la não!
Forma 400 puxa sacos… metidos a sei lá o que… e olha continuam afazer lambanças como os tais técnicos amigos dos amigos…
A tal maldição dos técnicos quase completou o ciclo com o péssimo dos péssimos Zé Ricardo… talvez o pior destes todos.. Coitado do Goiás….
Mas uma luz surgiu e deu certo o time não caiu!
Feliz 2024… que não deixem o markenting… o pior do Brasil atrapalhar o ano!

Observando Franga Burra

O Galai votou nesses vagabundos para arruinar o clube, faz parte dos 400 puxa sacos?

Marcos Mineiro

Senhor Dalai, passo para desejar ao Sr. e a seus familiares que este ano venha repleto de coisas boas, com muita paz, saúde e sabedoria. Aproveito para cumprimentar todos os verdadeiros cruzeirenses pelo aniversario do clube, pedindo que Deus nos livre sempre das ervas daninhas que infestam nossos quintais.

Manuel Panhame

Kkkkkkkkkkk
E o que fazer com cruzeirenses falsos? Deixá-los privados de seus efusivos cumprimentos? Ora, que elitista maldoso: só quer interação com a elite azulina… Qto às ervas daninhas dos quintais, o senhor não acha pretensão excessiva ocupar Deus?! Contratem jardineiros! Manuel Panhame se candidata! Aguardo retorno … Meu telefone é….

ivam junior

Quero lembrar aos desavisados acéfalos sofredores azuis que o BBBruzeiro morreu já faz tempo. Sua ultima façanha foi o trirrebaixamento na serie B. Comemorar aniversário de uma massa falida é o cúmulo do masoquismo e da falta de sentido de realidade. O que temos aí é um timinho de serie B chamado CSA MG nascido (leia-se Kgado) em 14/04/22 comprado a preço de banana nanica pelo gorducho que veio da Espanha e que não investiu e nem investirá nada neste timeco de várzea. Ano passado não conquistou o Tetrarrebaixamento, mas esse ano conquistará. Pelo menos uma coisa boa o gorducho fez, o novo hino do CSA MG:

Existe um caloteiro na cidade
Que mora na segunda divisão
Eu vivo cheio de vergonha
Pois na realidade ele não paga ninguem
Nos cartorios de Minas Gerais
Temos dividas enormes imortais
BBBruzeiro, BBBruzeiro falido
Nunca combatido
E já vendido

Fábio Sousa

Diz o ditado popular:
“Todo dia sai um bobo de casa”.
Mas, um imbecil como você não deveria nem ter nascido.
É até difícil encontrar adjetivos pra você. Babaca, otário, imbecil, idiota, sem noção…
Esses seriam elogios.

Teobaldo

Noffffaaaa quanta agressividade. Porque tanta mágoa nesse seu coraçãozinho?

Marcelo

Zangou!!!!!!

peppeu

Saudoso Ivan Junior! Peço que agora nao use mais o email corporativo, rs

Observando Franga Burra

Mais uma galinha magoada e mentirosa aqui no puteiro do Galai. Late mais franga magoada e safada! O Galai acha bonito elas fazerem chacota do Cruzeiro, muito democrático mesmo esse espaço das galinhas vagabundas.

Teobaldo

Prezado Galai, em relação ao treinador Carlo Ancelotti, entendo que ele não está recebendo o merecido tratamento por parte da imprensa brasileira. Penso que criticar somente a CBF e seu ex-presidente é tarefa por demais cômoda, mas um detalhe vem passando despercebido: o caráter (mau caráter, por óbvio) do senhor Ancelotti. Parece-me claro que o convite foi feito, afinal nenhuma das partes desmentiu tal fato. Ora, se o treinador fosse tão ético como apregoam, por qual razão o nobre cavalheiro não disse CATEGORICAMENTE que não aceitaria o convite feito pela CBF? Não estou aqui para defender a CBF ou o seu ex-presidente que, nesse caso, pecou pela ingenuidade de não ter exigido do Ancelotti a assinatura em um documento de compromisso futuro ou uma declaração objetiva de que assumiria a Seleção Brasileira. Mas ficar só malhando a CBF e isentando o Ancelotti, mesmo que indiretamente, não parece-me algo razoável. Abraços!

Zezinho

Prezado Dalai, bom dia!!
Parabéns ao cruzeiro pelos 10BBB anos!!
Não poderia deixar passar, “em brancas nuvens”, a festejada data comemorativa!
Sds.

Observando de longe

Boa tarde a todos!

E o novo ano começa numa SEGUNDA, com coluna do Dalai nos relembrando da última contratação ‘de impacto’ do BBBruzeiro: Thiago Neves! Que boa lembrança, Dalai. Obrigado! Se depois dessa não teve mais nenhuma, fica tite, não. É que o impacto dela foi tão grande que quase chegou a um tsunami…

E por falar nisso, o Dalai elenca os principais assuntos de 2023 e que retornarão, pelo visto, com força em 2024, pela ordem: Tsunami, pandemia, IFFHS e título do Galo de 1937. Achei uma ingratidão a falta de menção ao Hulk! E mais ainda agora que vai precisar dividir espaço para falar do Scarpa. Aliás, quanto será que ele vai ganhar por dia? Já fez as contas, Dalai? kkkkkkkkkkkkkkk

Mas o assunto principal dessa falta de assunto de futebol no começo do ano é o manifesto subscrito “por 8 Federações e 30 Clubes das Séries A e B” segundo o Dalai para romper (?) “a sucessão de conchavos que sempre antecede a escolha do novo dirigente” ou como ele anuncia no subtítulo, “moralização, já”. O jornalista Juca Kfouri, tratando do mesmo tema, chega a anunciar, eufórico, tratar-se de algo “inédito” no país. Sei não. Está parecendo com idêntico manifesto que fizeram num passado longínquo, a título de também “moralizar o futebol”, para apoiar a escolha do genro do Havelange, um tal de Ricardo Teixeira, para a presidência da CBF. Pois é, no Brasil até mesmo o que é inédito se repete! Como comédia. Ou quem sabe, como tragédia…

E nessas plagas, o Dalai manda uma mensagem cifrada para o nosso BCO: “Aufere-se valor pelo que está escrito, não por quem escreveu. Agora, pelo menos este ponto vc entendeu?” Será que ele vai matar a charada, Dalai? Claro que não! Então eu vou desenhar para ele: “BCO, pare de usurpar nomes de participantes do blog, lava a boca, escreva mensagens críticas, irônicas, zombeteiras, o que quiser, mas sem palavras de baixo calão e será bem vindo aqui”. Será que ele consegue? Sei não, pode ser que a compulsão fale mais alto…

E vamos seguindo que esse ano promete! Afinal, tudo que já foi, será de novo um dia. É só esperar que vocês Verón o que eu disse! Abraços!

Observando Franga Burra

A galinha putinha do blog fica o dia inteiro fazendo chacota do Galai, mas ele gosta, essa franga tá empoderada aqui. Acham bonito ficar arrotando tolices e contando mentiras com nomes fakes, o Galai acha que são Fernando Pessoa reencarnados. Mas ê isso, aqui é o puteiro das frangas, mais uma vergonha para os Cruzeirenses. Pode latir a vontade sua putinha do Galai.

Marcelo

Se cuida Dalai e demais simpatizantes. 20emaria começou numa SEGUNDA!!

Observando Franga Burra

Mas esse ano segundo o vidente João Dragão é o ano das frangas. Esse ano vai! 20franga vai ter de volta o ídolo Rickão do Peito Cabeludo. Essa galinha da torcida Galo Queer vai dar muitos gritinhos de Eu Acreditu sentado no colo de outras galinhas na Arena Fiofó de Zebra.

Marcelo

Cara, além de bbbabbbaca, você só fala daquilo que gosta: viadagem!!!
Isso tudo te preenche, com certeza!!!!

Observando Franga Burra

Late mais putinha do Galai.

joão de deus filho

Alô torcida azul. Vcs já podem ir buscar o Everton Ribeiro no Aeroporto. Depois é só levá-lo prá Salvador, porque ele já fez a escolha: não quer passar o ano brigando prá não cair. E lá ele tem a possibilidade de ser campeão, pelo menos estadual. Ele, assim como Alex, Ronaldo e outros prefere jogar em times qualificados (parece que o Bahia tá montando um time razoável). Inclusive, vai ser legal ver o seu novo time ganhando do CSA com gol do ER.

Fala sério! (verdadeiro)

“Vcs já podem ir buscar o Everton Ribeiro no Aeroporto. Depois é só levá-lo prá Salvador”

kkkkkkkkkk. É muita zoeira!!! Ninguém respeita mais!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Observando Franga Burra

Lá vai o Bahia pela ponta direita…. CAIXA CAIXA CAIXAAAA

Frangas porqueras, timinho de merda, late mais que tá pouco, franga fracassada, putinha do blog.

Augusto

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Este CSA é piada pronta kkkkkkkkkkkkkkkk
Daqui a pouco aparece mais uma perola kkkkkkkkkk

Observando Franga Burra

João Dragão, o clube tem um teto de gastos, administração profissional é diferente de um Clube que gasta 20 milhões por mês e não ganha nada! O que adianta contratar vários medalhões ganhando fortuna e não ganhar nada? Só gente tola que acha que gastar muito é certeza de título. Sobre perder pro Bahia v6e1s tem experiência né? Tomaram de quatro fora o baile na última partida do BR. O time baiano na zona de rebaixamento e meteram goleada no time mais rico do mundo. HAHAHA galinhas safadas e mentirosas!

Eduardo Silva (O falso Observando Franga Burra)

AIAIAIAIA Eu quero uma arena rabicó de Zebra, eu quero jogadores de nível de seleção, AIAIAAIAI Eu não quero ser coadjuvante, eu quero ser protagonista. Eu quero medalhões no meu time, eu quero, eu quero. Eu não quero ser chamado de come bosta. Eu quero ser respeitado, eu quero, eu quero.
Eu não quero ser chamado de BCO, eu não quero, eu quero ser respeitado, eu quero AIAIAIAIAAIAI.

Observando Franga Burra

Putinha do Galai, late mais que tá pouco. Haha tá nervosa, ta mordida de cobra.

Marcelo

Sabbbe tudo!! Só que não sabbbe nada!!
Kkkkkkkkkkkkkk

Marcelo

Primeiro veio o Largamão, agora vem o Dimennos!
Esse tal CSA/MG é uma piada!!!

Observando Franga Burra

E depois veio a puta da sua mãe. Haha putinha do blog, late mais que tá pouco, seu bostejador! Putinha do Galai. Haha

Observando Franga Burra

Como aqui no blog das Frangas do Galai só ficam contando mentiras, vamos aos fatos:

O grupo City que comanda o Bahia ofereceu um contrato de 2 anos ao Everton Ribeiro mais 1,5 milhões por mês e um contrato para representar o Grupo City no Brasil ao término do contrato.

Para um jogador em fim de carreira é lógico que é um negócio irrecusável, vai ganhar mais que o Gabigol que tá no Flamengo.

Me lembrei do Luan, o menino maluquinho que a DryWorld ofereceu um contrato vitalício pra ele e não cumpriram e enganaram todo o clube das codornas, mas quem não engana esses trouxas?

E pagar esse valor todo de salário não é garantia de títulos, um exemplo é o time do Bangu de Vespasiano que tem uma das maiores folhas do país e não ganharam nada, só um Rural roubado do timim de São Jâo.

Galinhadas safadas e fracassadas!