PEDIMOS TÃO POUCO, HOJE! - Quintal do Dalai

PEDIMOS TÃO POUCO, HOJE!

  • por em 1 de abril de 2021

Gustavo Aleixo/Cruzeiro/Flickr

Basta vermos um time de futebol, com a camisa do Cruzeiro, em campo!

Alguma coisa diferente de pelada de condomínio, em que os chutes são a esmo, os escanteios batidos como tiros de meta, se perdendo do outro lado; em que não se consegue trocar mais de dois passes em sequência nem executar com êxito um lançamento de 20 metros, hoje só pedimos a oportunidade de ver em campo 11 jogadores cônscios da responsabilidade de vestirem a Camisa do Cruzeiro, “apenas” tetracampeã brasileira e hexacampeã da Copa do Brasil. Jogadores que saibam, ainda que por referência de seus pais e avós: vestirão uma camisa que vestiu Tostão, Dirceu Lopes, Alex, Sorin, Piazza, Nonato, Procópio, Abelardo Flecha Azul, Niginho e dezenas de outros “imortais” que ajudaram a escrever as nossas páginas heroicas.

Em dois meses, começará o campeonato da Série B. Temos de ter um time pronto, que a gente saiba de cor.

Os flagelos que nos atingiram, simbolizados por dois Coronavirus sucessivos, explicam plenamente estes dois anos na Série B, mas jamais vão justificar um terceiro!

A reação tem de começar logo. A consciência plena de que enfrentaremos daqui pra frente uma decisiva maratona de 6 jogos em 18 dias, tem de dar sinais de vida na partida de hoje.

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Gustavo Nolasco presenteia os leitores do SUPERESPORTES, às quartas-feiras, com a sua excelente coluna. Escreveu ontem, com o coração e a alma, uma obra prima. Sob o título – FALTA RENDER UM TRIBUTO À VOZ CENTENÁRIA DO CRUZEIRO – ele nos conduz a um passado, longínquo ou recente – mas que de forma nenhuma poderá ficar esquecido nos festejos de nosso Centenário. Plinio Barreto, Felício Brandi, Salomé (“assassinada por desgosto em 2019”), Roberto Batata, Niginho Fantoni, Zé Carlos, Pablito (“patrimônio da arquibancada”), são alguns dos sagrados luzeiros que em algum tempo da jornada iluminaram os nossos caminhos. Têm direito cativo e remido à nossa saudade.

2. Rei Melo, com razão, enfoca a nossa dificuldade em cravar esperanças, para a partida de hoje, em jogadores que continuam devendo. Ainda assim, acho que veremos alguma evolução. Vazaram notícias de treinamentos específicos, desses que a Nação Azul reclama a tanto tempo. Se tudo der certo, espero ler aqui um comentário seu, aplaudindo o time.

3. Carlos Aguiar, na mesma linha, acrescenta: “De nada adianta apontar a sujeira na roupa dos vizinhos, se é a nossa vidraça que está completamente suja…”  Acontece que a histórica rivalidade entre os dois Clubes, funcionando como mola propulsora para o crescimento de ambos, praticamente torna impossível falar sobre um sem ter como referência a posição do outro. Durante meio século, tínhamos cruzeirenses e anti cruzeirenses, sendo que estes festejavam o Borússia, o Bayern, o Estudiantes, times que conseguiram tirar título do Cruzeiro. Mas você tem razão, Carlos. A prioridade deve ser os nossos problemas. Veja que na coluna de hoje abordamos o tema. Ajude-nos a apontar soluções.

4. Ricardo Valle Boechat Braga não percebeu que seu anjo da guarda foi consultar a tabela de vacinação, e cometeu essa barbaridade:

“Qual hegemonia azul?? Em MG são nossos eternos fregueses…”

Desculpe-me, mas quando acontecer incidentes, lapsos de memória desse nível, não comprometa os sobrenomes admiráveis que você carrega. Assine apenas Ricardo.

Você coloca em dúvida a hegemonia do Clube mais vitorioso do Brasil, fora do eixo Rio São Paulo? Pra castigo seu, vou repetir: 2 Libertadores, 2 Supercopas, 4 Brasileiros, 6 Copas do Brasil.

Isto, Ricardo, se chama hegemonia.

Rebatendo (?) um histórico desta grandeza, os atleticanos fizeram o que? Criaram um fantasioso “Torneio do Gelo”, deram-se o título de campeão, sem revelar até hoje quem foi vice, e colocaram no seu hino!

5. Gustavo Bianchetti castiga o blogueiro por ter cutucado caixa de marimbondo, com vara curta. Em verdade, as revelações surpreendentes da diretoria do Clube tiraram os atleticanos da zona de conforto. Sonhavam com tabelinhas de Nacho e Vargas, regadas a salários de milhão mensal, quando despencaram na real: dívida é superior a um bi. Falcatruas de empresários por todos os lados.

Benvindos ao clube.

6. Beth Makennel Makennel faz oportuna radiografia dos atleticanos: “são muito mais anti-Cruzeiro do que torcedores do clube de Vespasiano. Sequer estão sabendo aproveitar o momento de crise financeira do Cruzeiro. ” Também acho e por mais de uma vez me permiti aconselhar o núcleo atleticano deste QUINTAL: ataquem, enquanto podem, este presente pavoroso que estamos vivendo. Mas não mexam no passado. Lá vocês não têm qualquer chance, porque contra fatos não há argumentos.

7. Sem Paciência, assim como Gustavo Bianchetti, sentiu o golpe. Não é agradável sair da zona de conforto. Há dois anos os atleticanos zombam de nossa casa caída e agora descobrem rachaduras graves no seu próprio edifício.

A sabedoria secular já advertia: se o seu telhado é de vidro, não jogue pedras no telhado do vizinho.

A roda gira.

8. João De Deus Filho, comprovadamente uma ilha de racionalidade atleticana, cometendo infração filosófica:

“De patrimônio, só tenho uma casa que vale uns 350 mil. Mas, e o Menin ???”

João, meu amigo, o que você relacionou só vale para o Imposto de Renda. Pode triplicar, num golpe de sorte; ou virar pó, num golpe de azar. O patrimônio metafísico, não, é imutável. Caráter, generosidade, dignidade. Nessa contabilidade, tenho certeza, você paga muito imposto todo ano.

Não devemos ser pesados pelo que temos, mas pelo que somos. Esta é a essência do Regimento Interno que aprendi na vida e procuro implantar neste QUINTAL.

Muito bonito, dirá você, mas isto não paga dívidas. Mas ajuda outros a nos ajudarem. É o que espero venha a ocorrer com o Cruzeiro, já que fomos dizimados criminosamente, diferente de qualquer outro Clube do Brasil. Sim, desfalques, houve em vários. Más administrações, em muitos também. Mas NENHUM teve os cofres arrombados e contratos-bombas firmados, na véspera da pandemia mundial.

João, quanto à situação do Atlético que realmente como você frisou é diferente da nossa, me perdoe mas vou cometer uma pergunta indelicada:

Você, do alto de sua comprovada sabedoria de vida, acredita em almoço de graça?

9. Galo Doido New York, também incomodado em sua zona de conforto com as revelações da diretoria do Atlético, mostra diferenças básicas do passivo dos dois Clubes. São fatos e, contra eles, não há argumentos. O Atlético aumentou a sua dívida com investimentos no time, enquanto o Cruzeiro sofreu um assalto geral, ficando assim sem moeda de troca. Por este enfoque, sem dúvida a situação do Cruzeiro é mais difícil. Há que se considerar, porém: dívida superior a um bi, é perigosa em qualquer circunstância; equipe valiosa aumenta, sim, o patrimônio, mas exige manutenção cara. Quando se estabelece no time, apesar das circunstâncias difíceis que todo o mundo atravessa, incrível salário mínimo de um milhão de reais, ou próximo disso, arma-se uma situação de risco, sem qualquer dúvida. O resultado pode ser tanto uma equipe galáctica quanto um barril de pólvora. Ou os dois, ao mesmo tempo.

10. “Bi-Campeão dos Campeões” conversou com um misterioso informante “que viveu aquela época” e conclui que “essa história de 1966 precisa ser desmascarada”. O Santos de Pelé, abatido por 6 x 2 pelo Cruzeiro, no Mineirão, e 2×3 em São Paulo, era um time decadente, quase uma caixa de pancadas…

Meu caro Bi-Campeão: Primeiro explique onde você achou este Bi, tão desejado e nunca encontrado há décadas e décadas…

Depois, converse de novo com seu informante, pra saber, por exemplo, a versão dele sobre Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mal. Quem sabe a gente não desmascara também essa história?

11. Almoço de Páscoa. No fundo deste QUINTAL uma mesa comprida está sendo montada pra receber nossos 56 condôminos no almoço de domingo de Páscoa. Cadeiras marcadas, intercaladas para evitarmos grupinhos, por exemplo, Joao De Deus Filho ao lado de Rei Melo; Beth Mekennel ao lado de peppeu; Sem Paciência ao lado de Antônio Tonidandel e assim por diante. Única exceção, por vir de longe, Galo Doido New York, a seu pedido, ficará ao lado de Mãe Dinah; No centro, como mediador se necessário, Mecão das Gerais. O ingresso é qualquer ato positivo, honesto, em favor do seu próximo. Valem doações ou até um atencioso bom dia ao varredor de rua.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio

Bom dia
Senhor Dalai, tem algum tempo que não posto nada mais, pois lembra que prometi que enquanto algumas peças ainda continuasse no clube no geral eu desligaria um pouco de futebol no Brasil, como amante de um bom futebol tenho acompanhado mais a premier league e a champions league.
Mas todos os dias ou um dia sim outro não venho aqui ler a sua coluna.
Quero mandar um salve e agradecer pela a presença do assíduo João de Deus Filho aqui na sua coluna, atleticano gente boa, racional, claro as vezes comenta com a paixão mas sempre de forma racional e educada, parabéns e que todos os demais atleticanos que povoa esta coluna o siga de exemplo, afinal como sempre falei, somos rivais em campo e jamais inimigos.
Abraços

João De Deus Filho

Flávio, obrigado pelas palavras e comungo do mesmo pensamento, somos apenas rivais. Fico triste quando vejo torcedores que não sabem levar numa boa o direito do outro de torcer por outras cores. O mesmo anda acontecendo na política e na religião. O normal seria termos 3 times fortes e na primeira divisão. Aí, a zoeira seria muito mais saudável. Porém em alto nível sempre. Um grande abraço.

Ulisses

Como sempre falando a mesma asneira é campeão disso é daquilo é a unica coisa que vcs sempre falam nunca mudam o disco. Sempre falam do GALO. Hegemonia de que?A verdade é que as bombas que vão chegar com pagamentos que vcs nunca vão honrar tiram o sono de vocês. ACORDEM QUEM VIVE DE PASSADO É MUSEU.Essa história de campeão disso daquilo muda o que hoje pra vocês? E não acreditem que vão subir fácil porque não vão e os que roubaram seu clube continuam lá e ainda querem subir ????????

Sem Paciência

Fala Dalai!
Bom dia, Cara!

“… “apenas” tetracampeã brasileira e hexacampeã da Copa do Brasil. Jogadores que saibam, ainda que por referência de seus pais e avós: vestirão uma camisa que vestiu Tostão, Dirceu Lopes, Alex, Sorin, Piazza, Nonato, Procópio, Abelardo Flecha Azul, Niginho e dezenas de outros “imortais” que ajudaram a escrever as nossas páginas heroicas.”

Aquela eterna conversinha arrogante de tempos idos… e que não voltarão jamais… KKKKKK

Quanto à coluna com o título – FALTA RENDER UM TRIBUTO À VOZ CENTENÁRIA DO CRUZEIRO, acho que seria melhor atualizá-la… Talvez.. PAGUE SEUS TRIBUTOS, SEMTERNADA CALOTEIRO! ! ! KKKKKKKKKKKKK

“Durante meio século, tínhamos cruzeirenses e anti cruzeirenses, ”

È ou não, o cúmulo da arrogância e pretensão!? Como se o mundo girasse em torno deles…
Então, agora, que seu time ACABOU, vamos fechar as portas, né?

Ou estamos construindo uma suntuosa fortaleza com muito mais que aço e concreto? Ela é feita do amor, da paixão, do carinho, do dedicação, da devoção de cada Atleticano do mundo! E é a realização do sonho do imenso povo alvinegro que terá finalmente o próprio território, a Terra Prometida, depois de anos no deserto. Enfim, a nossa Meca para peregrinar. Fica determinado que todos os Atleticanos estão obrigados, por dever de torcida, a ir, ao menos uma vez na vida, ao nosso estádio! Chegando ali, cair de joelhos e agradecer ao Criador Todo-Poderoso pela concretização desse sonho.

RESPEITÀVEL PÚBLICO! MAIS UMA APRESENTAÇÂO DO ILUSIONISTA DALA!!

“… “Qual hegemonia azul?? Em MG são nossos eternos fregueses…”

Desculpe-me, mas quando acontecer incidentes, lapsos de memória desse nível, não comprometa os sobrenomes admiráveis que você carrega. Assine apenas Ricardo.

Você coloca em dúvida a hegemonia do Clube mais vitorioso do Brasil, fora do eixo Rio São Paulo? Pra castigo seu, vou repetir: 2 Libertadores, 2 Supercopas, 4 Brasileiros, 6 Copas do Brasil.

Isto, Ricardo, se chama hegemonia.”

Falou de tudo e não disse nada! Apenas para iludir e confundir! O Atleticano Ricardo Valle Boechat Braga apenas apontou a verdade. E o Dalai distorceu. Claramente o Torcedor Alvinegro trata na afirmação dos confrontos João x maria, desculpe, Galão Querido x Caloteiro Esporte Clube! E o Dalai (dando de bobo) quis tratar de confrontos com times fora das divisas estaduais! Qual dos títulos foi ganho em cima do Galão??? NENHUM! ! ! Pode ganhar dos outros fora daqui. Mas, o Hegemônico de MInas Gerais é o GLORIOSO CLUBE ATÉTICO MINEIRO! ! !
Ah! Lembra das finais da Copa do Brasil de 2.014? Essa não aconteceu na década de 60 do século passado… KKKKKKK

“7. Sem Paciência, assim como Gustavo Bianchetti, sentiu o golpe. Não é agradável sair da zona de conforto. Há dois anos os atleticanos zombam de nossa casa caída e agora descobrem rachaduras graves no seu próprio edifício.

A sabedoria secular já advertia: se o seu telhado é de vidro, não jogue pedras no telhado do vizinho.

A roda gira. ”

Nosso telhado é de vidro blindado para podermos contemplar, na abóboda celestial, o infinto e eterno universo alvinegro após cada pôr do sol. Assim não temos medo de pedras… rs O nosso edifício é como bloco de granito maciço. A nossa armadura invulnerável porque forjada no amor e sofrimento. A vitória, uma certeza porque EU ACREDITO!

Ah! A roda da fortuna girou e é a vez de vcs ficarem por baixo… rs Como estamos cimentando e construindo o nosso destino e o de vcs só falta receber uma pá de cal em cima, acho que a roda escangalhou e não vai girar mais… KKKKKK

lucio soares

“Temos de ter um time pronto, que a gente saiba de cor”. Justamente onde está o problema. Na verdade, meu caro Dalai, não temos esse time e, infelizmente, não teremos. Fala-se que para a serie B, contratações serão feitas. Mais um motivo para termos certeza que o time para sabermos de cor ainda não existe. Nem sei se existirá, pois acredito que a diretoria ainda não sabe nem quem vai contratar. E com toda sinceridade, esse time atual é muito fraco e não consegue ficar entre os 10 do campeonato brasileiro deste ano. Infelizmente…

Rei Melo

Sr Dalai com certeza espero poder enxergar um time melhor e sem duvidas falar do mesmo.. Mas por enquanto prefiro esperar. O problema Dalai é que parece que algumas pessoas continuam a insistir nos erros claros e absurdos. e muito gente da imprensa ainda volta a insistir em alguns casos .Talvez por receio de se saírem outros melhores virão…Ai ja viu..
Alguns jogadores por exemplo… estão lá a anos outros foram e voltam em menos de um mês .. todos sabem que estão la por conforto, por não ter cobrança , por contratos que os favorecem mesmo sem receber e sem jogar tb e a maioria pq ninguém os quer jogando devido a fata de técnica para pratica de futebol, assim continuam lá e por incrível que pareça mesmo com a grande deficiência técnica ainda ficam no time. Ou seja tem treta no clube das tretas.
Como não tem como ir aos jogos , e a mamata por lá sem cobrança continua ,o seu espaço talvez sirva para apontar uns erros não é? pq se depender do pessoal de lá kkkkkk só gente ruim de serviço! Eita cambada!

Galo Doido New York

Saudações e Boa Páscoa a todos.

O dono deste quintal comete erro gravissimo nos entitulando anti cruzeirenses como se fosse possivel chamar um cruzeirense de neutro quando o Galo joga contra qualquer adversário…Os flamenguistas não são anti vascainos, ou os palmeirenses não sao anti corinthianos???

O Cruzeiro é o ponto fora da curva, os cruzeirenses ainda presos ao passado, continuam se achando incaiveis mesmo estando na lona…Hoje estão mais para insubiveis, donos de futuro duvidoso (so para eles, pois o resto de mundo sabe como isto vai acabar) e presente vergonhoso…

Com exceção dos proprios cruzeirenses, ainda nao li nem ouvi nenhum jornalista esportivo de Minas ou de fora dizerem que acreditam em uma recuperação rapida do QUEBRADAO DAS GERAIS…

A comemoração de SEMTERNADA esta sendo com SEM TER TIME, SEM TER DINHEIRO e SEM TER PATRIMONIO, mas com MUITAS DIVIDAS IMPAGAVEIS.

Marcelo

2 perguntas: Gustavo Nolasco é o mesmo que atende como culatejante?
Porque cruzeirense, atualmente, só fala de passado, estão trabalhando em museu??

Jamicel

Caro Dalai,

o Cruzeiro não pode esquecer de homenagear o grande Alberto Rodrigues neste Centenário!

Uma das minhas referências na infância para me tornar cruzeirense e de tantos outros.

Um ícone!

lucio soares

Meu caro Dalai, espero que você esteja assistindo ao jogo do mineirão para você convir comigo que esse time não tem a menor condição! Se no ano passado, tínhamos um time medíocre, nesse ano ano é mediocre em dobro.! Não vou nem comentar que não vi jogadas de escanteio, cobrança de falta, troca de passes…Não vou dizer isso porque esse jogo não merece comentário e , muito menos ser visto!

Mecão das Gerais

Ôpa! Estamos aí, Dalai! Fazer a mediação em relação ao lado cruzeirense, creio que não haverá muito trabalho, já que os cruzeirenses estão desanimados, falta força neles até para contestarem! Em relação ao lado atleticano tem sido o oposto, estão como sempre numa inexplicável euforia sem fim (que só passa depois que morrem na praia pela n-ésima vez!), aí veem até o que não existe e se recusam a ver o que de fato existe! O Atlético deve mais de 1 bi, mas 99 em cada 100 atleticanos dizem que está tudo bem, que não há perigo, confiam no mecenas Menin! Mediar quem acredita em almoço grátis não é tarefa fácil, mas é hilário! Morro de rir com as explicações e os malabarismos argumentativos destes simpatizantes!

Deixando as brincadeiras de lado, Feliz Páscoa e paz a todos!

Rei Melo

Dalai vc viu o jogo? o técnico acho que não kkk evoluçãokkkk? Adriano no time pelo menos correu… o resto ..andou sem rumo.. o técnico conseguiu sumir com o sobis… sem gols não ganha jogo tem que explicar para ele isso. Péssimo time muito fraco tecnicamente não tem meio de campo , o tal Claudinho é uma preguiça e tal um leitão o outro parece que nem sabe onda esta.. pq não testar o marco Antônio visto que os outros são péssimos?

Cleiton Novais

Bom dia Senhor Dalai…sou atleticano mas gosto muito de suas colunas. Vc é o tipo de cruzeirense boa praça que tenho prazer em discutir sobre futebol, pois além de se mostrar um entendedor do assunto, também tem um senso de humor inteligente. Te parabenizo por isto e por tornar tão agradável a leitura de seus pensamentos sobre o seu Cruzeiro. Mas vamos lá…fico pensando o pq de vcs, torcedores azuis, sempre citarem a Supercopa em suas listas de conquistas importantes e não citarem as duas Conmebol do Atlético, sendo que esta era disputada por times que na época, se destacavam no futebol no ano anterior e a Supercopa era disputada por quem já tinha ganhado a Libertadores em algum momento, mas que necessariamente não estava bem na época, como exemplo poderíamos citar o Independiente da Argentina que ganhou duas vezes o torneio. Outro fato interessante, que assim como a Conmebol, times que ganharam a Supercopa aqui no Brasil como é o caso de São Paulo e Santos, não dão a mínima para estas conquistas, apenas vcs. Então lhe pergunto, sábio Dalai, pq o Bi da Supercopa pode ser destacado como título importante e o Bi da Conmebol do meu Galo não pode?!? Abraços aqui da “prateleira de cima” do futebol nacional.

João De Deus Filho

Boa tarde.
Infelizmente seu pedido não foi atendido. ( ou felizmente, depende)
Ainda não foi desta vez que seu time deu sinais de vida.
Como eu já disse, trata-se de um enfermo já desenganado pelos médicos.
Eu escrevi infelizmente ai em cima. Isso porque já começo a sentir dó.
Tenho amigos e alguns poucos parentes que são azuis e fico triste por eles.
Como vc disse, seu clube foi praticamente destruído por um tsunami criminoso e nesse ponto eu concordo com vc. Isso nos envergonha. Saber que vivemos num país, onde criminosos fazem o que bem querem e não são devidamente punidos. Eu tenho inveja de países de primeiro mundo onde existem leis e regras e elas são respeitadas.
E, infelizmente sou obrigado a admitir que não tá tendo a mesma graça, ficar tripudiando de um moribundo.
Talvez o gostoso do jogo é vencer o adversário forte.
Mas, ainda estou curtindo a desgraça que caiu sobre o seu time, e isso é culpa de alguns poucos torcedores que extrapolam a essencia da rivalidade.
Eu gosto de assistir ao Alterosa Esportes e lá tem um exemplo de civilidade representado pelo Diogo Medeiros, um cruzeirense que muitos expectadores elogiam. Torcedores assim são respeitados. O mesmo deve acontecer com torcedores do meu Galo. Temos que ter respeito e civilidade. Do outro lado temos rivais, não inimigos.
Bom, deixa as pedra rolarem. Vamos acompanhar com cuidado o desenrolar dessa situação do seu time.
Só espero que, enquanto isso, o meu clube cuide de sua situação financeira. Que façamos um alicerce forte prá garantirmos nosso futuro. O exemplo tá aqui, temos que nos mirar nele, prá não deixar acontecer o mesmo na nossa casa.
Bom FDS a todos.

peppeu

Já que é para sonhar , peça um pônei de uma vez , pois o tal de time em campo não será em 2021, que se anuncia pior que 2019 e 2020.