SÃO FÁBIO - Quintal do Dalai

SÃO FÁBIO

  • por em 3 de abril de 2021

Vinnicius Silva/Cruzeiro/Flickr

Mais uma vez, obrigado.

Fico imaginando o que passa na sua cabeça, assistindo ao jogo naquela posição.

Quantas e quantas vezes a visão do horror atual de nosso time recebe um flash de sua memória. A bola, maltratada, está no meio do campo e acaba de ser entregue a adversário, por causa de uma tentativa de lançamento malsucedida, como as 10 anteriores. Você, na nossa área pequena, solitário, assistindo um “Não Vale a Pena Ver de Novo”.  Aí é que devem se atropelar, como relâmpagos, aqueles piques de memória, reconstituindo jogadas com Montillo, Arrascaeta, Everton Ribeiro… A gente era feliz e sabia.

Mas você não pode se distrair um segundo, seria fatal. Sacode ligeiramente a cabeça, mudando de marcha, passando para o modo-agora e vê o adversário tabelando dentro de nossa área como se passeasse na Afonso Pena. De acordo com as alternâncias da bola e a posição do corpo do adversário, você procura se posicionar melhor na linha de sete metros e 30 centímetros, tentando imaginar de onde vai partir um balaço. Outra vez, a memória atrevida manda flashes…e você “enxerga” a nossa defesa de 5, 10 anos atrás, que tanto facilitava sua vida.

De repente, de onde menos você esperava, vem um bólide fumegante. Você está a três passos do ponto em que deveria estar. Não vai dar tempo de cortar a bola. Ainda assim, num átimo, busca forças não sabe de onde (em verdade, você sabe!). E, praticamente voa, esticado como um albatroz que vai pegar um peixe a 400 metros de distância.

Voltam a respirar 9 milhões de corações azuis.

Nem tem tempo de curtir. Na reposição de bola, nossos atacantes como sempre fazem falta no marcador. Matam a jogada e armam novo ataque inimigo. Outra defesa. Mais uma reposição. Desta vez, bola dominada por nós no meio de campo, vamos nos arriscar a média e curta distância. Aí, de longe, você vê a repetição do que sempre acontece em todos os jogos: há alternância nos arremates. Uns, matando nosso ataque, são meras bolas recuadas para o goleiro. Outros quase saem pra fora do estádio. No jogo contra o Tombense houve uma gloriosa exceção e a bola bateu na trave. Terá sido por isto que o nosso técnico disse ter visto progresso? A quase unanimidade acha muito pouco para um time chamado Cruzeiro fazer em campo durante 90 minutos.

Essa triste rotina que você vem acompanhando, e certamente sofrendo muito, há dois anos, teria um capítulo ainda mais doloroso no jogo de quinta-feira. Após 10 dias de treinamentos, “conseguimos” colocar em campo, contra o Tombense, um time que pareceu jogar junto pela primeira vez. Os mesmos e incríveis erros de passes, lançamentos, desarmes, lançamentos. A primeira oportunidade real de gol surgiu só aos 38 minutos. Quatro minutos depois, Cáceres salvou o gol do Tombense. Éramos mais do mesmo, de novo. Um horror como equipe de futebol tanto assim que para o segundo tempo meio time foi alterado. Melhoramos, porque piorar era impossível. Mas aí vem a pergunta que não quer calar: o que treinamos? O que aprendemos em 10 dias de “preparação” pra não mostrar absolutamente nada de realmente positivo em campo? Pra colocar um time no primeiro tempo e outro no segundo?

Era este panorama desanimador que Fabio assistia, com exceção de três arremates de Airton, quando, aos 26 minutos da etapa final, o desatento Alan Ruschel coloca mão na bola, sendo marcado pênalti com a expulsão do lateral, que já havia tomado desnecessário cartão amarelo. Jogando até então pra não ganhar, e com um a menos, o pênalti seria mais uma pancada em quem já respirava por aparelhos.

A Nação Azul preparava mais um velório.

Paulinho Dias ajeitou a bola na marca. Deus três passes para trás. Correu. Chutou no canto.

E Fábio praticou a sua trigésima segunda defesa de pênalti.

No finalzinho, o atacante Alípio, após enrolar Ramon e Manoel, já na pequena área se preparou para o gol da vitória.

São Fábio estava lá.

BATE PAPO NO QUINTAL

1.  Felipe Conceição – Uma das suas qualidades reconhecidas era ver sempre o mesmo jogo que a gente via. Teve recaída, quinta-feira, contra a Tombense. Viu uma luz no fim do túnel, sem perceber que era o trem se aproximando.

2. Cleiton Novais, assim como outros condôminos deste QUINTAL, diplomou-se no Instituto Rio Branco. Dá estocada de esgrima no blogueiro: porque não reconhecemos o bi do Atlético na Conmebol?

Meu caro Cleiton, reconhecemos, sim. Desculpe-me, mas observe que nem os atleticanos dão muita importância. Sabe aquelas medalhas do antigo “Torneio Início” que abria os campeonatos estaduais? Qualquer semelhança não é mera coincidência. Aguardamos sua defesa.

3. Flavio pega pesado. Não está aguentando ver jogos do Cruzeiro. Como gosta de bom futebol, prefere acompanhar a Premier League e a Champions League. Procuro fazer isto, também Flavio, para desanuviar os olhos. E sempre reparo alguns detalhes bem significativos: nelas raramente você vê aqueles chutes bobos a gol sem qualquer proveito prático; os lançamentos são calibrados, tirando do marcador e ao alcance do companheiro servido; desarmes visam tomar a bola, sem faltas. Passes são como delivery: entrega na porta, jamais um tiro de meta na canela do companheiro.

Será que um dia vamos voltar a ver isto com a camisa mais bonita do Brasil?

4. Rei Melo, este não é o Bate Papo que esperávamos pra hoje, pós jogo contra o Tombense. 10 dias de treinamento me deram esperança de que o time seria melhor formado. Mas tudo foi igual ao que estamos vendo e não estamos gostando. Horrível. A única novidade é desanimadora: Felipe Conceição passou a “ver” o jogo imaginário que ele gostaria que fosse real.

5. Cacá, jovem, precipitar-se na cobrança pelas redes sociais de valores, é censurável, embora compreensível. Diretoria abdicar dos contatos pessoais, preservados, e preferir lavar roupa suja na rua, é lamentável.

6. Mecão das Gerais surpreendido em meditação, renovando forças espirituais e físicas, para mediar o almoço de Páscoa, amanhã, neste QUINTAL. Feliz com os resultados de quinta-feira, acha que o caldo tomado no sul esfriará um pouco o ânimo de Galo Doido New York e peppeu (os dois que, ao ver de Mecão, vão exigir mais atenção). Confidenciou ontem à noite, a este blogueiro, que quando começa a desesperar-se com a difícil tarefa, lembra que, em caso de incêndio, terá bombeiro de plantão, que também atende por João De Deus Filho.

7. lúcio soares, como gostaria de discordar e dizer que você está equivocado em seu doloroso vaticínio:

“Se no ano passado tínhamos um time medíocre, neste ano é medíocre em dobro! ”

Como negar?

As únicas esperanças possíveis:  Marco Antônio e os dois reforços que podem re-estrear: Rômulo e Lucas Ventura (ex-Nonoca).  

8. Jamicel faz oportuna, inegável, indubitável sugestão: Nas comemorações do Centenário do Cruzeiro, Alberto Rodrigues tem de ser destaque. O Vibrante é unanimidade absoluta para 9 milhões de corações azuis. Um ícone.

9. Ulisses, bravo, ataca o blogueiro:

“Como sempre falando a mesma asneira: é campeão disso, é daquilo, é a única coisa que vcs sempre falam, nunca mudam o disco. (…) ACORDEM, QUEM VIVE DE PASSADO É MUSEU”.

Calma, Ulisses, quem vive de passado realmente é Museu. Mas também campeões, que conquistaram títulos, medalhas, troféus.

Quando o presente é preocupante, como é o caso do Cruzeiro, o passado de glórias ajuda muito. A sabedoria popular já assinalava: relembrar o passado é viver duas vezes.

Desculpe-me, mas se o Atlético tivesse passado como o nosso, não sofreria tanto nos últimos 50 anos.

10. Sem Paciência trabalhando pesado na Semana Santa: protegeu com vidro blindado o telhado atleticano, para que possam continuar jogando pedras no nosso, sem temer revide. Ao mesmo tempo, abriu complexos e místicos trabalhos com meta ambiciosa: transformar o bairro Califórnia, em Terra Prometida. Lá se ergue a Meca Atleticana onde o torcedor, pelo menos uma vez na vida, deverá comparecer em peregrinação, caindo de joelhos…

Vamos tumultuar este projeto, por meios pacíficos e legais? Peço auxílio aos universitários.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
peppeu

Em resumo: estamos vendo aí um repeteco de 2020.
Lembro-me de no começo da temporada o Benderson Boreira falar de time grande intragável e brigador …
Bom , o desenrolar posterior a isto vimos todos kkkkkkkk

JCSR

Caro Dalai ! Vai aqui uma sugestão : – aquele volante da Caldense que fez o gol da vitória sobre as frangas joga muito mais e tem bem mais vontade em campo que qualquer um dos meio campista atuais do Cruzeiro. Fica a dica !

peppeu

O problema será algum atleta querer jogar em time caloteiro .

Ulisses

Aceita que doi menos trofeus,titulos não entram em campo, que adianta falar em glorias passadas na situação atual de seu time. A unica coisa que concordo é que Fábio sempre salva vocês. Mas te pergunto ate quando uma hora ele vai sair.Se preparem porque de todos times que já vi cairem vocês estão em pior situação e muitas cobranças vão chegar e vocês não conseguem pagar nem um roupeiro.Trofeus títulos,glorias passadas não pagam contas e para piorar os que afundaram seu time continuam no clube.

VINICIUS

salvar como, se não foi campeão internacional e caiu com time e não subiu e nem vai subir?

Juliano Damien

É, Dalai, foi-se a época em que “camisa pesava” e fazia diferença.
O que vemos hoje – como vimos ano passado na série B, principalmente – são adversários que não mais respeitam o Cruzeiro, isso, somado a termos um futebol mais bem nivelado, Campeonato Mineiro que, de anos pra cá, subiu consideravelmente o nível técnico (e não foi o Mineiro somente, como pudemos constatar na série B), além de, claro, critérios da arbitragem, que, claramente, dois pesos, duas medidas: o critério contra o Cruzeiro e a falta de critério a favor do Cruzeiro (existindo, claro, exceções, como no clássico vencido contra o América ano passado, com inúmeras decisões equivocadas e que comprometeu por completo o clássico).

Tem faltado, creio eu, é humildade ao Cruzeiro porque, não dá mais pra colocar ‘no topo’ e se julgar como o ‘gigante’ que já fora: é posição a ser RECONQUISTADA e não desfrutada, fato.

No mais, gosto do Felipe, o acho bom treinador e creio que tenha condições de fazer grande trabalho na Toca da Raposa. Faltando é, principalmente, acertar os pontos no meio-campo, que é onde, destaco, o time tem se perdido e se comprometido: acertar posicionamento, movimentações, setor de marcação – quem pega quem, quem dá cobertura, quem aperta, onde aperta e afins – e igualmente de apoio.
Time pouco fez gols – 4 em 6 jogos; isso? – e não marcou ainda no 1º tempo. Ansiedade tem tomado conta e deixado a equipe insegura, por isso também tem estado um tanto quanto “travada” no decorrer das partidas. Porém, penso que, amanhã (domingo, 04/04), tem plenas condições de começar a deslanchar contra o Boa em Varjinha. Duas equipes combalidas para o que promete ser um jogo aberto, o que facilitaria o do Cruzeiro impor seu estilo de jogo e sair vitorioso.

Pra encerrar, jogando contra times que jogam ‘por uma bola’: movimentação, troca rápida de passes, triangulações, ao invés de desespero, chutar a bola de tudo quanto é lugar e bombardeio de cruzamentos improdutivos na área.

Galo Doido New York

Feliz Páscoa a todos.

Sr. blogueiro, os cruzeirenses serão neutros neste Domingo de Páscoa, ou serão anti atleticanos?
Onde esta a Nau azul? Ainda a deriva ou esta adernando com o Capitão mais perdido do que cego em meio a um tiroteio? O que aconteceu com o NACHO GENERICO?

O problema do LPL (Lado pobre da lagoa) é não ter time ou não ter técnico? Ou quem sabe não ter nenhum dos dois?

Quem é pior: o Bolsonaro, o Lula ou o Cruzeiro?

Sem Paciência

O LULAdrão é imbatível! Maior estelionatário e ladrão da História da Humanidade! KKKKKKK
Foram BILHÕES roubados pelo Projeto Criminoso de Poder!

Galo Doido New York

Acertou na mosca, mas a decisão foi no photochart ja que a disputa foi cabeça a cabeça entre os 3.

Rei Melo

Sr Dalai realmente é difícil acreditar que não existe uma pessoa sequer uma ,no bando de gente que fica la dentro do clube que não enxerga o que esta claro. Esse grupo de jogadores é muito muito muito muito pior que o péssimo time do ano passado.
Tem la 400 ou mais sem vergonhas e safados que colocaram a quadrilha la, que mantem membros la e pagos e o pior não tem a mínima noção de quem sabe ou não jogar futebol.
Desde as categorias de base, onde quem manda são empresários, que viram diretores e que infestam o clube de péssimos atletas. Assim o clube so tem gente que não sabe nada de futebol.
Olha esse time….é nítido que não vai melhorar nada e olha corre serio risco de cair para serie B do mineiro, devido que perder para os paraguaios é certo( olha o nível de atletas de um e o amadorismo do outro) , e não conseguir vencer os péssimos times amadores do ruralito é outra coisa que tem grande chance de acontecer.
Mas…… la dentro parece que o time é o Bayer, o o City…..Esse técnico com cara de boi sonso não dura até o fim do campeonato, ja esta delirando vendo evolução… me mostra onde … quem? o time não criou nada, tomou um sufoco do tombense e somente a torcida vê isso?
Te pergunto de novo.. Vc que ja esteve la dentro.. com o bando.. será que existe alguém lá que algum dia já viu jogo de futebol? ou essa cambada so vai la para usufruir e proteger sem vergonha.
Volto a falar ..enquanto tiver gente da facção e ex jogadores nesse grupo(Leo .. Henrique.. Claudinho.. Marcinho , Jadson Refugo, ruschel ,Mathes 1 , 2 , 3 Felipe augusto e mais uns 15 do grupo e o tal DAVId mandando essa draga tende a piorar e muito.
Sei que vc tem que apoiar .. dar incentivo emocional etc etc. Mas numa boa o S.r. esta fazendo papel de trouxa … Esta na hora ou já passou da hora de começar a falar .. apontar e o mais rápido possível tirar de la esse técnico boi sonso pau mandado de David, e esse diretor burro que trouxeram sei la de onde.
Eu acho que amanha após mais uma derrota para o time de várzea la de varginha o boi sonso que vê evolução no nada cai fora .. Para o bem de todos e que leve junto 25 jogadores desse grupo no mínimo.
Esquece de Marco Antônio.. a Anta do técnico prefere Jadson o refugo ou David manda escalar essa coisa ou outro que seja de interesse dele e da quadrilha que ainda esta lá .
impressionante como vcs conselheiros conseguiram acabar com um clube de 100 anos em pouco tempo. Ou já esqueceram que foram vcs que elegeram um pinguço um estelionatário e um analfabeto e que os mantem la ate hj para saquear o clube.

peppeu

Textão = acusou o golpe .

Sem Paciência

Nada! Estão acusando de “gópi” há muito tempo! KKKKKKK

peppeu

Bom, tem os lunaticos aí vendo sinais de recuperação , diretoria eficiente e novos tempos … kkkkk

Galo Doido New York

Qual golpe? O financeiro, o rebaixamento, o esportivo, ou todos juntos? Ja nem tenho como zoar meus amigos cruzeirenses de tão depressivos que estão…Pobrezinhos!!!!

Sem Paciência

Feliz Páscoa a todos!

Amanhã é dia do coelhinho levar os ovos… rs

Cleiton Novais

Senhor Dalai…primeiramente queria parabenizar vc e toda a torcida do Cruzeiro pela grande vitória deste domingo contra o Boa Esporte, time que está próximo ao meio da tabela do Campeonato Estadual em uma honrosa 12ª posição (ops…no Mineiro são apenas 12 times né, pensei que eram 20 hahaha), mas vamos lá, após a sua comparação da Conmebol com um torneio inicio, posso até aceitar o seu desdém com a competição, ele é até compreensível sabendo de qual lado da Lagoa ele vem, mas dizer que o atleticano não valoriza a mesma não é verdade!!! Tenho 38 anos, mas me lembro muito bem das batalhas contra o Olímpia em 92, time que era o atual campeão da Recopa em 91, tendo chegado na disputa após ser campeão da Libertadores em 90 e que contava com Goeycoechea debaixo das traves, lembro também da derrota chocante e acachapante contra o Rosário em 95, enfrentando um estadio hostil e lotado por uma das torcidas mais fanáticas do mundo. Como esquecer 97 meu povo?!? Ganhamos do Lanus em BH após uma verdadeira guerra na primeira partida na grande Buenos Aires, quando o tecnico Emerson Leão tomou tanta porrada, que até hoje leva as marcas físicas no rosto. Sendo assim, se algum atleticano que está aqui lendo o meu comentário e não valoriza a Conmebol, acho melhor rever os seus conceitos e analisar se é atleticano de verdade ou apenas um torcedor que simpatiza com o lado alvinegro de nossa querida Minas Gerais. Para finalizar o assunto “Torneio Inicio” usado pejorativamente pelo Senhor, vamos ficar combinados assim então: Cruzeirenses acham a Taça Conmebol uma coisa parecida com o que Santistas e São Paulinos acham da Supercopa fechou??? Ahhh…e antes de terminar, uma curiosidade…a mudança da alcunha de Nonoca para Lucas Ventura é uma estratégia de marketing para que o elenco do Cruzeiro fique com menos cara de time de Segunda Divisão?!? Se tiver sido esta a intenção, não vale a pena…lembre-se que o Leleo foi campeão da Libertadores em 2013 com um nome pitoresco…título inclusive que o “santo” que dá nome a esta coluna, não tem hehehe…forte abraço nobre Dalai!!! Aqui no primeiro mundo do futebol brasileiro está tudo bem, espero que aí no mundo sub-desenvolvido também esteja. Boa semana pro senhor!!!