SIMBIOSE - Quintal do Dalai

SIMBIOSE

  • por em 6 de janeiro de 2021

     

O dicionário ensina: “associação de dois ou mais seres de espécie diferente, que lhes permite viver com vantagens recíprocas. ”

No reino animal e no vegetal são inúmeros os exemplos desse auxilio mútuo.

No futebol e em razão da bipolarização, os casos mais contundentes nasceram em Belo Horizonte e em Porto Alegre. Uma relação de “ódio esportivo” incendeia as torcidas rivais sedimentando paradoxalmente um liame de dependência psicológica. Vencer é uma alegria que só se completa com o rival abatido, se possível humilhado. É por isso que aquele 6 x 1 não tem preço. Mas também é por isso que os atleticanos, há dois meses, se instalaram no paraíso, liderando a Série A e vendo o Cruzeiro ameaçado de cair para a Série C. Impossível, no futebol, felicidade mais completa.

Aí entra um terceiro fator que vamos chamar de B.O. com duplo sentido: lembra ocorrência urgente, mas principalmente, “balão de oxigênio”. Teleologicamente, tem a ver com aquela famosa pesquisa feita nos Estados Unidos, já lembrada aqui: Você prefere ganhar na loteria ou ver a casa do vizinho, melhor do que a sua, pegar fogo? Óbvio, o incêndio venceu. Na arena, onde cruzeirenses e atleticanos mostram todo dia que “viver é lutar”, desgraça do outro é colírio para os nossos olhos. Há algumas semanas, a gente na lona, aquele refrão de “segue o líder! ” era cutucada em nervo de dente exposto. Como doía. Até que São Paulo, milagroso, nos trouxe o balão de oxigênio. Goleada prá silenciar galinheiro.

Se tivesse foguetes em casa, teria soltado, como fizeram centenas de atleticanos na madrugada de 23 de novembro de 1976, vendo o Cruzeiro, num campo coberto de neve, perder por 2 x 0 a primeira partida contra o Bayern, na disputa do Campeonato Mundial de Clubes. O time era base da seleção alemã, campeã do mundo em 74. Munique, cinco graus negativos. Fiquei impressionado com a quantidade de atleticanos acordados às 3 da madrugada, foguetes na mão. Depois passei a entender. Um 0 x 0 no mês seguinte, com 113.700 torcedores presentes no Mineirão, tirou-nos a chance do título mundial. Mas deu aos atleticanos uma nova bandeira: “Obrigado, Bayern”.

Isto é uma espécie sui generis de ”simbiose esportiva”. E ela vem de onde menos se espera. Quem já ouvira falar, antes, em “Afogados da Ingazeira”?

É por isso que este QUINTAL tem de ser democrático. Precisamos dos atleticanos, como eles precisam de nós. Por exemplo, agora, nesta triste situação de barco sem bússola em que nos encontramos, em alto mar e ameaças de novos tsunamis, passamos o olho na tabela da Série A e, mesmo com os incríveis resultados de ontem, vemos um time com a flanelinha na mão, prá entregar a quem? São Paulo? Flamengo? Inter? Grêmio?

BATE PAPO NO QUINTAL

1. Geraldo, não podemos impor censura neste QUINTAL, que está nos fundos e propositalmente não tem muros. Todos que aqui chegam são benvindos, mesmo que para dar pancadas. Às vezes, acho que mereço algumas mesmo. Como você, também não gosto de palavrões e termos chulos porque felizmente não convivi com eles. Nem todos, porém, tiveram essa sorte. E é sempre um bom exercício experimentar a diversidade.

2. O Terror das Segundinas, como um “vampiro” a procura de sangue, sentiu falta da coluna segunda-feira.

Este QUINTAL surgiu com a pretensão de ser um modesto auxiliar de fé e estímulo ao retorno do Cruzeiro à Série A. Aceitei o não fácil desafio de, todo dia, inclusive fins de semana e feriados, com ou sem jogos, enviar mensagens de esperança à Nação Azul. Acho que não ajudei muito. Os próprios comandantes não se convenceram de que isto seria possível. Como já revelei, tenho a honra de participar de 40 grupos de cruzeirenses. De um deles, domingo último, recebi mensagem dura: “Dalai, vc poderia aliviar um pouco prá nós. Já é difícil aguentar esse time horroroso ameaçado de cair para a Série C, o Corona-Wagner, o Coronavirus, esses jogadores, essa diretoria, esse comando técnico, e ainda sua coluna diária!

Por favor, salte um dia. A gente poderá ficar livre de você, dia sim dia não”. Resolvi atender. Afinal, agora a nossa “luta oficial” é nos livrarmos da terrível ameaça dos 0,0001% de cairmos para a C.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Junior Pereira

Mas essa coluna é sobre o crüzeiro ou Galo ?
Só se fala de Atlético aqui …

Jamicel

Continue com as colunas diárias, Dalai!

Senti falta dos amigos atleticanos com a sua famosa catarse, na tentativa de fazer frente a sua coluna!

Abraços!

Gunther Hofner

Bom dia Dalas. Feliz 2021!

Vez e outra vejo antagonismo entre a ideia (teoria) e a pratica aqui no blog
‘…Este QUINTAL surgiu com a pretensão de ser um modesto auxiliar de fé e estímulo ao retorno do Cruzeiro à Série A….’ ‘…enviar mensagens de esperança à Nação Azul…’

De cada 10 publicações, 8 geralmente falam do GALO.

Entendo da necessidade de provação para alavancar ‘audiência’, mas conforme já mencionei, mude o disco, alguns textos estão apelantes. Chatos!

Terreno, Benecy, segue o lider, shopping…. crebo por de mais.

Galo Doido New York

O dono deste quintal eh um visionario. Sabedor privilegiado da realidade azul, com muita frequencia vem preparando os tais 9 milhoes para a inauguracao do museu celeste. Como falar de algo sem presente e sem futuro??? Gritam aos quatro ventos que ja ganharam 10 libertadores, 20 brasileiros e 40 copas do Brasil com a pretencao de intimidar os adversarios. Da pior maneira possivel nao so o dono deste quintal mas tambem os tais 9 milhoes descobriram que alem deles, ninguem dentro das 4 linhas da a minima pra essa baboseira.

Em Sao Paulo ja houve um azulao que obteve um certo sucesso, e atualmente nem coadjuvante eh. Nao surpreenderia se em breve alguns sem nocao comecarem a culpar a cor azul pelo fracasso do IBIS MINEIRO. Falar do Bayern, foguetorio que aconteceu quando a maioria de nos nem era nascido eh prova cabal que os capitulos finais da historia IBIS MINEIRO esta sendo escrita.

O epilogo ja eh conhecido, a desesperanca tomou conta, so restou nostalgia.

guioday rodrigues

Esse adora falar do GALO e como toda boa MARIOLA vive de uma goleada como se o TIMECO FALIDO nunca tivessem tomado uma. kkkkkkkkkkkk Fala de “Mundial” quando na realidade NUNCA disputaram um ja que Mundial “oficial” da FIFA começou em 2000. Criaram o “RAJA DAY” para zoar o GALO e fica de MIMIMI com Bayer, Borrusia. Eita hipocrisia. Mas MARIA é assim mesmo..torcem mais contra o GALO do que a favor do próprio TIMECO FALIDO. Preocupados com o GALO na SÉRIE A enquanto o TIMECO AZUL definha na SÉRIE B. Passando VEXAMES HISTÓRICOS. Vai entender a MARIADA…
“Segue o Lider” não conseguiram falar isso em uma FRAQUISSIMA SÉRIE B e querem zoar o GALO na SÉRIE A. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ESSE DALAI DA LAMA É UM FANFARRÃO

Luiz Antonio Lopes Barcelos

Gulosam, aqui se fala em 6ay1o, porque vocês, “Segue o líder”, não saem daqui.
Com o time de vocês na vice-liderança ( kkk), não saem do Quintal!!!!
Isso é amor demais.

guioday rodrigues

ALguém tem que aparecer aqui para RIR ja que a torcida do TIMEC FALIDO DA SÉRIE B SUMIU..só aparece alguns coitados como vc.

Quando seu TIMECO FOR LIDER da SÉRIE B vc fala em “segue o líder” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcelo

Boa tarde. O texto está ótimo. A relação de simbiose nessa polaridade é mesmo evidente por mais contraditório que possa parecer. Numa conversa com um atleticano, na qual ele, claro, ignorando essa relação, bradava todo o seu entusiasmo sobre uma possível extinção do clube celeste. Logo eu o questionei, você não acredita mesmo que o flamenguista lá no rio esteja preocupado com o seu time né? Todos os títulos vencidos pelo flamengo na temporada passada foram comemorados em cima dos vascaínos, tricolores e botafoguenses. Ou seja, o título pode ser mundial, mas a comemoração é feita por causa e para o vizinho, aludindo ainda ao texto da coluna de hoje. No nosso caso aqui, há uma dependência ainda maior: o que mais fez a torcida de um clube com mais de 100 anos com apenas 3 títulos de expressão fora da regionalidade? Quer mesmo ficar sozinho?rs. Mas vou avisando, isso não irá acontecer.

peppeu

Sabe o que é o melhor, Marcelo? Saber que vc chega em casa à noite, vai se deitar e, ao colocar a cabeça no travesseiro, em silêncio, naquele momento da verdade de encarar os nosso próprios demônios, sabe apenas de uma coisa: o Cruzeiro acabou, não tem mais volta, e que amanhã vc terá que encarar toda a zoeira novamente. E depois de amanhã também…

Galo Doido New York

BREAKING NEWS

FELIPAO DIZ QUE SUA MISSAO ESTA CUMPRIDA.

IBIS MINEIRO JA SE MOVIMENTA EM BUSCA DE UM NOVO SOFREDOR, DIGO TREINADOR.

peppeu

Ainda bem que a multa é leve, né?

Jorge

kkkkk. Nem a torcida do Cruzeiro tá aguentando o Dalai… Pede pra sair… kkkkk.

Everton Pereira

Boa tarde. Sou cruzeirense e tenho que afirmar: que péssima coluna essa aqui do Dalai. Sempre é uma das piores coisas que leio no meio jornalístico esportivo. Leio para ampliar minha referência crítica a essa parcela arrogante da torcida. Nada serve como algo crítico e construtivo frente à realidade que atravessamos. Esse eterno devaneio para a rivalidade não ajuda em nada para uma reflexão decente e de principalmente responsabilizar os que são os reais causadores pelo tempo que atravessamos. Resisti muito em escrever, mas insistentemente venho aqui na esperança de algo mais lúcido que pelo menos nos coloque em condição da dignidade de tempos atrás. Mas este autor da coluna insiste mais em falar sobre o Atlético-MG e uma burra rivalidade do que enxergar o que de fato é nosso, do Cruzeiro. Fico muito triste em saber essa corja que ainda está no Cruzeiro foram seus aliados/companheiros de anos e que nada foi feito antes de eclodir tanta ruindade. A fissura já havia sido aberta bem antes, e você Dalai, que já era um conselheiro e tinha o seu papel e campo de influência poderia ter feito algo, exposto algo. Mas não, você foi conivente. Como ainda o é e tenta eximir sempre a sua culpa. Esqueça o Atlético-MG, sua pauta aqui é o Cruzeiro. Abra espaço para reflexões, posicionamentos e sentimentos de acordo com o que nos convém. Esse espaço virou um antro de egocentrismo e falas ufanistas, o que aleija boa parte dos Cruzeirenses do que de fato é nosso.

O Terror das Segundinas

Valeu Dalai!
Forte abraço