UM PONTO A MAIS PARA O LÍDER  - Quintal do Dalai

UM PONTO A MAIS PARA O LÍDER 

  • por em 1 de setembro de 2022

Cruzeiro/Reprodução/Flickr

O salto poderia ser de três pontos, não conseguimos por deficiência técnica; Mas também poderia ser nada, e nos livramos por milagre de “São Rafael”. O Sampaio Correa é o segundo melhor mandante e sofreu até agora apenas uma derrota no seu campo. O jogo não seria mesmo fácil.  A lamentar apenas a falta de mais gols no primeiro tempo, porque as oportunidades foram muitas. Com o placar de 1 x 0, os contra-ataques do adversário são sempre mais perigosos porque podem levar ao empate, o que acabou acontecendo no minuto final em jogada de bola parada. Dando voz ao “corneteiro” que somos todos nós, achei que Jajá e Lincoln demoraram a entrar, ressalvada a hipótese de restrições físicas.

O importante é que a cada jogo, apesar dos pesares, mostramos mais entrosamento em especial no meio de campo. E alguns jogadores comprovam qualidades pra conviver também na Série A, como Rafael Cabral, Lucas Oliveira, Bruno Rodrigues, Daniel Junior, Chay, dentre outros.

Próxima estação: domingo, às 16h, no Mineirão, contra o Criciúma. Mais de 50 mil garantidos. Show da Nação Azul.

  BATE PAPO NO QUINTAL 

1. José Antônio leva o blogueiro às cordas:

“Nem uma palavra sobre a fala do técnico de seu time sobre qual seria o desempenho na Série A? ”

Não fugi do tema. Apenas achei que era óbvio. Pezzolano realmente declarou que o time atual do Cruzeiro não tem condições de disputar com a elite do futebol. Ou seja, admitiu o que todos aceitam inclusive neste QUINTAL onde são habituais os comentários sobre deficiência técnica de vários jogadores, suprida pela garra e determinação. Até títulos de coluna apontaram essa realidade (“Faltou inspiração sobrou transpiração”). O que tranquiliza a Nação Azul é que o staff cruzeirense está no mercado. Bons reforços já devem estar arrumando as malas.

2. Manuel Panhame liga o farol de popa, translada-se para a sua Zona da Mata nos idos de 1988, destrava a memória e se reencontra com um jovem intelectual, sedutor, perigo ambulante para a puberdade feminina. O futebol na região, mais carioca que mineiro. Disputava-se uma inédita Supercopa dos Campeões da Libertadores, entre Cruzeiro, Santos, Grêmio e Flamengo, pelo Brasil, e Independiente, Racing, Boca Juniors, Estudiantes, Penarol, Olímpia, Argentinos Juniors e River Plate.

6 times passaram à 2ª, fase, que teve estes resultados: Nacional 5 x 0 Flamengo; Grêmio 2 x 3 River Plate; Cruzeiro 2 x 0 Argentinos Juniors. Leia-se: apenas o Cruzeiro representava o Brasil nas semifinais, o que era mais ou menos comum naquela época.

O nosso jovem futuro historiador, mas já atleticano irrecuperável, preparava-se para acompanhar os jogos entre Racing x River Plate e Cruzeiro x Nacional. Pronto pra zoar o Cruzeiro, percorre os bares à procura de companheiros dispostos a integrar um bloco pró Nacional do Uruguai e espanta-se com o desinteresse geral. Percebe então que, depois da eliminação do Flamengo, a Supercopa virou, ali, disputa de Curling. O Cruzeiro havia perdido o jogo de ida por 3 x 2. No Mineirão, mais de 90 mil torcedores coloriam de azul todo o estádio, apoiando o time. Bem longe dali Panhame procurava, sem êxito, um companheiro pra festejar a esperada eliminação do rival. Jogo eletrizante. Sem perceber, o jovem Maneco (assim conhecido nas rodas boêmias) foi se deixando levar “pelo rio que passava em sua vida…”, se enlevou de tal forma que, quando aos 20 minutos do segundo tempo veio o gol de Robson, encheu os pulmões e soltou um “Zêrooooooo !!!” que assustou a Zona da Mata. A emoção inundou Minas Gerais e vários consulados azuis mundo afora.

O historiador descreve o que sentiu:

“Se me contassem, eu em sã consciência não acreditaria. Não. De jeito nenhum. Manuel Panhame, atleticano de quatro ou mais costados, torcendo fervoroso pelo cruzeirim csa e vibrando aos berros, pulos e socos no ar com gol do ponta Robson a três minutos do final, após chapelar o adversário! ”

Pelo critério de gols no campo do mandante, o Cruzeiro classificou-se para a final, com o Racing. Perdemos o primeiro jogo em Buenos Aires, por 2 x 1. E empatamos o segundo, no Mineirão, por 1 x 1. Ficamos com o vice-campeonato.

3. Hegemonia Azul –  O excelente texto de Manuel Panhame, embora não seja esta a sua intenção, deixa evidente a hegemonia do Cruzeiro no futebol sul americano. Estávamos em 1988 e Panhame nem suspeitava que ainda iria esperar 35 anos pra ver seu time campeão de uma Libertadores. Nesse período, por décadas a gente cantava no Mineirão:  “Não ganha nada, time sofredor…” Por esta e por outras, o Cruzeiro conquistou nas Américas o codinome de “La Bestia”. Melhor clube fora do eixo Rio-São Paulo, seguiu escrevendo suas páginas heroicas, imortais, até encontrar uma diretoria tipo Cavalo de Tróia. E sem poder reagir em razão da pandemia.

4. Arnaldo Tadeu Guimarães – admirado autor de “Curtindo a Velhice Adoidado” e “Como Ficar Rico em 10 Anos” é outro cruzeirense fisgado pela Onda Azul de Felício Brandi aos 13 anos de idade. Morava em Itaúna, no bairro Santanense, onde passava o trem de passageiros da EFOM – Estrada de Ferro Oeste de Minas:

“Dalai, A coluna, no bloco “A Roda Gira/2, me fêz voltar à infância! Lembro-me do dia que uma locomotiva passou, bem devagarinho, com os nossos ídolos. Nossos olhos brilharam, meus e de toda a molecada, ao receber este material escolar. Nosso Cruzeiro em nossas vidas desde a infância. ”

Meu caro Arnaldo, obrigado pelo testemunho, ainda mais valioso porque vindo de especialista respeitado pela sua visão futurista e projetos para a terceira idade, onde preconiza que estamos caminhando para assegurar às próximas gerações tempo de vida normal superior a 100 anos. Mais cruzeirenses por mais tempo!

5. JCSR cirúrgico:

“Independência (6ª. feira à noite) – jogo da Série B – quase 22.000 ‘simpatizantes’. 

Independência (domingo à tarde) – jogo da Série A – ‘Clássico das Multidões’ – 7.016 “fiéis torcedores de verdade. ”

In claris cessat interpretatio.

6. Lucas Oliveira – nosso melhor zagueiro – massageou nesta semana o ego cruzeirense. No início do ano seu caminho, de repente, bipartiu-se: um lado levava ao Vasco da Gama, o outro, ao Cruzeiro. Teve de optar e deu Cruzeiro. “Foi a melhor escolha que fiz em minha vida”, resume ele incendiando a emoção azul.

GARIMPO

“Subdesenvolvimento não se improvisa. É obra de séculos”.

(Nelson Rodrigues)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Antonio

Bom dia Sr. Dalai,
parece que a realidade vai tomando o lugar da vaidade e da soberba….
“E alguns jogadores comprovam qualidades pra conviver também na Série A, como Rafael Cabral, Lucas Oliveira, Bruno Rodrigues, Daniel Junior, Chay, dentre outros.! Se é assim porque não estão na SÉRIE A??? Porque foram dispensados pra jogar a SEGUNDONA??? Alguns estavam na segundona de outros países….

GARIMPO:
“De ilusão também se vive”
Ditado popular

Luiz Antônio Lopes Barcelos

E por que vocês não ganharam nada esse ano? Voltaram a ser o Clube PATÉTICO Mineiro.

Manuel Panhame

Manuel Panhame, historiador atemporal, pede licença ao confrade Zeantonio para responder ao azulino mafioso corrigindo-o exemplarmente, que essa advertência isolada sirva para os demais segundinos desatinados: o Galo ganhou dois títulos em 2022, o de TRICAMPEAO destas Minas, que lhe pertencem por usucaMpiao, e a SUPERCOPA em cima do lombo do mingau… O que nao conseguimos, companheiro lamacento, foi de novo o Triplete… Quem sabe no ano que vem, o da Arena?

TrinaB

Amigo quem não ganhou nada até aqui é o BBBruzeiro! pesquisa ai no google antes de valar BBBoBBBagem, tô falando ler essas coisas servem pelo menos para rir né BBBarcelos.

TrinaB

*falar

Marcelo

Comendo cocô boneca maricotinha?

PAULO CESAR FIALHO

porém tem uns jogadores das frangas que estão na Serie A e deveriam estar na B ou C,,,não acha??

Manuel Panhame

O historiador deste Quintal precisa corrigir nosso anfitrião num detalhe singular, importante e altamente significativo: atemporal, Manuel Panhame nunca foi jovem…

Vander Mamede Reis

Dalai, vc escreve com o talento que jogava o príncipe Dirceu Lopes.

Teobaldo

GARIMPO

Quando o muro separa, uma ponte une
Você corta um verso, eu escrevo outro
Você me prende vivo, eu escapo morto
O muro caiu, olha a ponte
Da liberdade guardiã

“Pesadelo” (Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós), trechos

Jamilton Lopes Soares

Domingo será o time mais a camisa número 12. Já estão encerradas a venda de ingressos. Mais de 60 mil torcedores estarão junto com o time celeste para mais um dia de festa. Depois desses 3 anos de sofrimento finalmente o alento chegou. Hoje o gigante acordou. Estamos caminhando para nossa volta à elite do futebol.

Vaidosa

A vaidade vai explodir novamente!

CidinhoBolaNossa

E a inveja?

TrinaB

iNVEJA SÓ SE FOR DO TRINABBB

Marcelo

Que festão heim maricotinha? Kkkkkkkkk

Augusto

Aleluia!
Depois de três longos anos na série B, o todo poderoso CSA-MG, antes chamado de Cruzeiro, vai frequentar a Elite.
Como a soberba é marca registrada dessa agremiação, já estamos vendo gente falando em Libertadores 2023, Copa do Brasil e outras bobagens mais.
Só não estamos vendo mais camisas com tríplice coroa e a faixa “Desde 1921 na Primeira Divisão”…onde será que enfiaram ??
Devagar com o andor que o santo é de barro, como já ficou provado em 2019.
E como a roda gira, não se sabe onde o incaível pode estar em 2024.
Vamos aguardar os próximos capítulos.
Mas continuamos dizendo : Viva 08/12/2019, inesquecível dia do debacle total.

Teobaldo

Calma lá, Augusto! Não se afobe, querido! Essa possível volta à elite só ocorrerá no ano que vem… ou não!

CidinhoBolaNossa

Tudo voltando ao normal: as Lurdinhas se dedicando agora apenas a torcer contra o Cabuloso. O melhor momento na história cacarejante aconteceu em Dez/2019, e que conquista meu amigo! “Vou festejar, vou festejar o teu sofrer …” kkkkkkk

A empáfia emplumada é bem conhecida, sempre nocauteada de forma inquestionável pelos fatos, seja nas derrotas humilhantes ou nos milhões em dívidas que não deveriam existir.

Estamos celebrando a cada vitória do Cabuloso, rajando os bicos com a cara de bolacha de vcs Cocotas. Sorriso amarelo lhes cai muito bem. ahahaha

Vaidosa

E a vaidade continua só aumentando pelo visto, é muita né Bolada nas Costas!

Rodrigo Jota

Bom dia Sr. Dalai ! Que sina desse povo. Batizaram o Cruzeiro SAF como CSA-MG, e agora, com a quebradeira pós almoço ‘grátis’ anunciada por lá, cogitam seriamente se transformar em ASA-MG. É sério? Até no apelido já nascemos maiores… Assim minha “vaidade” não acaba nunca, tento ser mais humilde, mas eles não deixam! CSA > ASA, pode pesquisar aí….

Vaidosa

Sua vaidade não acaba mesmo pq você é Maria, minha vaidade tmb não acaba pq está no meu nome.

Jamilton

Calma dona Vaidosa. Muita calma nessa hora. A roda gira e o mundo dá voltas. Hoje a realidade do Atlético é muito preocupante e não tem mais volta. No primeiro momento eu não queria que o Cruzeiro se tornasse uma SAF, mas a realidade do clube não permitia escolha, demos sorte de um grande nome do esporte, uma marca inquestionável como o Ronaldo Nazário ter comprado 90% das ações do Clube. Hoje, na experiência da gestão profissional do futebol, o time do Cruzeiro saiu na frente, está sendo uma vitrine muito positiva para os outros clubes brasileiros, inclusive para o seu galão da Márcia. Então, vamos começar a ter mais humildade e respeito, pois a Atlético não tem boas perspectivas para o futuro. Tem um plantel caro e terá que desfazer de alguns jogadores e não tem dinheiro para contratar, essa é a realidade.

JCSR

Se essas informações que serão 300 milhões de reais só de juros e que o estádio não renderá nada até 2030, o “galão da massa” vai virar “massa falida”.

Toinho

É meu caro “J”, a diferença é que o Galo nunca perdeu (ou empatou/jogou) para o ASA. Já o CSA/MG não consegue ganhar do “original” nem que a vaca tussa! Triste sina…é a maldição “fala Zezé”…

JCSR

Caro Rodrigo, eu disse isso alguns meses atrás : Atlético Sociedade Anônima. E veja como são as coincidências : ASA combina bem com galináceos.

Janete de Azevedo

A SAFADEZA NÃO SEMEIA SOMENTE CALOTES

Também semeia laranjais e ervas daninhas….
Claro que existem outras opções mas não existem lideranças capazes de empreender qualquer tipo de retomada desenvolvimentista em qualquer Clube. É mais fácil entregar o Clube para o primeiro aventureiro que passar à sua porta!!!
Essa competição boba do Clube que deve mais, do outro que deve menos, do que tem dinheiro pra pagar o que deve e o outro que não tem… Gente, por favor, a tragédia dos Clubes é do conhecimento de todos: a corrupção foi o que estimulou a má gestão com o apoio da maioria dos torcedores! !!

Teobaldo

Janeth, querida, esse seu (nosso) pragmatismo não encontra eco nas mentes alienadas que dominam os blogs que tratam do velho ludopédio… e não dá audiência também. O velho papo raso de “o meu é maior que o seu”; “o meu é melhor que o seu” vai prevalecer sempre. Abraços, querida!

TrinaB

Como não vir aqui para dar os parabéns ao BBBruzeiro, mais um número grandioso, mil dias na série B, eu disse 1000 dias na série B, parabéns trinaB! É de coração!

TrinaB

Sem a galera do Galo aqui esse bbblog vai fechar rapidinho! Kkkkkkk

Marcelo

As maricotinhas encheram o salão de festas do Galão pra ver gol catarinense? Kkkkkkkkkk
E comemorar empate com Criciúma ? É PRACABÁ!!!!